Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Maio 8, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

“Crónica fotográfica”, por Paulo Jorge de Sousa

Hoje trago-vos a senhora Preciosa. Reside em Vale Formoso, freguesia de Alcaravela, concelho de Sardoal. É uma das cerca de 30 residentes daquela aldeia.

- Publicidade -

Tímida, um pouco envergonhada mas sempre sorridente, enquanto lhe pedia autorização para tirar uma fotografia lá ia respondendo com “mas eu não sou bonita para isso” ou “há pessoas mais novas que eu para tirar fotografias”.

Andava a ver as ervilhas. Com o tempo chuvoso que tem estado, as ervas cresceram muito e estava a ver se as ervilhas tinham vingado ou se aquele verde era só de ervas.

- Publicidade -

“Umas deram, outras não” dizia-me, sempre a tentar esconder o rosto da máquina fotográfica.

Disse-lhe que fazia uma crónica todas as semanas num jornal na internet e perguntei se podia usar a foto numa dessas crónicas. Não respondeu que sim, mas o riso, a conversa seguinte e a boa disposição também não me disseram que não.

Nasceu no Sardoal em 1964, e é licenciado em Fotografia. Fez o Curso de Fotojornalismo com Luíz Carvalho do jornal “Expresso” (Observatório de Imprensa). É formador de fotografia com Certificado de Aptidão Profissional (registado no IEFP). Faz fotografia de cena desde 1987, através do GETAS - Centro Cultural, do qual também foi dirigente e fotografou praticamente todos os espetáculos. Trabalha na Câmara Municipal de Sardoal desde 1986 e é, atualmente, Técnico Superior, editor fotográfico e fotógrafo do boletim de informação e cultura da autarquia “O Sardoal” e de toda a parte fotográfica do Município. É o fotógrafo oficial do Centro Cultural Gil Vicente, em Sardoal. Em 2009, foi distinguido pela rádio Antena Livre de Abrantes com o galardão “Cultura”, pelo seu percurso fotográfico. Conta com mais de meia centena de distinções nacionais e internacionais. Já participou em dezenas de exposições individuais e coletivas.

- Publicidade -
- Publicidade -

COMENTÁRIOS

Please enter your comment!
O seu nome