Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Sábado, Maio 8, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Covid-19 | Tomar com situação “estável” encerra Posto de Comando Municipal

O Posto de Comando Municipal da Proteção Civil de Tomar foi desativado esta semana, deu conta a autarquia, uma vez que se verificou “nos últimos 14 dias, uma estabilização da situação epidemiológica no concelho e tudo aponta para um tranquilo, mas gradual, regresso à normalidade”. Ainda assim, a presidente da CM Tomar confirmou que estão duas turmas em confinamento nas escolas Raul Lopes e Santa Iria, estando a ser acompanhadas pela autoridade de saúde local. Por outro lado, aguarda-se a chegada de mais vacinas para prosseguir com o plano de vacinação no centro instalado no Pavilhão Jácome Ratton.

- Publicidade -

Quanto à situação nas escolas, as declarações para isolamento profilático e para realização de testes já foram tratadas pela Unidade de Saúde Pública do ACES Médio Tejo. Os testes estão a ser realizados entre os dias 12 e 13 de abril. “As turmas, mesmo que deem negativo, ficarão em isolamento profilático pelo menos durante 14 dias”, disse Anabela Freitas durante a reunião de CM Tomar.

Por outro lado, apesar de existirem registos de infeções pelo novo coronavírus no concelho, tudo aponta para “uma situação epidemiológica controlada”.

- Publicidade -

“Na ocorrência ou suspeita de novos casos positivos de contaminação o procedimento adotado será o cumprimento das normas e orientações emitidas pela Direção-Geral de Saúde (DGS), de isolamento e testes à covid-19, como é atualmente o caso nas escolas Raul Lopes e Santa Iria”, pode ler-se na nota enviada após reunião do Posto de Comando Municipal desta semana, onde se ditou o seu encerramento.

O Posto tinha sido acionado em novembro, havendo reuniões semanais todas as segundas-feiras desde então. “A presidente da Câmara de Tomar, Anabela Freitas, com unânime concordância dos parceiros que agregam o Posto de Comando Municipal da Proteção Civil de Tomar deliberou, em cumprimento do disposto nos artigos 35º e 41º da Lei de Bases da Proteção Civil, a desativação do Posto de Comando”, refere-se na mesma nota.

De referir que agregadas ao Posto de Comando estão várias entidades e instituições, caso da Câmara Municipal de Tomar e respetiva Proteção Civil, a Autoridade de Saúde Local, a PSP, a GNR, a Segurança Social e o Centro Hospitalar do Médio Tejo, com objetivo de acompanhar a situação epidemiológica do concelho através da monitorização e vigilância, tanto na comunidade em geral como em instituições.

Comissão Municipal de Proteção Civil aprovou a 10 de novembro a ativação do Posto de Comando Municipal de Operações de Proteção Civil como resposta à covid-19 no concelho. Foto: CMT

“Apesar da desativação do Posto de Comando o acompanhamento e apoio direto continuarão a ser efetuados pelas entidades competentes, nas suas áreas de atuação. As ações de sensibilização a fiscalização continuarão a decorrer bem como os trabalhos de descontaminação de espaços e apoio à vacinação”, refere a mesma informação.

Anabela Freitas referiu que “caso a situação se agrave o Posto de Comando será acionado de imediato”.

Quanto à vacinação, estava prevista vacinação para o pessoal docente e não-docente das escolas do concelho, que foi desmarcada em todo o país. Nesta segunda-feira, dia 12, conforme dados cedidos pela autarca tomarense, o centro de vacinação tinha vacinas suficientes para administrar até esta terça-feira à tarde.

“Ainda não sabemos quando chegarão mais para continuar o resto da semana o processo de vacinação no centro. Ainda não recebemos comunicação oficial nem da taskforce, nem do ACES Médio Tejo – a quem compete operacionalizar o Plano de Vacinação – se se poderá retomar a vacinação aos docentes e não-docentes das escolas no fim-de-semana. Aguardamos instruções”, afirmou a edil.

Nas últimas duas semanas registaram-se 11 novos casos positivos à covid-19 no concelho de Tomar. Segundo dados do boletim enviado pela Unidade de Saúde Pública do ACES Médio, recuperaram 2419 pessoas dos 2490 casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2 registados desde março de 2020.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres: o conhecimento e o saber, a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

COMENTÁRIOS

Please enter your comment!
O seu nome