Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quarta-feira, Agosto 4, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Entroncamento: Alunos promovem estilo de vida saudável

O Dia Mundial da Saúde foi celebrado em todo o país no passado dia 7 e o Entroncamento não foi exceção. Os alunos do Agrupamento de Escolas realizaram diversas atividades de sensibilização em torno da Diabetes, o tema deste ano, e promoveram um estilo de vida saudável com uma Caminhada Intergeracional.

- Publicidade -

A escola secundária, sede do Agrupamento, recebeu a exposição “AlimentArte”, integrada nos projetos EAThink2015 e Youth Start e no programa Eco-Escolas. Os alunos do 1º ano do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde (1º TAS) e quadros da docente Lucinda Mendes expuseram trabalhos intitulados “O meu prato saudável”, complementados pelo vídeo realizado pela turma A do 10º ano de Línguas e Humanidades, sob a orientação da docente Maria João Caetano que alertava para o desperdício alimentar nas cantinas das Escolas do Agrupamento.

DSC00932
Foto: Agrupamento de Escolas do Entroncamento

- Publicidade -

O tema da Diabetes esteve em destaque noutro ponto do concelho, o auditório da Escola Dr. Ruy d’Andrade, durante o “Minicongresso de Saúde” que teve como oradoras as médicas Rita Calisto, Vanda Manho e Lúcia Vaz da Unidade de Cuidados Continuados do Entroncamento (UCC) e a nutricionista Teresa Mariano, do Hospital de Abrantes. Às apresentações técnicas juntaram-se as dos alunos do 9º ano sobre o binómio saúde/doença.

Foto: Agrupamento de Escolas do Entroncamento
Foto: Agrupamento de Escolas do Entroncamento

Os refeitórios de ambas as escolas propuseram uma ementa especial à comunidade escolar e aos representantes dos pais e encarregados de educação de todas as turmas composta por três sopas à escolha, uma salada fria e fruta da época. Tanto ali como nos refeitórios das restantes escolas foram relevadas as quantidades de açúcar das bebidas mais consumidas pelos jovens através de painéis criados pelos alunos do 1º TAS.

caminhada
Foto: Agrupamento de Escolas do Entroncamento

As atividades de sensibilização sobre a Diabetes e um estilo de vida saudável envolveram ainda a colocação de cartazes em todo o Agrupamento com frases alusivas a esta doença que atinge quase um milhão de portugueses, a realização de um vídeo sobre a importância de uma alimentação saudável e sustentável, no âmbito do Programa de Educação para a Saúde, e uma Caminhada Intergeracional nos trilhos do Parque do Bonito durante a qual se plantou uma árvore para assinalar os 20 anos do programa REVIVER.

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome