Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Quinta-feira, Maio 13, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Covid-19 | Vacinação arranca segunda-feira nos lares do Chamusca (c/áudio)

“Tivemos um aumento considerável do número de casos de Covid-19”, reconhece o Presidente da Câmara da Chamusca em declarações ao mediotejo.net, ao mesmo tempo que anuncia o início da campanha de vacinação para esta segunda feira, dia 18 de janeiro.

- Publicidade -

Fazendo um balanço da pandemia no seu concelho neste sábado, dia 16, Paulo Queimado dá conta de que a maior preocupação reside na freguesia de Vale de Cavalos, onde, dos 35 elementos da comunidade cigana, 27 casos testaram positivo.

De acordo com o mais recente balanço das autoridades de saúde, o concelho soma mais 69 casos ativos e 102 em vigilância ativa, isto num dia em que foi batido o recorde de casos no concelho. No total regista-se 317 casos desde o início da pandemia e 12 óbitos.

- Publicidade -

Outra preocupação do autarca é o reflexo que este aumento de casos vai tendo na comunidade escolar, uma vez que “a mobilidade é um fator de risco a considerar”. O número de turmas em confinamento é elucidativo.

Há nove turmas do 1º ciclo encerradas (Ulme, Chouto, Vale de Cavalos e Parreira). No centro escolar da vila, há uma turma do 2º ano encerrada. E na escola-sede, os 7º, 9º e 10º anos têm uma turma encerrada cada um. Quanto a jardins de infância, estão fechados o de Vale de Cavalos e do Chouto, se bem que se perspetiva a reabertura deste último no dia 18.

A autarquia tem três equipas de desinfeção prontas a intervir. Têm feito campanhas não só na Chamusca como em concelhos vizinhos como aconteceu no sábado de manhã na escola da Golegã.

Paulo Queimado revela ainda que a campanha de vacinação contra a Covid-19 começa nos lares na segunda feira, dia 18, à tarde, na ERPI (Estrutura Residencial para Idosos) da Santa Casa da Misericórdia da Chamusca e depois prossegue na terça feira nas restantes ERPIs do concelho.

O facto de a vacinação coincidir com o voto antecipado nas eleições presidenciais, vai exigir articulação com as autoridades de saúde e com a proteção civil, refere o autarca, para quem “as perspetivas não são as melhores para os próximos dias”.

No sentido de alertar ainda mais à consciência dos cidadãos, o Presidente da Câmara anuncia o lançamento de uma nova campanha de comunicação, “com imagens muito pesadas” e a mensagem: “A Covid-19 mata”.

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

COMENTÁRIOS

Please enter your comment!
O seu nome