Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

Quarta-feira, Setembro 22, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

Eleições | Dezoito partidos e movimentos concorrem no círculo de Castelo Branco

O Tribunal Judicial da Comarca de Castelo Branco recebeu 18 listas de partidos e movimentos candidatos às eleições legislativas de 06 de outubro pelo círculo eleitoral de Castelo Branco, com o PSD a apostar na renovação.

- Publicidade -

Segundo as listas consultadas pela agência Lusa, concorrem pelo círculo eleitoral de Castelo Branco, que vai eleger quatro deputados, o MPT, PURP, Iniciativa Liberal, PTP, CHEGA, PPM, PAN, CDS-PP, Livre, PDR, PNR, PPD/PSD, RIR, PCTP-MRPP, Aliança, BE, CDU e PS.

O PPD/PSD, que em 2015 repartiu o número de deputados eleitos com o PS, dois para cada um dos partidos, aposta numa cara nova como cabeça de lista, Cláudia André, uma professora de 48 anos.

- Publicidade -

Os dois deputados eleitos em 2015 nem sequer integram a lista social-democrata para as eleições de 06 de outubro.

O PS não mexeu no cabeça-de-lista e volta a apresentar Hortense Martins, uma gestora de 53 anos e atual deputada socialista eleita pelo círculo de Castelo Branco.

Quanto aos restantes partidos e movimentos que em 2015 foram 14 a apresentar-se a sufrágio, as alterações que se verificam nos cabeças de lista são muitas.

A CDU aposta em Ana Maria Leitão, de 52 anos, professora, e o BE apresenta como cabeça-de-lista Rui Lino, de 39 anos, assistente social.

A Aliança escolheu Ana Camilo, de 48 anos, desempregada, e o PCTP-MRPP apresenta Joaquim Pinto, de 75 anos, jurista.

Jorge Azevedo, de 50 anos, operador de ‘call-center’, lidera a lista do RIR, enquanto o PAN apresenta Rebeca Lopes, de 30 anos, advogada.

O CDS-PP aposta em Maria Vaz Patto, de 56 anos, professora universitária, o Livre tem como primeiro candidato Miguel Cardoso, de 47 anos, professor, e o PDR escolheu Vitor Santos, de 68 anos, engenheiro civil.

Guilherme Serra, de 52 anos, guarda prisional, lidera a lista do PNR e o PPM tem como cabeça-de-lista Luís Vieira, de 47 anos, desempregado.

O CHEGA aposta em José Dias, de 58 anos, jurista, e o PTP tem a encabeçar a sua lista Bruno de Sousa, de 39 anos, arquiteto.

Maria Castello Branco, de 20 anos, estudante, lidera a lista da Iniciativa Liberal, o PURP apresenta Fernando Rocha, de 56 anos, psicólogo, e o MPT aposta no nome de Carla Pereira, de 56 anos, funcionária pública.

O sorteio, que dita a ordem em que os partidos surgem colocados nos boletins de voto, colocou o PS em 18.º lugar e o PS em 13.º.

Nas eleições legislativas de 2015, o PS obteve a vitória no círculo eleitoral de Castelo Branco, com 38,86% dos votos e elegeu dois deputados (Hortense Martins e Eurico Brilhante Dias).

A coligação PSD/CDS-PP obteve 35,31% dos votos e elegeu também dois deputados (Manuel Frexes e Álvaro Batista), seguindo-se o BE que obteve 10,03% dos votos e o PCP-PEV, com 6,03%.

Em 2015, no círculo eleitoral de Castelo Branco votaram 57,46% dos 181.378 eleitores inscritos.

Para as eleições de 06 de outubro de 2019, e segundo os dados oficiais da Comissão Nacional de Eleições (CNE), publicados na I série do DR, de 12 de agosto, estão inscritos 170.152 eleitores em Castelo Branco, menos 11.226 do que para as legislativas de 2015.

Apesar desta diminuição, o círculo eleitoral de Castelo Branco mantém a eleição de quatro deputados.

Agência de Notícias de Portugal

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome