Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Setembro 19, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Entroncamento | CDS critica estado “decadente” de contentores do lixo na cidade (c/áudio)

O deputado eleito do CDS-PP na Assembleia Municipal do Entroncamento, Pedro Gonçalves, expôs na última sessão o problema dos contentores de resíduos sólidos urbanos pela cidade, alertando para as consequências que o estado dos mesmos traz para a saúde pública. Em resposta, o presidente da autarquia entroncamentense, Jorge Faria (PS), deu conta de que já foram substituídos cerca de duas dezenas e que a RSTJ tem em curso um procedimento para adquirir 100 novos contentores.

- Publicidade -

Esta não é a primeira vez que o CDS-PP expõe o estado de degradação dos contentores de resíduos sólidos urbanos. Já em maio, o presidente da concelhia e deputado na Assembleia Municipal do Entroncamento havia enviado um ofício ao presidente do Município no qual era afirmado que a empresa RSTJ – Gestão e Tratamento de Resíduos, E.I.M., S.A. não estava a cumprir o contrato efetuado com a autarquia.

No documento, eram, inclusive, expostas comprovativas dos factos referidos.

- Publicidade -

O deputado do CDS-PP alerta para estado de degradação de contentores de resíduos sólidos urbanos pela cidade. Foto: CDS-PP Entroncamento

Desta vez, Pedro Gonçalves trouxe novamente o assunto à sessão da Assembleia Municipal de 29 de junho, reiterando o estado “decadente” em que se encontram os contentores de resíduos sólidos urbanos.

“É decadente. À entrada do Entroncamento, por todos os sítios. (…) É inadmissível que se continue a ver os contentores no estado em que estão. Cada vez há mais contentores partidos, pondo em causa mesmo a saúde pública”, afirmou.

ÁUDIO | Pedro Gonçalves (CDS-PP) expõe estado dos contentores do lixo na cidade

Referindo que o cuidado com os contentores é “uma condição que está no contrato da RSTJ cumprir”, o deputado do CDS elencou algumas das cláusulas do contrato firmado com o Município, apelando ao presidente da Câmara Municipal que “a bem da nossa cidade, faça cumprir o contrato que existe com a RSTJ”.

ÁUDIO | O deputado municipal do CDS apela à autarquia para que faça a RSTJ cumprir o contrato

Em resposta, o presidente do Município, Jorge Faria, admitiu que têm sido feitos “levantamentos rigorosos dos contentores que estão com deficiências, desde contentores a substituir, rodas danificadas, tampas danificadas…”. Segundo o autarca socialista, já foram substituídos 20 dos 114 contentores identificados como necessários, tenho ainda outros sido recondicionados.

ÁUDIO | Presidente da CM Entroncamento refere que RSTJ está a desenvolver diligências para aquisição de novos contentores

O edil deu ainda conta de que a autarquia enviou um email para a RSTJ a 7 de junho a expor a situação, tendo recebido resposta a 23 de junho, onde é referido pela empresa que “o setor de compras e contratos já se encontra a desenvolver as diligências necessárias para que seja elaborado um procedimento de contratação com vista à aquisição de 100 contentores de 800 litros”.

Ainda nesta sessão de Assembleia Municipal, o deputado do CDS-PP deixou em cima da mesa a questão dos pombos pela cidade, uma “enormidade que temos tido e que não faz parte da nossa cultura ter tantos”.

Pedro Gonçalves pediu uma ação urgente, referindo que “está mais do que comprovado que os pombos são os ratos do céu e transmitem mais doenças do que um rato”.

Abrantina mas orgulhosa da sua costela maçaense, rumou a Lisboa com o objetivo de se formar em Jornalismo. Foi aí que descobriu a rádio e a magia de contar histórias ao ouvido. Acredita que com mais compreensão, abraços e chocolate o mundo seria um lugar mais feliz.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome