Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Terça-feira, Setembro 28, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Covid-19 | Vacinação arranca terça-feira nos Hospitais do Médio Tejo

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) anunciou hoje que começa na terça-feira a vacinar os cerca de 2 mil profissionais de saúde dos Hospitais de Abrantes, Tomar e Torres Novas contra a covid-19, tendo já recebido algumas centenas de vacinas.

- Publicidade -

- Publicidade -

“O Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE inicia amanhã, dia 29 de dezembro, como outras entidades hospitalares do Serviço Nacional de Saúde, a vacinação aos respetivos profissionais”, revelou a unidade hospitalar, em comunicado.

Para esta primeira fase, o Centro Hospitalar do Médio Tejo diz que “privilegiou os profissionais dos Serviços mais expostos ao tratamento de doentes com Covid-19”, sendo que, para a concretização deste plano no CHMT, “foram preparados até doze postos para vacinação simultânea dos profissionais” deste Centro Hospitalar.

- Publicidade -

O processo marca o arranque da campanha de vacinação dos profissionais de saúde do CHMT contra a covid-19, e continuará a desenrolar-se à medida que foram chegando mais vacinas, num processo que deverá estar concluído rapidamente, tendo em conta que a ministra da Saúde anunciou que em janeiro o processo de vacinação já deverá estar a decorrer nos utentes e profissionais das Estruturas Residenciais Para Idosos.

A vacina contra a covid-19 já foi administrada em 4.828 profissionais de saúde, avançou hoje a ministra da Saúde, Marta Temido, com base no sistema de registo de vacinas.

“Números de ontem ao final do dia do sistema Vacinas indicavam que já 4.828 doses tinham sido administradas a profissionais nestes centros hospitalares: centro hospitalar universitário de São João, centro hospitalar universitário do Porto, centro hospitalar universitário de Coimbra, centro hospitalar universitário de Lisboa Central e centro hospitalar universitário Lisboa Norte”, afirmou.

Segundo a governante, a segunda entrega de doses da vacina da Pfizer-BioNTech vai permitir estender o processo de vacinação para “outros hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) – com exceção de alguns hospitais especializados que não receberam doentes covid e que não têm nesta fase critérios de elegibilidade – e também para os agrupamentos de centros de saúde”.

Portugal contabiliza pelo menos 6.677 mortos associados à covid-19 em 396.666 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O estado de emergência decretado em 09 de novembro para combater a pandemia foi renovado até 07 de janeiro, com recolher obrigatório nos concelhos de risco de contágio mais elevado.

c/LUSA

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome