Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quarta-feira, Outubro 20, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Entroncamento | Bairro e Escola Camões nas mãos da autarquia durante 50 anos

O Bairro e a Escola Camões, símbolos do legado ferroviário na cidade do Entroncamento, vão estar nas mãos da autarquia durante os próximos 50 anos. O anúncio foi feito pelo presidente, Jorge Faria (PS), em recente reunião do executivo, confirmando que o contrato de concessão e recuperação, a firmar com a IP, está a ser ultimado. Até à data, estão assegurados os arruamentos do bairro e o edifício da escola e, em breve, deverá ficar concluído o processo referente às habitações.

- Publicidade -

Em abril deste ano noticiámos que a recuperação do Bairro e Escola Camões, projetados pelos arquitetos Luís da Cunha e Cottinelli Telmo em 1926, estava em vias de se concretizar. Jorge Faria, presidente da Câmara Municipal do Entroncamento, referia na altura a existência de um acordo base com a IP – Infraestruturas de Portugal, entidade proprietária, que incluía a cedência da escola e que estava a ser desenvolvido um modelo para a revitalização das cerca de 30 habitações do bairro.

Meio ano depois, o assunto teve desenvolvimentos e Jorge Faria referiu na reunião do executivo camarário de segunda-feira, dia 15, que o município e a IP chegaram a acordo pelo que os respetivos processos serão apresentados numa das próximas reuniões. Anúncio confirmado ao mediotejo.net mais tarde, acrescentando que “já existe um acordo substancial da ação final”.

- Publicidade -

O processo inclui a recuperação da Escola Camões, atualmente abandonada. Foto: mediotejo.net

Uma vez resolvidas algumas questões, como a dos “seguros no caso da escola Camões”, fica finalizado o contrato de concessão e recuperação que envolve os arruamentos do Bairro e a Escola Camões, com duração de 50 anos e renovação de mais 10 divididos por dois períodos de cinco.

O autarca avançou que “até ao final desta semana” ficará “fechado o acordo final para aquisição das casas do Bairro Camões”, nas quais também se prevê a reabilitação.

Sem dar certeza se algumas decisões terão de ser tomadas na Assembleia Municipal de novembro, o autarca referiu que “tudo se conjuga para que, num espaço de tempo curto, possamos ter os instrumentos que permitirão assumir a responsabilidade de reabilitar aquele edificado”.

Segundo o autarca, já existe um “modelo concreto” para as casas do Bairro Camões e para os arruamentos “iremos desenvolver um projeto de reabilitação”.

No caso da Escola Camões, a câmara municipal procura entidades públicas ou privadas que queiram investir. A finalidade para o edifício abandonado que albergou a Escola de Aprendizes da CP, entre 1959 e 1970, e o CERE – Centro de Ensino e Recuperação do Entroncamento, entre 1980 a 1997, ainda não está definida.

Jorge Faria defende que a prioridade “é assumir a responsabilidade do edifício e depois procurar parcerias para o reabilitar”.

Em abril, o presidente da autarquia não descartava a hipótese de ser realizar uma consulta pública para definir essa finalidade e, na altura, uma que estava a ser equacionada era um Centro de Inovação e Tecnologia.

Na reunião de executivo onde o tema foi discutido, Jorge Faria reiterou que o município está aberto a sugestões e acrescentou as hipóteses do edifício ser transformado num espaço ligado à cultura ou numa unidade hoteleira “de charme”, uma vez que a exploração comercial está prevista no contrato.

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome