Sábado, Janeiro 22, 2022

Economia | J.C. Bartolomeu, a empresa da semana no BNI Estratégia

No âmbito da parceria estabelecida com o BNI Estratégia, o mediotejo.net dá destaque ao palestrante da semana, escolhido do painel das 24 empresas associadas.

- Publicidade -

Esta semana fomos falar com Manuel Mariano Figueiredo Bartolomeu, de 40 anos, sócio gerente na J. C. Bartolomeu Instalações Elétricas Lda.

Há quantos anos foi lançado o negócio e como surgiu a ideia de criá-lo?

- Publicidade -

A J. C. Bartolomeu iniciou a sua atividade em fevereiro de 1982, quando o meu pai, José da Cruz Bartolomeu, decidiu trabalhar por conta própria. Nessa altura ele trabalhava como encarregado de instalações elétricas numa empresa do ramo da construção civil que existia em Alferrarede chamada Fusão. Decidiu arriscar, despediu-se e iniciou atividade como empresário em nome individual, criando a J. C. Bartolomeu. E em boa altura o fez, pois hoje, passados 16 anos, a J. C. Bartolomeu é um grupo de 4 empresas que dá emprego a mais de 70 colaboradores.

Quais as principais dificuldades que sentiu e que dúvidas/receios teve de vencer?

- Publicidade -

No setor da Construção Civil existe sempre muita incerteza, pois é um mercado muito instável, que está sempre dependente do crescimento económico do país. A crise no sector que se verificou em 2010 foi, sem dúvida, um grande desafio. Para responder a esta situação foi delineada uma restruturação do negócio que culminou com a criação de mais 3 empresas, existindo hoje: a J. C. Bartolomeu Instalações Elétricas; a J. C. Bartolomeu Moçambique, sediada em Maputo, que trabalha na área das instalações elétricas no mercado de África; a Somagec, uma empresa de venda de material elétrico; a 4MB Construções que faz obras públicas e particulares de construção civil.

Que serviços oferece a empresa e como se distingue no mercado?

A J.C. Bartolomeu – Instalações Elétricas faz infraestruturas elétricas exteriores de média e baixa tensão, postos de transformação, redes de iluminação pública, redes de telecomunicações ITUR, instalações elétricas, de telecomunicações, segurança, automação e gestão técnica de edifícios de serviços, industriais, habitacionais e outros, manutenção, exploração e projeto de instalações elétricas, telecomunicações e segurança. A empresa tem todas as habilitações necessárias para executar qualquer tipo de serviço na área de projeto, instalação e exploração. Como tal, se um cliente desejar, podemos acompanhar e executar a instalação desde a ideia inicial até ao desenvolvimento e exploração da mesma.

Qual foi a melhor aposta que fez no negócio e a sua maior conquista, até ao momento?

A maior aposta e respetiva conquista foi a reestruturação feita em plena crise do setor, que implicou um aumento do seu quadro de pessoal para quase o dobro. Apesar de sermos uma empresa com fins lucrativos, o facto de contribuirmos para o desenvolvimento e bem-estar de mais de 70 famílias deixa-nos orgulhosos e também muito cientes da nossa responsabilidade social.

Como vê a empresa daqui a 5 anos?

O objetivo atual é a sustentabilidade do modelo de negócio entretanto implementado, que implicou um crescimento muito elevado das responsabilidades da empresa. Desta forma, se daqui a 5 anos mantivermos a estrutura atual, tal feito já será considerado pelos sócios uma vitória.

Comecei numa das primeiras rádios locais do País, nos idos anos ‘80, passei pelas (então) novas áreas da informática, a par dos estudos da faculdade, e dediquei duas décadas à banca de investimento, até a Troika decidir mudar-me a vida. Troquei a capital por Abrantes e os números pelas letras. Não gosto do acordo ortográfico, continuarei a usar os "P" e dos "C", mesmo que não se leiam. A par da gestão e produção de vários projetos do grupo editorial do mediotejo.net fui desenvolvendo uma receita de compota de pimento que foi premiada em 2017 pela Inov’Linea e dois anos depois abri um espaço de restauração no centro histórico de Abrantes onde sirvo diariamente refeições com dois ingredientes especiais: amor e carinho.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome