Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quinta-feira, Setembro 23, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Editorial | Opinião em tempo de eleições

Apesar de ainda estarmos a alguma distância das eleições legislativas de 6 de outubro, a direção do jornal mediotejo.net decidiu solicitar aos colunistas políticos a suspensão da sua colaboração a partir do final deste mês de julho, tal como tem acontecido no passado, antecedendo outros momentos eleitorais.

- Publicidade -

Agradecemos uma vez mais aos nossos cronistas o grande contributo que têm dado, desde 2015, para o esclarecimento das causas, propostas e posições dos partidos com representação parlamentar pelo distrito de Santarém: Duarte Marques, pelo PSD; Hugo Costa, pelo PS; Patrícia Fonseca, pelo CDS-PP; Helena Pinto, pelo BE; e António Ferreira, pelo PCP.

A lei determina que a suspensão da opinião política ocorra apenas durante o período oficial de campanha eleitoral – ou seja, nos 12 dias que antecedem a ida às urnas –, mas há um longo período de pré-campanha a começar desde já, sobretudo entre os maiores partidos.

- Publicidade -

A defesa do pluralismo de opiniões e igualdade de oportunidades está inscrito na matriz deste jornal. No Estatuto Editorial define-se que o mediotejo.net se rege, no exercício da sua atividade, “pelo cumprimento rigoroso das normas éticas e deontológicas do jornalismo; defende o pluralismo de ideias, pautando-se pelo princípio de que os factos e as opiniões devem ser claramente separados; é independente do poder político, do poder económico e de quaisquer grupos de pressão”.

Nesse sentido, também os jornalistas e colaboradores regulares – tendo a liberdade consagrada na Constituição de votarem e apoiarem os candidatos e partidos que entenderem, a nível pessoal –, não publicam quaisquer artigos sobre Política caso seja pública a sua preferência partidária e suspenderão a sua colaboração com o mediotejo.net caso assumam qualquer responsabilidade nas campanhas dos partidos, nos próximos meses.

E se bem que “tudo é política”, como diz o economista Paul Krugman, aos restantes cronistas foi igualmente solicitado que se abstenham, durante este período, de focar questões do foro político-partidário.

O mediotejo.net irá fazer uma ampla e rigorosa cobertura do período eleitoral que se avizinha, promovendo o esclarecimento dos nossos leitores sobre os grandes temas que afetam a nossa região e o país.

O papel da comunicação social é vital para a formação da opinião pública e, cada vez mais, importa diferenciar os factos das opiniões, o que é verdade do que é um boato, ou uma mentira fabricada para atingir fins nem sempre claros.

É também nesse sentido que nos associamos à iniciativa Eleições em Rede 2019, criado por dez projetos jornalísticos com o propósito de dar uma dimensão nacional a problemas regionais mas, também, olhar para a eleição de um novo Parlamento através da análise e do escrutínio de grandes temas, ao invés de uma cobertura focada em ações de campanha e comícios.

Sou diretora do jornal mediotejo.net e da revista Ponto, e diretora editorial da Médio Tejo Edições / Origami Livros. Sou jornalista profissional desde 1995 e tenho a felicidade de ter corrido mundo a fazer o que mais gosto, testemunhando momentos cruciais da história mundial. Fui grande-repórter da revista Visão e algumas da reportagens que escrevi foram premiadas a nível nacional e internacional. Mas a maior recompensa desta profissão será sempre a promessa contida em cada texto: a possibilidade de questionar, inquietar, surpreender, emocionar e, quem sabe, fazer a diferença. Cresci no Tramagal, terra onde aprendi as primeiras letras e os valores da fraternidade e da liberdade. Mantenho-me apaixonada pelo processo de descoberta, investigação e escrita de uma boa história. Gosto de plantar árvores e flores, sou mãe a dobrar e escrevi quatro livros.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome