Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quinta-feira, Maio 13, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Crónica fotográfica, por Paulo Jorge de Sousa

Faz hoje 47 anos que, em Portugal, começámos a poder tornar públicas as nossas ideologias e os nossos pensamentos políticos. Entre outras coisas, ainda conquistámos o direito de nos podermos manifestar sobre as opções dos governantes que elegemos.

- Publicidade -

Há 47 anos, era hábito o meu pai ouvir as estações de rádio estrangeiras, com o som do rádio muito baixinho e de ouvido colado ao alto falante do aparelho (sim, porque até essa data, se alguém passasse na rua e ouvisse algo estranho, era logo um forte pretexto para ser denunciado, interrogado e preso), para tentar saber notícias de Portugal.

É bom que os nossos jovens tenham ideia clara do que foi esse tempo e que percebam que ainda nem passou meio século sobre esse passado. Isto foi ontem.

- Publicidade -

Que continuem a usar esta liberdade conquistada em abril para afirmarem a democracia.
Viva o 25 de Abril.

(Fotografia: Cravo à minha janela, abril de 2020)

Nasceu no Sardoal em 1964, e é licenciado em Fotografia. Fez o Curso de Fotojornalismo com Luíz Carvalho do jornal “Expresso” (Observatório de Imprensa). É formador de fotografia com Certificado de Aptidão Profissional (registado no IEFP). Faz fotografia de cena desde 1987, através do GETAS - Centro Cultural, do qual também foi dirigente e fotografou praticamente todos os espetáculos. Trabalha na Câmara Municipal de Sardoal desde 1986 e é, atualmente, Técnico Superior, editor fotográfico e fotógrafo do boletim de informação e cultura da autarquia “O Sardoal” e de toda a parte fotográfica do Município. É o fotógrafo oficial do Centro Cultural Gil Vicente, em Sardoal. Em 2009, foi distinguido pela rádio Antena Livre de Abrantes com o galardão “Cultura”, pelo seu percurso fotográfico. Conta com mais de meia centena de distinções nacionais e internacionais. Já participou em dezenas de exposições individuais e coletivas.

- Publicidade -
- Publicidade -

COMENTÁRIOS

Please enter your comment!
O seu nome