Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Trincanela

Domingo, Julho 25, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Trincanela

Crónica fotográfica, por Paulo Jorge de Sousa

O Sardoal vai estar em festa.
No painel de azulejos da autoria de Gabriel Constant, mesmo em frente do palco principal na Praça da Republica, pode-se ler uma passagem da obra de Gil Vicente, “Tragicomédia Pastoril da Serra da Estrela”:

“ Serra: Peço-vo-lo que canteis
À guisa do SARDOAL

Lopo: Esse é outro carrascal

Esperai ora, e vereis.”

Em www.sardoalmemoria.net da autoria do sardoalende Luís Manuel Gonçalves, pode-se ler ainda que:
- Publicidade -

“A participação dos dois foliões do Sardoal naquele Auto e a sua cantiga à guisa(maneira) do Sardoal, que Lopo interpreta na sua parte final, mereceu do Professor Doutor Amorim Girão (Biblos, XII, 492 – 493) o seguinte comentário: “É bem significativa a distinção etnográfica estabelecida pelo poeta entre a região da Serra da Estrela e a do Sardoal, através da maneira de cantar e de bailar dos seus habitantes. E a resposta que um dos foliões dá a quem os tomou por Castelhanos, revelando o seu elevado sentimento patriótico, constitui uma especial característica antropogeográfica das populações raianas desta zona portuguesa de Entre Douro e Tejo.”

Vamos pois entrar na festa.

Nasceu no Sardoal em 1964, e é licenciado em Fotografia. Fez o Curso de Fotojornalismo com Luíz Carvalho do jornal “Expresso” (Observatório de Imprensa). É formador de fotografia com Certificado de Aptidão Profissional (registado no IEFP). Faz fotografia de cena desde 1987, através do GETAS - Centro Cultural, do qual também foi dirigente e fotografou praticamente todos os espetáculos. Trabalha na Câmara Municipal de Sardoal desde 1986 e é, atualmente, Técnico Superior, editor fotográfico e fotógrafo do boletim de informação e cultura da autarquia “O Sardoal” e de toda a parte fotográfica do Município. É o fotógrafo oficial do Centro Cultural Gil Vicente, em Sardoal. Em 2009, foi distinguido pela rádio Antena Livre de Abrantes com o galardão “Cultura”, pelo seu percurso fotográfico. Conta com mais de meia centena de distinções nacionais e internacionais. Já participou em dezenas de exposições individuais e coletivas.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here