Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Novembro 28, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Crematório do Entroncamento entra em funcionamento na segunda-feira

O crematório do Entroncamento, um investimento de 700.000 euros, vai ser inaugurado na segunda-feira, sendo a primeira estrutura do género na região do Médio Tejo e uma das três do distrito de Santarém. O crematório, concessionado por 30 anos a um privado, em modelo de conceção, construção e exploração, vem responder a uma procura crescente por este tipo de resposta, segundo presidente da autarquia, Jorge Faria (PS).

- Publicidade -

O crematório do Entroncamento vem juntar-se ao que foi inaugurado no início de junho em Almeirim, o único de gestão municipal, e ao que tem abertura prevista para setembro em Santarém (ambos concelhos da Lezíria do Tejo), sendo os outros mais próximos os que se situam em Leiria e em Castelo Branco.

Jorge Faria afirmou à Lusa que a opção pela cremação tem vindo a crescer em Portugal, muito fruto da alteração da posição da igreja católica e de mentalidades, sublinhando que, ainda assim, numa percentagem “bastante inferior” à que se regista noutros países europeus.

- Publicidade -

A área de implantação do crematório do Entroncamento é de 1.132 metros quadrados, dos quais 300 metros quadrados correspondem a área construída e os restantes a zonas ajardinadas com fins específicos (Jardim da Memória, Cendrário e Columbário).

Jorge Faria afirmou que, com este equipamento e com o alargamento realizado no cemitério municipal há quatro anos, “não haverá problemas nos próximos 20 a 30 anos”.

Segundo o autarca, o crematório permitirá incinerar as “ossadas perdidas”, resolvendo um problema ambiental que se coloca a nível dos solos.

A Câmara do Entroncamento realizou um primeiro concurso para o crematório em 2014, que na altura ficou deserto, tendo a atual concessão resultado do concurso realizado em 2018, devendo-se o atraso no arranque da obra a dificuldades de financiamento da empresa junto da banca, adiantou.

O Crematório Municipal do Entroncamento vai ser inaugurado no dia 27 de julho, segunda feira, às 10:00. Jorge Faria pretende que a cerimónia seja “simples, rápida e que não envolva muita gente”, tendo em conta a atual situação pandémica.

Logo após a inauguração, o crematório estará em condições de funcionar, adiantou o Presidente da Câmara que anuncia estar o concessionário a preparar visitas dirigidas aos agentes funerários da região.

C/LUSA

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome