Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Julho 25, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Deputado do PSD intervém no Congresso dos EUA sobre Migrações

O Deputado do PSD, Duarte Marques, natural de Mação e eleito por Santarém, está a participar como “guest speaker” na Cimeira Transatlântica de Juventude, no painel sobre “Migrações e população – desafios e oportunidades”, que está a decorrer em Capitol Hill, o Congresso dos Estados Unidos em Washington, nos EUA.

- Publicidade -

Na sua intervenção, Duarte Marques considerou ser “fundamental discutir matérias que envolvem os dois lados deste Globo, as duas principais economias que têm tantos interesses em comum. Após o Brexit, perto das eleições americanas, onde há uma clara ameaça ao paradigma actual, europeus e americanos que se empenham nesta relação transatlântica têm que estar atentos e com o trabalho de casa bem feito.”

 “As ameaças à sociedade em que vivemos multiplicam-se, têm várias formas e origens.  Nunca, desde a 2ª Guerra Mundial, foi tão necessário um maior entendimento entre a UE e os EUA como hoje”, defendeu.

Nesta discussão, com 100 participantes, todos com menos de 40 anos, europeus e americanos, estão a ser debatidos temas da actualidade política transatlântica como o TTIP – Acordo de Comércio entre a UE e os Estados Unidos da América, a Segurança e a estratégia comum de defesa e combate ao terrorismo, mercado digital e proteção de dados, mas também os movimentos migratórios e a população.

Duarte Marques, que foi recentemente escolhido como Relator da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa para um relatório sobre as Migrações, partilhou o painel sobre “Migrações e população – desafios e oportunidades” com Jonas Bergman, do KNOMAD-Banco Mundial, e Susan Fratzke, do Instituto para as Políticas Migratórias.

- Publicidade -

No debate que decorreu no Congresso dos Estados Unidos, Duarte Marques analisou ainda “os erros da política europeia mas também dos Estados Membros”, as razões da xenofobia em alguns países e o acordo com a Turquia, e aproveitou ainda para partilhar o que Portugal tem feito, “e bem”, defendeu, em toda o cenário de crise de migrantes refugiados: “no que diz respeito às migrações é impossível  não ter orgulho em dar o exemplo português, quer no que diz respeito à integração de portugueses no mundo, bem como a nossa capacidade em integrar migrantes que nos procuram”, destacou.

“Neste ponto, a Europa tem muito a aprender com os EUA, apesar de todos os problemas eles são um país de emigrantes, de raças e credos diferentes, onde todos vivem em harmonia há muitos anos. A sua força tem sido a sua diversidade”, defendeu o deputado social democrata.
Entre os oradores convidados para esta cimeira estão políticos americanos, como os representantes Joe Wilson, Jonh Shimkus e Ruben Gallego, mas também Peter Spalding, do German Marshal Fund, Ryan Young, do Banco Mundial, o Embaixador da UE nos EUA, David O’Sullivan, Michael Brown, CEO da Symantec Corporation, Theodore Bachrach, da House of Commons (UK), Alexandros Koronakis, Editor do News Europe, e Naweed Khan, CEO Foundation for European Reform, entre outros.
O “Transatlantic Summit”, organizado em parceria entre a Delegação da União Europeia nos EUA, o YEPP, o International Republican Institute (IRI), o German Marshal Fund (GMF) e o Congresso dos EUA, termina hoje, dia 13, com a intervenção de Jan Surotchak, Director para a Europa do International Republican Institute.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here