- Publicidade -

Quarta-feira, Janeiro 19, 2022
- Publicidade -

“Em Abrantes, a intervenção social já não é como era dantes”, por Vânia Grácio

Esta semana Abrantes foi palco de uma conferência sobre a promoção e proteção dos direitos das crianças. Uma iniciativa da Associação Vidas Cruzadas para celebrar o seu 10º aniversário.

- Publicidade -

A instituição que desenvolve a resposta CAFAP – Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (entre outras) no concelho abrantino, convidou alguns dos melhores especialista da área para partilharem experiências e conhecimentos sobre a matéria. Participaram cerca de meia centena de profissionais vindos de todo o país, que se mostraram bastante agradados com os assuntos abordados.

Esta iniciativa prova que numa cidade do interior também é possível fazer coisas interessantes e com escala. Geralmente estas conferências estão reservadas para os grandes centros urbanos, mas Abrantes provou saber dar de si, para que também pudesse receber.

- Publicidade -

Esta foi com certeza uma atividade que permitiu à Associação Vidas Cruzadas agradecer e reconhecer aquilo que recebe da comunidade ao longo destes dez anos. Os parceiros com quem trabalha diariamente, com quem divide angústias e sucessos, com quem aprende e ensina, merecem participar em iniciativas deste género. Cada vez mais se trabalha de uma forma articulada. Vemos a cada dia que o trabalho conjunto faz muito mais sentido. Não somos “satélites”, nem temos de estar virados para dentro. A comunidade precisa de todos nós. É responsabilidade de todos nós fazer mais e melhor. Juntar sinergias, recursos, vontades. As assimetrias sociais podem ser desvanecidas com o contributo de todos. De outro modo não faz sentido.

É certo que é um caminho que tem vindo a ser feito e que carece ainda de amadurecimento, de ser cimentado, mas todos os dias caminhamos um pouco mais. É um orgulho e um privilégio trabalhar em Abrantes, onde temos uma rede social coesa, que se ajuda, que se une em prol da comunidade.

- Publicidade -

Serei suspeita ao fazer referências à Associação Vidas Cruzadas, mas não posso ficar indiferente a tudo aquilo que foi sendo construído ao longo da última década. A colaboração e empenho de todos os que fizeram ou fazem partes dos corpos sociais, de todos os associados fundadores e dos que se juntaram mais tarde, das entidades, instituições, profissionais da comunidade que acreditam e que confiam, daqueles que ali trabalham todos os dias para continuarem a alicerçar o futuro desta instituição ao mesmo tempo que contribuem para a construção de uma comunidade sedimentada nos princípios da solidariedade, da cooperação interinstitucional, da excelência nos serviços prestados, da dedicação, da tolerância, da inovação e do respeito pela identidade do outro.

Sempre consciente da linha orientadora que decidiu seguir, esta instituição tem bem definida a sua linha de atuação. Respeitadora das atividades dos parceiros, tem-se especializado em matérias específicas, esperando assim prestar um serviço de melhor qualidade à comunidade.

Que venham mais 10 anos de desafios. Que venham mais 10 anos de conquistas. Que venham mais 10 anos a Cruzar Vidas.

Nota: Aproveite a entrega da declaração de IRS para consignar à Associação Vidas Cruzadas 0,5% dos seus impostos. Este valor não tem qualquer custo para si e basta colocar o NIPC da Associação (513 254 595) no anexo 11 da sua declaração.

Vânia Grácio é Assistente Social e Mediadora Familiar e de Conflitos.
Licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior Bissaya Barreto e Mestre em Serviço Social pelo Instituto Superior Miguel Torga. Pós Graduada em Proteção de Menores pelo Centro de Direito da Família da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e em Gestão de Instituições de Ação Social pelo ISLA. Especializou-se na área da Mediação de Conflitos pelo Instituto Português de Mediação Familiar e de Conflitos.
Trabalha na área da Proteção dos Direitos da Criança e da Promoção da Parentalidade Positiva. Coloca um pouco de si em tudo o que faz e acredita que ainda é possível ver o mundo com “lentes cor-de-rosa”. Gosta de viajar e de partilhar momentos com a família e com os amigos (as). Escreve no mediotejo.net ao sábado.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome