Sábado, Fevereiro 27, 2021
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“Crónica fotográfica”, por Paulo Jorge de Sousa

Num dos primeiros dias das novas regras de confinamento e em complemento às anteriores, das quais já não consigo precisar a data (tal a confusão e a sucessão de regras que tem acontecido), ou seja, na passada sexta-feira dia 22 do mês em curso, andei a registar para a posteridade as marcas na paisagem sardoalense destas novas medidas. E não pude ficar indiferente a esta imagem.

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Levou-me para outras leituras, quais metáforas já conhecidas e óbvias de uma sociedade gerida por várias formas de pressões, negócios menos claros e lobbies poderosos.

Vi ali a recente discussão do Orçamento de Estado sobre a parte dos nossos impostos que teríamos de garantir para o Novo Banco. E este banco, o da imagem, também permanece intocável, com sinais claros de proteção governamental, mantendo-se vedado às necessidades básicas das pessoas comuns.

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Ao lado, uma pessoa descansa sentada numa escada de acesso a uma habitação, como sendo a única forma de se poder apoiar, na solidariedade do dono da casa.

Hoje é dia de eleições. Votem, participem ativamente na escolha da pessoa que vos vai representar.

Nasceu no Sardoal em 1964, e é licenciado em Fotografia. Fez o Curso de Fotojornalismo com Luíz Carvalho do jornal “Expresso” (Observatório de Imprensa). É formador de fotografia com Certificado de Aptidão Profissional (registado no IEFP). Faz fotografia de cena desde 1987, através do GETAS - Centro Cultural, do qual também foi dirigente e fotografou praticamente todos os espetáculos. Trabalha na Câmara Municipal de Sardoal desde 1986 e é, atualmente, Técnico Superior, editor fotográfico e fotógrafo do boletim de informação e cultura da autarquia “O Sardoal” e de toda a parte fotográfica do Município. É o fotógrafo oficial do Centro Cultural Gil Vicente, em Sardoal. Em 2009, foi distinguido pela rádio Antena Livre de Abrantes com o galardão “Cultura”, pelo seu percurso fotográfico. Conta com mais de meia centena de distinções nacionais e internacionais. Já participou em dezenas de exposições individuais e coletivas.

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