Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Julho 24, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

De promessa adiada no Basquetebol a dominador do ciclismo de veteranos (com áudio)

Começou por se dividir entre o basquetebol e as pedaladas de recreio ou cicloturismo, mas os amigos, o professor de Educação Física e o jeito que foi ganhando levaram-no a investir no basquetebol. Fez parte de equipas que ganharam títulos distritais nos escalões jovens, foi penta campeão regional e vice-campeão nacional no desporto escolar e chegou a integrar estágios das selecções nacionais jovens. Uma promessa que teimou em passar a certeza.

- Publicidade -

Campeonato Nacional XCM 2015
Campeonato Nacional de XCM 2015

Já em sénior chegou até ao segundo patamar mais alto do basquetebol nacional, a Pro-Liga, e foi considerado o melhor jogador do Campeonato Nacional de Basquetebol da 2ª Divisão. Diz que “os estudos, a família e o não querer abandonar a sua cidade fizeram com que nunca conseguisse atingir um nível mais elevado” e nem mesmo o convite do Sporting Clube de Portugal o fez mudar de ideias. A idade, o trabalho, o casamento, os filhos e a falta do espírito competitivo que havia nas equipas onde tinha tempo para matar o bichinho da bola ao cesto fizeram-no parar durante quase 3 anos.

- Publicidade -

NUNO JORGE 1
Grande Prémio da Madeira 2015

Como não é pessoa de estar parado e com a vida familiar já estável, recomeçou a dar umas pedaladas. Treinava duas, três vezes por semana, só por gosto. O vício da competição levou-o a frequentar as provas “domingueiras”. Chegava e com os seus 93Kg ganhava facilmente. Ainda sem ser federado participou no circuito do norte alentejano, para “ver como eram as coisas” e acabou por ganhar.

Surge o convite da primeira equipa e o que era a brincar rapidamente se tornou sério e passou a rotina diária. Começou a treinar diariamente e faz regularmente o trajecto Abrantes-Lisboa ou Lisboa-Abrantes como treino. Alargou o seu staff de apoio com um treinador e uma nutricionista e “a partir daí foi só evoluir”.

NUNO JORGE 2
Grande Prémio da Madeira 2015

Evolução que o tornou numa referência do ciclismo e BTT a nível nacional, no escalão de Masters (atletas com mais de 30 anos), sendo actualmente Campeão Nacional.

Levanta-se todos os dias de madrugada, às quatro e meia, vai de comboio para Lisboa, trabalha até às 15 horas e depois vai treinar das cinco da tarde às nove da noite. Descansa quando faz a sesta no comboio e o seu plano rigoroso de alimentação inclui uns copinhos de vinho tinto. Por vezes até passa fome, mas na época do defeso vinga-se no garfo e na faca.

Trilho do lobo BTT
Prova de BTT “Trilho do Lobo”

É polícia, já tirou o curso de ciclopatrulhas mas não se vê fardado em cima de uma bicicleta. Considera-se um polícia ciclista mas hoje sente-se mais ciclista que policia.

Esta é história de Nuno Jorge Inácio, abrantino, nascido em Julho de 1978, atleta do Viveiros Vitor Lourenço/Sintra Clube de Ciclismo e atual Campeão Nacional de Estrada de Masters, Campeão Nacional de Contra Relógio Individual, Campeão Nacional de Masters de BTT e Campeão Ibérico de Estrada de Masters.

Prova da Madeira
Grande Prémio da Madeira 2015

Dos vários resultados obtidos por Nuno Inácio, destacamos em 2015:

XCM- Viana do Castelo: 2º Classificado Geral e 1 do Escalão Master;

XCM – Estremoz: 1º da Geral e 1º do Escalão Master;

Campeão Nacional de Estrada Master;

Vencedor do GP Açores, 1º da Geral e do Prémio da Montanha;

Campeão Nacional de Conta Relógio individual em Palmela;

XCM – Campeão Nacional de Masters em Reguengos Monsaraz;

Campeão Ibérico de Estrada vertente Master em Vila Pouca de Aguiar;

13º da Geral no Campeonato do Mundo Masters Dinamarca com mesmo tempo do 2º;

Vencedor do Grandfond Aldeias de Xisto da Lousã ;

Vencedor do Grande Prémio da Madeira, 1º da Geral e do Prémio da Montanha;

Tudo num total de 25 500 quilómetros entre provas e treinos, a uma média de 30,2 km/h, com 850 horas de treino e competição, onde foram gastas 442 000 kilo-calorias.

Campeonato Nacional XCM 2015 (2)
Campeonato Nacional XCM 2015

E em 2014:

2º no Campeonato da Europa master de estrada, em Itália;

3º no Campeonato do Mundo Master de Estrada, Eslovénia;

Vice-Campeão Nacional de Conta Relógio Master;

Vencedor da Taça de Portugal de XCM em Master;

Vencedor da Maratona Festibike;

Campeão Regional de Setúbal de estrada Master.

mundial2014-1 (1)
Campeonato do Mundo Master de Estrada 2014

 

Conversa na íntegra com Nuno Jorge Inácio:

 

 

Tem 41 anos e uma profissão que tudo tem que ver com jornalismo e informação... Engenheiro Eletrotécnico. O gosto pela informação desportiva ganhou-o ainda criança com o pai e a mãe na rádio. A informação escrita é uma nova aventura. Acredita que o desporto é fator de promoção e desenvolvimento regional e de aproximação "das gentes", pelo que noticiá-lo é um imperativo. Praticou várias modalidades, foi treinador e árbitro de basquetebol. É casado e tem uma filha que o obriga a correr. Colabora na Antena Desportiva da rádio Antena Livre, sendo a rádio uma das suas maiores paixões.

- Publicidade -
- Publicidade -

3 COMENTÁRIOS

  1. Estragaste tudo nuno….tanto sacrifício para nada….podes voltar a ganhar tudo de novo mas ninguém irá acreditar….

    Efedrina rima com ruína (desportiva claro)…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here