Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Sexta-feira, Outubro 22, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Entroncamento | Cemitério Municipal vai ter primeiro crematório da região

O Cemitério Municipal do Entroncamento vai receber o primeiro crematório da região com um investimento privado na ordem dos 700.000,00€. O contrato de concessão de conceção, construção e exploração foi aprovado na reunião camarária desta segunda-feira, dia 16, e prevê-se que o projeto apresentado pela empresa Pleasantdedication, Lda. entre em funcionamento no segundo trimestre de 2019.

- Publicidade -

O ponto reuniu a totalidade dos votos a favor do executivo municipal, atribuindo a Concessão do uso privativo do domínio público para Conceção, Construção e Exploração de Crematório no Cemitério do Entroncamento à empresa Pleasantdedication, Lda., sediada no concelho de Torres Novas. A empresa tinha concorrido ao concurso público, mas um erro processual levou a que o procedimento ficasse sem efeito.

Jorge Faria, presidente da autarquia, esclareceu durante a reunião que o procedimento agora adotado foi o ajuste direto à mesma entidade pelo facto desta ter sido a única a concorrer no segundo concurso – no primeiro não surgiram concorrentes – e de ter apresentado uma “proposta válida”. Este esclarecimento levou o vereador do Bloco de Esquerda, Henrique Leal, a alterar o seu sentido de voto, que na primeira votação tinha sido contra.

- Publicidade -

Jorge Faria apresentou imagens do projeto durante a reunião camarária. Foto: mediotejo.net

A construção do primeiro crematório da região envolve um investimento privado na ordem dos 700.000,00€ e implica a criação de cinco postos de trabalho. Projeto que o presidente considera tratar-se de “um inegável progresso para o concelho e para a região, evitando, em momentos particularmente difíceis e de profunda dor, que os cidadãos se tenham de deslocar a Lisboa”.

A concessão adjudicada à Pleasantdedication, Lda. tem uma duração de 30 anos e implica, por parte da empresa, o pagamento ao município de uma percentagem das receitas geradas. Os serviços serão prestados num equipamento com 300m2 de área construída, partilhando a área total de 1.132m2 com as zonas ajardinadas do Jardim da Memória, Cendrário e Columbário.

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome