Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quinta-feira, Agosto 5, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Entroncamento | Concelho recebeu as equipas CLDS 3G do Médio Tejo

O IV Encontro de CLDS 3G do Médio Tejo realizou-se esta sexta-feira, dia 21, na Escola das Tílias, sede do CLDS 3G do Entroncamento. Uma manhã em que as representantes dos concelhos de Alcanena, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Torres Novas e Vila de Rei se juntaram à equipa anfitriã para partilhar os casos de sucesso e as dificuldades que marcam o trabalho desenvolvido junto das respetivas comunidades.

- Publicidade -

Joana Ribeiro, coordenadora da equipa do Entroncamento, destacou ao mediotejo.net que este tipo de iniciativas permite “partilhar todos os nossos objetivos, as nossas missões, o que têm sido as nossas atividades de sucesso, que tipo de impacto temos gerado nos concelhos onde estamos inseridos”, acrescentando que se trata, igualmente, de uma oportunidade para dar a conhecer os projetos e esclarecer dúvidas junto dos parceiros locais.

IV Encontro de CLDS 3G do Médio Tejo realizou-se na Escola das Tílias. Fotos: mediotejo.net

- Publicidade -

A coordenadora recebeu oito das nove equipas do CLDS 3G que atuam na região (Abrantes não esteve presente) juntamente com Carlos Marques, presidente da entidade coordenadora do CLDS 3G do Entroncamento, Ilda Joaquim, vice-presidente da Câmara Municipal do Entroncamento, e Rogério Roque Amaro, académico e representante do instituto “Territórios Criativos”, que atua ao nível da investigação e desenvolvimento e integra a equipa que está a desenvolver o Plano Intermunicipal de Desenvolvimento Social Integrado (PIDSI) do Médio Tejo.

Além da apresentação dos casos de sucesso, durante a manhã as técnicas partilharam os anseios e obstáculos com que se deparam, tendo sido apontada como principal dificuldade as constantes alterações e atrasos do programa operacional POISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego. Além destas limitações do quadro de apoio à inclusão social e ao desemprego criado no âmbito do Portugal 2020, também foram referidas as dúvidas associadas à não elegibilidade de algumas rubricas, que as interlocutoras da Segurança Social esclareceram.

As representantes das equipas CLDS 3G de Entroncamento, Alcanena, Mação e Sardoal. Fotos: mediotejo.net

Preocupações referidas ao mediotejo.net e mais tarde reiteradas durante o encontro por Carlos Marques. O presidente da Associação dos Lares Ferroviários partilhou a sua satisfação face aos resultados que apontam para cerca de 1200 pessoas envolvidas nos projetos realizados pela equipa do Entroncamento. Uma “uma mais-valia” não só para a comunidade, mas também “para o país” na medida em o “bom trabalho” das equipas contribuirá para a resolução das questões associadas a etnias étnicas e a outras problemáticas sociais.

No concelho anfitrião, o foco é a comunidade cigana. Uma questão a que o município não é indiferente e para Ilda Joaquim, vice-presidente da Câmara Municipal do Entroncamento, a intervenção da equipa local ao longo do último ano e três meses vai ao encontro das “expetativas e desejos do município no âmbito da ação social, da coesão, da integração e, também, do desenvolvimento pessoal”. A autarca acrescentou que o sucesso dos projetos “depende sempre das equipas envolvidas” e, no caso do Entroncamento destacou a sua juventude, humildade e garra.

As representantes das equipas CLDS 3G de Vila de Rei, Torres Novas, Sertã e Ourém. Fotos: mediotejo.net

Antes do almoço, as técnicas do Médio Tejo participaram numa sessão de coaching profissional em que Núria Mendoza partilhou dicas de inspiração e motivação.

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome