Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Terça-feira, Julho 27, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Trincanela

Entroncamento | Antigo autarca José Pereira da Cunha empresta nome a nova Praceta

Foi hoje, dia 4 de maio, descerrada a placa toponímia da Praceta José Pereira da Cunha, na presença deste antigo presidente da Câmara Municipal do Entroncamento e do atual presidente, Jorge Faria.

- Publicidade -

Uma cerimónia simples que pretende reconhecer publicamente o trabalho de José Pereira da Cunha à frente dos destinos do concelho do Entroncamento, durante 16 anos.

José Pereira da Cunha foi Presidente da Câmara Municipal do Entroncamento desde janeiro de 1986 a dezembro de 2001.

- Publicidade -

Antes do 25 de abril de 1974, exercia a profissão de ferroviário, tendo ingressado na vida politica após a Revolução do 25 de abril, onde fez parte da 1ª Assembleia Municipal e da sua organização, tendo sido vereador da Câmara Municipal durante 2 mandatos. Em 1986 candidata-se à Presidente da Câmara, cargo que ocupou durante 4 mandatos, tendo vencido os 3 primeiros com maioria absoluta.

Os acontecimentos mais marcantes durante a presidência de José Cunha foram a elevação do Entroncamento a cidade e a criação da Comarca do Entroncamento, ambas em 1991. Entre os inúmeros projetos que iniciou, destacam-se a continuação do saneamento básico, os depósitos da água, início dos projetos das passagens inferiores e novo tribunal. A conclusão da Praça da República a construção da 1ª piscina coberta, a recuperação do Centro Cultural, a criação do Museu Nacional Ferroviário no Entroncamento, o Pavilhão Desportivo Municipal, a geminação com as localidades de Penafiel, Mosteiros e Villers-sur-Marne, a construção das infra-estruturas da Zona Industrial e a aquisição dos terrenos para a 2ª fase, o início do Complexo Desportivo do Bonito, entre muitos outros.

Sob a proposta da Comissão de Toponímia do Entroncamento o executivo municipal deliberou, em 21 de novembro de 2016, a atribuição da designação toponímia da Praceta José Pereira da Cunha, reconhecendo o seu trabalho e o seu contributo para o concelho do Entroncamento.

 

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here