Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sexta-feira, Julho 30, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Entroncamento | 30 anos da cidade da ferrovia assinalados com fim de semana repleto de atividades (C/ÁUDIO)

O concelho do Entroncamento assinala este domingo, 20 de junho, os 30 anos de elevação a cidade. Aliado aos programais culturais VOLver e Rail Fest, o Município vai assinalar a data com um fim de semana de viagens pelo mundo da ferrovia, da História e da literatura. No domingo, as entradas no Museu Nacional Ferroviário são gratuitas.

- Publicidade -

Sem festas da cidade, devido ao contexto de pandemia, o Município do Entroncamento não vai deixar de assinalar o 30.º aniversário da elevação a cidade com um programa de atividades que tem início este sábado, 19 de junho.

ÁUDIO | Presidente da CM Entroncamento, Jorge Faria, fala sobre programa do 30.º aniversário, em declarações ao mediotejo.net

- Publicidade -

A primeira a subir ao palco é uma figura ligada à história da cidade. Manuela Poitout, antiga professora no concelho e historiadora, apresenta pelas 15h30 no Cineteatro São João o livro “Ensaios de História Contemporânea do Ribatejo”. Um lançamento que vai contar com a presença de Francisco Fanhais, também com ligações à cidade, para um momento musical (pode saber mais sobre este evento AQUI).

Em dia de aniversário, domingo, o programa de atividades te início pelas 14h30 uma “Literatura de Viagem”, um encontro que tem lugar marcado no Museu Nacional Ferroviário, sob a moderação do jornalista Carlos Vaz Marques e que conta também com a presença dos reconhecidos escritores Afonso Cruz, Francisco José Viegas e Raquel Ochoa (saiba mais AQUI).

Pelas 16h00, o convite é para entrar a bordo na viagem de um dos comboios mais longos do mundo, o Iron Train. O fotógrafo Daniel Rodrigues, vencedor de um World Press Photo, vê “A Viagem” em exposição no Museu Nacional Ferroviário, a partir deste domingo e até ao dia 15 de agosto.

A tarde continua com a apresentação, pelas 17h30, do processo criativo das esculturas elaboradas no âmbito da atividade “A Cidade e o Ferro”, inserida no programa VOLver. Após essa apresentação, as obras serão inauguradas por diversos locais da cidade, nomeadamente, no Museu Nacional Ferroviário, na Praça das Tílias, no Bonito (junto às Piscinas Municipais), no Jardim Afonso Serrão Lopes (Zona Verde) e na Estação dos Caminhos de Ferro do Entroncamento.

O dia termina com uma exposição alusiva precisamente à atividade “A Cidade e o Ferro – Making Of”, cuja inauguração decorrerá pelas 19h30. A exposição vai estar patente na Galeria Municipal até ao dia 18 de julho.

Além de todas estas iniciativas, ao longo do dia 20 de junho o Museu Nacional Ferroviário tem entradas gratuitas para todos aqueles que queiram descobrir o mundo dos comboios.

Abrantina mas orgulhosa da sua costela maçaense, rumou a Lisboa com o objetivo de se formar em Jornalismo. Foi aí que descobriu a rádio e a magia de contar histórias ao ouvido. Acredita que com mais compreensão, abraços e chocolate o mundo seria um lugar mais feliz.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome