Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Sábado, Junho 19, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Entroncamento | Câmara aprova alteração ao Orçamento e reforça apoios ao comércio (c/ÁUDIO)

O executivo camarário do Entroncamento aprovou por unanimidade a primeira alteração orçamental do ano, com um reforço de verba de quase 234 mil euros. O presidente do Município, Jorge Faria (PS), justifica esta alteração com aumentos para rubricas como o apoio ao comércio, o projeto da nova biblioteca e as obras da pista de atletismo.

- Publicidade -

Trata-se da primeira alteração ao orçamento municipal, precisamente um mês depois da sua aprovação em sede de Assembleia Municipal. O presidente da Câmara Municipal, Jorge Faria, justificou esta alteração aos vereadores, garantindo que a autarquia vai “continuar a ter grande parcimónia a este nível e vamos fazer uma gestão rigorosa como até aqui”.

Uma das questões que levou a este ajuste nos documentos – onde é assumido um reforço de verba na ordem dos 234 mil euros – tem que ver com o apoio ao comércio. Em reunião de Câmara, o autarca Jorge Faria explicou que é intenção da autarquia “repor a campanha de natal” em termos de apoios à economia local.

- Publicidade -

“A nossa intenção é repor a campanha nos moldes que fizemos no natal para apoio ao comércio e daí este reforço de verbas para essa finalidade”, assumiu, dando conta de que o valor de reforço alocado a esta rubrica tem o montante de 75 mil euros.

Jorge Faria admitiu que este apoio ao comércio vai ser reforçado após “o sucesso que entendemos que foi a campanha de natal” e perante “a necessidade que se mantém, infelizmente, de apoiar o comércio”.

Também a verba destinada para as obras da Pista de Atletismo é reforçada. O autarca explanou que neste momento já há orçamento específico para “a parte que era desconhecida, da inexistência de caixa”. Recorde-se que aquando da apresentação do Orçamento Municipal para 2021, em sessão camarária, o edil deu conta de que a obra da Pista de Atletismo havia sido interrompida por se ter deparado com “uma situação de inexistência de caixa, o pavimento estava colocado em cima do barro e por isso os problemas de drenagem”. A empreitada da Pista de Atletismo representa tem conclusão prevista para este ano de 2021.

Reunião de Câmara Municipal do Entroncamento, por videoconferência, 18 de janeiro de 2021. Imagem: DR

Com mais 25 mil euros disponíveis face aos 50 mil inicialmente inscritos no orçamento para 2021 está a construção da nova biblioteca. Jorge Faria elucida que já havia consciência da necessidade de reforço nesta rubrica, mas que só agora estão reunidas as condições para orçamentar esse reforço. Um projeto que “é claramente para avançar”, admitiu o autarca em novembro de 2020, salientando que é necessário encontrar financiamento para a execução da obra.

Outra das rubricas reforçadas diz respeito à rede de abastecimento da EN3. Jorge Faria refere que “para completar a intervenção que se está a fazer, nós tínhamos pensado poder fazer isso com meios próprios mas não foi possível, por isso é que temos esta rubrica para fazer esse reforço (…) Chegámos à conclusão que não será fácil, iria demorar muito tempo, e aproveitando ainda o facto da Ferreira de Mesquita não estar totalmente aberta ao trânsito, fazer esse trabalho”.

“No fundo, é substituir as condutas de abastecimento que vão da rotunda do Chaimite até praticamente à curva em frente da entrada do quartel”, clarificou.

Além destes casos, existe ainda um reforço para um software de contraordenações de trânsito.

PSD e BE votam favoravelmente 1.ª alteração orçamental de 2021

Com os votos favoráveis dos vereadores do PSD e do BE, a proposta de alteração n.º1 ao orçamento e Grandes Opções do Plano mereceu considerações por parte do vereador social-democrata José Baptista, que sublinhou a “alteração orçamental de 233 mil euros, quase 234”.

“Nós acabámos de aprovar um orçamento há pouco mais de um mês e começamos o ano a fazer alterações orçamentais, já estamos a alterar a janela do orçamento”, disse o vereador, admitindo “não compreender como é que de novembro para agora precisamos de reforçar o orçamento em quase 250 mil euros”. Não obstante, José Baptista (PSD) referiu que “esta situação de reforço para algumas verbas é relevante”.

Do lado do BE, a vereadora Sara Florindo considerou ser “estranho que neste momento venham a ser comunicados reforços de projetos já previstos” com o orçamento “aprovado há tão pouco tempo”, dando como exemplo o projeto da biblioteca “que já estaria considerado anteriormente”.

Abrantina mas orgulhosa da sua costela maçaense, rumou a Lisboa com o objetivo de se formar em Jornalismo. Foi aí que descobriu a rádio e a magia de contar histórias ao ouvido. Acredita que com mais compreensão, abraços e chocolate o mundo seria um lugar mais feliz.

- Publicidade -
- Publicidade -

COMENTÁRIOS

Please enter your comment!
O seu nome