Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Sábado, Novembro 27, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Crianças de Abrantes têm Parque Infantil do Aquapolis Norte requalificado

A Câmara Municipal de Abrantes inaugurou hoje simbolicamente a requalificação do parque infantil do Aquapolis Norte, um investimento na ordem dos 35 mil euros e que vem substituir o equipamento anterior, que apresentava fragilidades. O presidente deixou alguns alertas, nomeadamente quanto a atos de vandalismo e reconheceu que nem todas as freguesias do concelho têm ainda um parque infantil. Para que sejam uma realidade diz contar com “os executivos das juntas de freguesia”.

- Publicidade -

Aquilo que era um parque infantil degradado, nomeadamente quanto ao pavimento amortecedor e com algumas anomalias decorrentes da sua normal utilização e outras resultantes de atos de vandalismo é, a partir de hoje, um espaço totalmente remodelado.

O novo equipamento localizado no Aquapolis Norte, em Barreiras do Tejo (Abrantes), foi inaugurado na manhã desta sexta-feira, 7 de maio, com a presença do presidente da Câmara, Manuel Jorge Valamatos, do presidente da União de Freguesias de Abrantes e Alferrarede, Bruno Tomás, e cerca de 40 crianças do Jardim de Infância Arco-íris que foram as primeiras a utilizar o requalificado parque infantil.

- Publicidade -

Antes escutaram uma mensagem do presidente alertando para os atos de vandalismo e pedindo aos pequenos que alertem os adultos para a necessidade de boas práticas no que toca à preservação dos equipamentos em espaço público.

Com esta requalificação – uma obra da responsabilidade do Município de Abrantes, com um valor total de investimento de 34.934,18 euros – o espaço foi totalmente remodelado – com exceção da rede de trepar que foi recuperada -, foram adquiridos novos equipamentos e o pavimento amortecedor foi alterado para uma caixa de areão, “uma vez que é um material mais natural e menos agressivo em caso de queda da criança”.

Inauguração do requalificado parque infantil do Aquapolis Norte, um investimento na ordem dos 34 mil euros que vem substituir o equipamento anterior. Créditos: mediotejo.net

Durante a inauguração o presidente da Câmara deu conta do executivo ter investido, nos últimos dois anos, 150 mil euros “a recuperar parques infantis”, criticando as situações de vandalismo quer nos parques infantis quer em outros equipamentos públicos. “Temos de ganhar outro entendimento próprio de países mais evoluídos. Não podemos só exigir mas temos de nos responsabilizar todos e por isso temos de cuidar do espaço público”, afirmou.

Acresce ao montante de 150 mil mais 86 mil euros, somando aos parques infantis também os polidesportivos instalados em escolas básicas, deu ainda conta Manuel Jorge Valamatos, esperando que o cidadão, “as pessoas, nos ajudem a manter esses espaços”.

Inauguração do requalificado parque infantil do Aquapolis Norte, um investimento na ordem dos 34 mil euros que vem substituir o equipamento anterior. Créditos: mediotejo.net

A título de exemplo, o presidente deu conta da estrutura de entrada digital que permite a qualquer cidadão ter acesso através do telemóvel aos campos de padel, inaugurados em 2020 e lado e lado com o parque infantil, ter sido vandalizada. “Alguém se lembrou e partiu aquele equipamento. Um equipamento caro e da comunidade, que todos vamos pagar”, nota, referindo igualmente a prática diária de “derrubar sinais de trânsito. É mau!”, critica.

Relativamente à inauguração do requalificado parque infantil, do lado da Junta de Freguesia, Bruno Tomás agradeceu à Câmara Municipal “por tratar daquilo que é existente para ir mantendo a cidade tal e qual como ela é […] É um agrado termos alguém que na sua decisão política concerne sempre a questão de tratar bem aquilo que está, existente”, disse, considerando “importante para o concelho olhar para as nossas crianças”.

Campos de Padel no Aquapolis Norte, em Barreiras do Tejo, Abrantes. Créditos: mediotejo.net

Bruno Tomás afirmou ainda que “a Junta tem acompanhado este esforço que a Câmara Municipal tem feito” e por isso o mediotejo.net questionou Manuel Jorge Valamatos se tal esforço era aplicado apenas na cidade ou se era extensível a todas as freguesias do concelho.

Em resposta, o presidente lembrou o recente investimento em polidesportivos na escola de Bemposta e na escola de Tramagal. “Uma das coisas que tenho como determinante da ação deste executivo é a democratização do território e temo-lo feito, corrigir, arranjar, melhorar, temos feito em todo o concelho e não na cidade”.

Mas a verdade é que, no concelho de Abrantes, persistem freguesias sem parque infantil. “É por isso que temos de continuar a trabalhar e conseguir que todas as freguesias tenham os seus parques infantis. É um trabalho de gestão articulado com as Juntas de Freguesia e espero que os executivos das diferentes juntas de freguesia nos ajudem a concretizar isso mesmo”, afirmou.

Inauguração do requalificado parque infantil do Aquapolis Norte, um investimento na ordem dos 34 mil euros que vem substituir o equipamento anterior. Créditos: mediotejo.net

ÁUDIO: MANUEL JORGE VALAMATOS, PRESIDENTE CM ABRANTES:

Manuel Jorge Valamatos lembrou também que a autarquia investiu num piquete de manutenção, ou seja, “uma carrinha e um trabalhador do Município que todos os dias” repara e cuida dos equipamentos públicos. “Temos tido esse cuidado permanentemente. Tomar conta daquilo que é o espaço público, principalmente dos parques infantis”, notou.

A Câmara pretendeu, assim, renovar este espaço lúdico para as crianças destinado às várias faixas etárias que passam agora a ter ao seu dispor novos baloiços, estrutura de brincar com escorrega, casinha de brincar e uma mola.

Parque infantil no Aquapolis Norte, em Barreiras do Tejo, Abrantes. Créditos: mediotejo.net

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome