Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sexta-feira, Agosto 6, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Entroncamento | 71º aniversário do concelho celebrado durante três dias

O concelho do Entroncamento comemora 71 anos de existência e o aniversário é celebrado durante três dias, entre 24 e 26 de novembro, com música e exposições. As iniciativas previstas para os dias mais intensos não são as únicas do programa que teve início no passado domingo, 20, com a inauguração da Expo-Aves.

- Publicidade -

Os três dias mais intensos do programa comemorativo da elevação do Entroncamento a concelho começam na data da efeméride, a 24 de novembro, com a Sessão Solene no Salão Nobre dos Paços do Concelho. A cerimónia está marcada para as 10h00, seguindo-se a inauguração da Exposição Documental “Entroncamento 1955-1965”, pelas 11h30, na Galeria Municipal.

A mostra temática que aborda o desenvolvimento do município dá continuidade à realizada em 2015, relativa à década 1945-1955, e fica patente até ao dia 7 de dezembro. Meia-hora mais tarde são partilhados os factos e personalidades que fizeram a história, não do concelho, mas do jornal Correio do Ribatejo através da exposição “Correio do Ribatejo – 125 anos”, na Sala de Sessões da Junta de Freguesia de S. João Baptista.

- Publicidade -

No dia 25, sexta-feira, têm início as atividades musicais com o concerto do grupo “Musicando a Quatro” no Centro Cultural, a partir das 21h30. O espetáculo do quarteto formado por Mili Vizcaíno (voz e guitarra), Gonçalo Sousa (harmónica), Vasco Sousa (contrabaixo) e Sebastian Scheriff (percussão) integra o ciclo “Jazz ao Centro” e apresenta um repertório que vai desde Ella Fitzgerald e Billie Holiday ao fado de Mariza e o cante alentejano.

O fim-de-semana chega com mais música e o jazz dá lugar à animação infantil com o Concerto de Natal do Ruca. O menino de quatro anos mais conhecido do planeta, criado por Christine L’Heureux (textos) e Hélène Desputeax (ilustrações) em 1987, passa pelo Pavilhão Desportivo Municipal pelas 16h00 de sábado. Duas horas depois a música ganha outras sonoridades durante o XXX Festival de Coros na Igreja da Sagrada Família.

O programa do 71º aniversário do concelho termina no dia 28 de novembro com a atividade que o abriu. A Expo-Aves, iniciativa organizada pelo Clube Ornitófilo Ribatejano, encontra-se a decorrer no Pavilhão da Coferpor desde o passado dia 20 e pode ser visitada todos os dias até ao final das comemorações.

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome