Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Segunda-feira, Agosto 2, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Entroncamento: CLDS – 3G inaugura sede na antiga escola n.º 3

A antiga escola n.º 3 do Entroncamento tornou-se a sede oficial do CLDS – 3G (Contrato Local de Desenvolvimento Social de 3ª Geração) na passada terça-feira, dia 8. O momento da inauguração juntou convidados de todas as áreas da comunidade da Cidade Ferroviária e foi abrilhantado com atuações das associações locais envolvidas no projeto Entroncamento – Território Inclusivo.

- Publicidade -

As instalações da antiga escola n.º 3 serão o local onde o CLDS – 3G do Entroncamento (Contrato Local de Desenvolvimento Social de 3ª Geração) desenvolverá as atividades previstas no projeto Entroncamento – Território Inclusivo, coordenado pela Associação dos Lares dos Ferroviários.

DSCF2704
A sala de atividades para os mais novos encontra-se no primeiro piso do edifício

- Publicidade -

O edifício encontrava-se abandonado e foi revitalizado para acolher a sede durante os próximos 36 meses, apesar de não estar totalmente colocada de parte a sua demolição. Esta foi uma das condições assumidas pelo executivo anterior aquando da cedência do espaço e o atual executivo tem tentado resolver a situação com os responsáveis.

DSCF2727
Os utentes do lar da Santa Casa da Misericórdia foram os primeiros a atuar

A candidatura que permitiu a criação do CLDS – 3G foi aprovada no passado mês de dezembro de 2015, no âmbito do Programa Operacional da Inclusão Social e Emprego (PO ISE) do Portugal2020, e deu-se início à seleção dos elementos que constituem a equipa técnica. Bruno Campaniço, gestor, Liliana Lopes, psicóloga educacional, e Tânia Ferreira, educadora social, destacaram-se entre os mais de 750 candidatos que responderam à oferta de emprego e juntaram-se a Joana Ribeiro, coordenadora técnica do CLDS, e Carla Fonseca, da Associação dos Lares dos Ferroviários, que acompanharam a candidatura desde os primeiros momentos.

DSCF2761
A equipa do CLDS-3G junto de Carlos Marques, Jorge Faria e Tiago Leite

Entre as 51 iniciativas previstas, no valor de 450.000 euros, encontram-se a Casa da Juventude, o GEFE – Gabinete de Emprego, Formação e Empreendedorismo, e a Casa de Função, onde serão desenvolvidas competências básicas. O protocolo de cedência de uma habitação no Bairro Frederico Ulrich para a instalação da última foi assinado durante a inauguração por Jorge Faria, presidente da autarquia, e Carlos Marques, presidente da Associação dos Lares dos Ferroviários.

DSCF2783
Assinatura do protocolo de cedência das instalações para a Casa de Função

Tiago Leite, presidente distrital da Segurança Social de Santarém, também esteve presente e definiu como prioridade do projeto a capacitação das pessoas “em todas as áreas da sociedade”, às quais devem ser dados “conhecimentos e ferramentas” que promovam a sua inclusão social. Nesta intervenção foi também sublinhada a necessidade de garantir a continuidade das infraestruturas criadas depois de 2018.

DSCF2874
A Tuna da Universidade Sénior do Entroncamento esteve presente

O trabalho da equipa apresentada no passado dia 16 de fevereiro será desenvolvido em torno de três eixos definidos pelo PO ISE e direciona-se para a população do concelho, nomeadamente jovens desempregados e/ou à procura do primeiro emprego, empreendedores, pais e famílias, crianças e jovens, idosos em situação de isolamento, pessoas portadoras de deficiência ou incapacidade, empresários/instituições e entidades empregadoras e a comunidade em geral.

DSCF2748
Atuação do CERE

Em declarações ao mediotejo.net, Joana Ribeiro salienta que o projeto Entroncamento – Território Inclusivo “é para todos”, apesar de ter “alguns enfoques” na comunidade. Quando questionada se a cidade precisava desta iniciativa, a coordenadora técnica do CLDS respondeu afirmativamente, salientando que “não foi o Entroncamento que decidiu concorrer, foi a segurança social que sinalizou cidades e depois foi a cidade que decidiu ou não aceitar o desafio”.

DSCF2838
Jorge Faria, Tânia Ferreira, Bruno Campaniço, Liliana Lopes e Joana Ribeiro

Os três eixos de intervenção do PO ISE (Eixo 1: Emprego, Formação e Qualificação, Eixo 2: Intervenção Familiar e Parental Infantil e Eixo 3: Capacitação da Comunidade e das Instituições) são igualmente importantes. No entanto, Joana Ribeiro destaca os dois primeiros como aqueles em que o trabalho a desenvolver no concelho “é muito urgente”.

DSCF2827
As atuações e o convívio decorreram no pátio da antiga escola n.º 3

Os interessados poderão deslocar-se à antiga escola n.º 3 durante a semana nos horários estabelecidos para o atendimento ao público (09h00-14h00, 14h00-17h00 e 17h00-19h00). O primeiro horário funciona às 3ª, 4ª e 6ª feiras, o segundo em todos os úteis e o terceiro apenas à 5ª feira. Nove oportunidades em cinco dias que Joana Ribeiro justifica “nós estamos aqui de porta aberta para todos, num horário que foi feito para que todos consigam vir seja qual for o problema”.

DSCF2864
Bruno Carvalho e Flávio Paiva pintaram um graffiti alusivo à Igualdade de Género

A informação sobre as restantes atividades realizadas no âmbito deste projeto de inclusão social está disponível nas instalações e na página do facebook do CLDS-3G. Muitas serão desenvolvidas pelas entidades executoras (CERE, ENCOPROF e Santa Casa da Misericórdia do Entroncamento) que abrilhantaram a inauguração com diversas atuações. A tarde terminou com um “Momento Hip-Hop”, a cargo do Dj Skazybeats e dos Entronka G, e incluiu a criação de um graffiti alusivo à Igualdade de Género.

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome