Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Sexta-feira, Outubro 22, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Entroncamento | Associações e autarcas foram a Friedberg oficializar geminação

Uma centena de representantes do concelho esteve em Friedberg (Hessen) de 13 a 16 de setembro durante a visita em que a geminação entre aquele município alemão e o Entroncamento se tornou oficial. A assinatura do acordo, no dia 15, realizou-se três anos depois de estabelecida a Rede de Cooperação entre ambos e partilhou o programa com momentos desportivos e culturais, visitas, abertura do Mercado de Outono e a inauguração de uma rua com o nome da cidade ferroviária.

- Publicidade -

Uma comitiva composta por uma centena de representantes da autarquia e entidades do concelho ligadas a diversas áreas rumaram a Friedberg (Hessen), na Alemanha, para a visita em que a geminação entre aquela cidade e o Entroncamento se tornou oficial. A Rede de Cooperação estabelecida entre o Entroncamento e Friedberg em 2015 deu agora lugar ao Acordo de Geminação que estreita os laços das duas cidades, aprovado por unanimidade pela câmara e assembleia municipais em maio e junho deste ano, respetivamente.

No momento da partida juntaram-se no aeroporto as bagagens dos elementos da autarquia, 29 do Núcleo de Andebol do Entroncamento, 18 da secção de Ténis do CLAC, 26 da Associação Concórdia Música, 21 do Orfeão do Entroncamento, dois da AHBVE – Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Entroncamento e um em representação dupla do Comité de Geminação do Entroncamento e da Associação dos Amigos do Museu Nacional Ferroviário.

- Publicidade -

Os presidentes dos municípios do Entroncamento e Friedberg, Jorge Faria e Dirk Antkowiak, com o Acordo de Geminação. Foto: DR

Cem pessoas suportaram os custos da viagem e usufruíram do apoio dos dois municípios ao nível do transporte. A logística do outro lado da fronteira foi financiada por Friedberg – capital do distrito de Wetteraukreis -, nomeadamente a associada à alimentação e à estadia, no último caso também assegurada por famílias de acolhimento. Uma prática que já se tornou comum, por exemplo, nos intercâmbios escolares realizados nos últimos anos.

Este ano, a iniciativa já levou alunos do Entroncamento até Friedberg em abril e traz estudantes alemães à cidade no próximo mês de outubro. A cooperação nesta área também já proporcionou a realização do estágio, ligado à Educação, de uma aluna do Entroncamento na cidade alemã e de dois alunos de Friedberg nos serviços municipais da Câmara Municipal do Entroncamento, ligados à Informática e aos Jardins.

Jorge Faria, presidente da autarquia, integrou a comitiva e considera que a assinatura do Acordo de Geminação representa “um passo formal importante para consolidar as relações bilaterais de cooperação e de amizade que temos vindo a estabelecer”. Esta oficialização, acrescentou nas suas declarações ao mediotejo.net, surge depois de “um período de aprofundamento das relações” pontuado por diversas atividades e o aumento do número de famílias do Entroncamento que abrem as portas de casa para receber os visitantes.

Inauguração da rua “Entroncamento Weg”. Foto: DR

Entre elas encontram-se a presença do município de Friedberg nas últimas duas edições das festas do concelho, assim como iniciativas de âmbito económico nos dois países que envolveram visitas a empresas e um meeting que juntou empresários. A cooperação estendeu-se à eficiência energética, com a apresentação de uma candidatura conjunta ao Governo Alemão, que Jorge Faria diz estar “em desenvolvimento”, e a consequente realização de um seminário sobre o tema no Entroncamento.

Vários passos que antecederam a cerimónia oficial do Acordo de Geminação presidida pelo Presidente da Assembleia Municipal alemão em que os presidentes dos municípios do Entroncamento e Friedberg, Jorge Faria e Dirk Antkowiak, assinaram os documentos. O momento foi testemunhado, igualmente, pelo presidente do Parlamento do Estado de Hessen e dos outros municípios com que Friedberg tem geminações – Bishop’s Stortford (Inglaterra), Magreglio (Itália) e Villiers-sur-Marne (França), o último também geminado com o Entroncamento.

Cerimónia oficial da assinatura do Acordo de Geminação. Foto: DR

O programa da visita teve aqui o seu ponto alto, mas foram muitos os outros momentos em que a comitiva portuguesa marcou presença. As associações desportivas realizaram torneios e outras atividades ligadas ao Andebol e ao Ténis e as culturais atuaram para o público alemão, incluindo a interpretação do Hino Nacional e do Hino da Europa durante a cerimónia oficial no dia que também ficou ainda marcado pela inauguração da rua “Entroncamento Weg”.

Os diversos elementos estiveram, igualmente, na vernissage da exposição “Imagens das Cidades Geminadas”, numa visita às instalações da empresa Pegasus e aos serviços municipalizados Stadwerke, na inauguração do complexo desportivo de Seewise, no arranque do Mercado de Outono, simbolizado pela abertura de barris de cerveja, e numa visita guiada a Friedberg, e arredores.

Questionado sobre projetos previstos para o futuro, Jorge Faria responde que a autarquia está “atenta” caso surjam novos avisos de candidaturas conjuntas a financiamento nacional e comunitário em diversas áreas. O autarca destaca ainda a importância de se continuarem a realizar atividades que promovam a “troca de experiências” e aprendizagens no âmbito deste acordo cuja assinatura será assinalada de forma simbólica no Entroncamento, em princípio, nas festas do concelho de 2019.

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome