Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Terça-feira, Novembro 30, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Entroncamento | Bonito by Trincanela, Trincanela by Luís Pires, um ano depois

A abertura do novo espaço Bonito by Trincanela a 24 de novembro de 2016, faz hoje um ano, e no dia em que o Entroncamento comemorou o 71º aniversário da elevação a concelho, motivou então a nossa entrevista a Luís Pires, responsável pela Trincanela. Conversámos com o empresário abrantino menos de 24 horas antes de abrir as portas ao público para conhecer o seu percurso de vida e a empresa que agora gere o bar/restaurante/sala de eventos com vista privilegiada para o Parque Verde do Bonito. Um ano depois, o jornal mediotejo.net congratula o Bonito by Trincanela por um ano de serviço de excelência e de mais valia na oferta hoteleira no Médio Tejo.

- Publicidade -

Luís Pires nasceu em 1965, numa altura em que o Tramagal (Abrantes) viria a viver, pouco depois, os tempos conturbados da Metalúrgica Duarte Ferreira, onde o pai trabalhava. A família partiu para Coruche, vindo a regressar mais tarde ao concelho de Abrantes, fixando-se em Alferrarede. A vontade de “querer aprender o mais possível” levou-o a começar a trabalhar na adolescência, enquanto estudava. Geriu bombas de gasolina, viveu o dia-a-dia de um armazém de mercearias e passou pela Academia Militar.

Tinha 21 anos quando surgiu um novo projeto da Nestlé ligado ao canal Horeca e decidiu vender o Fiat 600 por cerca de “150 contos” para formar uma sociedade com o irmão e o primo. Nascia a Grão Café, da qual é gerente há três décadas e que partilha com a Trincanela – Sociedade de Produtos Alimentares, Lda há mais de vinte anos.

- Publicidade -

Este é o longínquo ponto de partida do novo Bonito by Trincanela, o motivo da conversa que tivemos com Luís Pires sobre o percurso que levou à abertura do décimo terceiro espaço da empresa Trincanela numa quinta-feira do dia 24 de novembro de 2016, uma data simbólica em que se assinalaram os 71 anos da elevação do Entroncamento a concelho. Faz hoje um ano.

O surgimento da Trincanela está relacionado com o das grandes superfícies comerciais, ocorrido poucos anos antes, tendo o empresário e os futuros sócios, Albina Branco e Adelino Pires, percebido que o Médio Tejo seria abrangido mais tarde ou mais cedo. A expansão tinha tanto de problema como de oportunidade e da decisão de se juntar à concorrência em vez de tentar vencê-la resultou a abertura dos dois primeiros espaços nas cafetarias do “Modelo” de Torres Novas e de Tomar, em 1994.

O novo espaço Trincanela tem como envolvente o Parque Verde do Bonito. Fotos: mediotejo.net
O novo espaço Trincanela tem como envolvente o Parque Verde do Bonito. Fotos: mediotejo.net

O negócio expandiu-se para os hospitais dos dois concelhos, mantendo-se atualmente no de Tomar, e onze anos depois, em 2005, ano da abertura do TorreShopping em Torres Novas, para os centros comerciais. Este é, igualmente, o ano em que, segundo Luís Pires, a Trincanela inaugura no Parque Urbano de Abrantes (São Lourenço) o “grande projeto” da empresa. A área de abrangência e o conceito empresarial foram alargados, passando o segundo a integrar os eixos de cafetaria, restauração e eventos.

Nova ronda de onze anos e surge agora o Bonito by Trincanela, depois da empresa ter reforçado a sua presença na região com a abertura de novos espaços em Torres Novas (Retail City Park e Intermarché), Abrantes (CB 53 e ESTA – Escola Superior de Tecnologia de Abrantes) e ultrapassado as fronteiras do Médio Tejo com a aposta no Fórum Castelo Branco.

O edifício junto do Parque Verde do Bonito é o décimo terceiro projeto, número simbólico, e foi conhecido ainda em papel, na altura do antigo executivo municipal do Entroncamento, e a parte exterior na inauguração do ginásio vizinho, em 2013. Os anos passaram, o espaço encerrou e o público deixou de usufruir da vista privilegiada para a albufeira durante quase dois anos.

No primeiro semestre de 2016 foi lançado o concurso de exploração que a empresa Ibero Life, única concorrente, viria a ganhar. No início do segundo semestre a Trincanela começa a recuperar dos “anos difíceis” do IVA da restauração a 23% e motivos de força maior levam o proprietário da Ibero Life a propor à Câmara Municipal do Entroncamento a cessão (transferência) da adjudicação.

O serviço de buffet vai funcionar sete dias por semana. Fotos: mediotejo.net
O serviço de buffet vai funcionar sete dias por semana. Fotos: mediotejo.net

O “cocktail positivo”, como lhe chama, ficou completo quando conheceu o interior do edifício. “Percebi que tinha tudo a ver com aquilo que já fiz e sei fazer”. As caraterísticas do edifício geraram um misto de “susto” e “entusiasmo” por permitirem replicar os três eixos (cafetaria, restauração e eventos) existentes em São Lourenço conjugados com as vantagens estratégicas identificadas no Entroncamento.

A proximidade da A1 e A23, de zonas habitacionais, do complexo desportivo e do Parque Verde do Bonito revelaram-se muito apelativos e Luís Pires acrescentou-lhes a capacidade “camaleónica” de “perceber aquilo que o público quer e o negócio precisa” e que inclui pontos diferenciadores do negócio Trincanela, como o sistema de corporate TV, através do qual os clientes são sensibilizados para temas como o desperdício alimentar, ou o sistema de fidelização, estreado no espaço inaugurado esta quinta-feira.

A aprovação municipal da cessão da adjudicação em setembro abriu as portas do espaço à Trincanela e o Bonito by Trincanela ao público com um serviço de buffet livre ao almoço durante os sete dias da semana e nos jantares de quinta-feira, sexta-feira e sábado. A ementa inclui entradas, duas sopas, saladas, cinco pratos (regional, aves, carnes, peixe e vegetariano) e sobremesas.

Quem preferir uma refeição ligeira, como as tostas mistas com ingredientes inovadores ou uma bebida, em que se destaca a carta de vinhos regionais, tem uma equipa com cerca de 15 pessoas a assegurar o funcionamento entre as 9h00 e as 23h00 (a segunda-feira é exceção, com encerramento às 16h00). A mesma garante o serviço na sala projetada para eventos no piso inferior do edifício.

O espaço está preparado para receber diferentes tipos de público. Fotos: mediotejo.net
O espaço está preparado para receber diferentes tipos de público. Fotos: mediotejo.net

Os novos colaboradores são, na sua maioria, do concelho do Entroncamento e vêm reforçar os 56 postos de trabalho criados desde o surgimento da Trincanela no mercado. Muitos encontravam-se em situação de desemprego e ao contrato juntaram a formação assegurada pela empresa. Luís Pires destaca a motivação da nova equipa, sem deixar de comentar que apenas “quando o barco começar a navegar e for para mar alto é que vamos ver se os marinheiros estão à altura”.

Em terra de comboios não são os barcos que surgem retratados nas fotografias que personalizam o espaço, mas a estação ferroviária do Entroncamento. No futuro serão colocadas imagens do parque desportivo e de uma locomotiva que motiva Luís Pires a afirmar: “Esperemos que este espaço seja a locomotiva da Trincanela para os próximos anos.”

Hoje, no seu 1º aniversário, parabenizamos o Bonito by Trincanela na pessoa do seu mentor, Luís Pires, o homem do ‘Trincanela’.

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome