Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Domingo, Setembro 19, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Covid-19 | Testagem à população de Constância e Montalvo inicia-se esta terça-feira (c/áudio)

O Município de Constância vai proceder à testagem de toda a população à covid-19 nas freguesias de Montalvo e Constância, depois de concluída a campanha na freguesia em Santa Margarida da Coutada. Ao mediotejo.net, o presidente da Câmara Municipal admite que esta é uma medida de “segurança e precaução”, sobretudo para a deteção de casos de pessoas assintomáticas.

- Publicidade -

- Publicidade -

Depois de três dias de testagem à covid-19 à população da freguesia de Santa Margarida da Coutada, campanha que detetou oito casos positivos – todos assintomáticos –, o Município de Constância vai avançar a partir desta terça-feira, 27 de julho, com a testagem nas restantes freguesias do concelho: Constância e Montalvo.

Uma opção da autarquia justificada pelo autarca Sérgio Oliveira como “uma medida de segurança e de precaução”, tendo também em conta que, apesar de 83% dos casos ativos do concelho terem estado concentrados em Santa Margarida, não deixou de haver casos nas restantes freguesias, apesar de “residuais”.

- Publicidade -

“Todas as recomendações da Direção Geral da Saúde vão no sentido de esporadicamente a população ser testada e, por uma questão de equidade e de precaução, foi opção da Câmara avançar com a testagem também quer na freguesia de Montalvo quer na freguesia de Constância”, disse, em declarações ao mediotejo.net.

ÁUDIO | Sérgio Oliveira, presidente da CM Constância

A testagem nas freguesias de Constância e Montalvo vai funcionar à semelhança daquilo que aconteceu em Santa Margarida, ou seja, os munícipes podem deslocar-se nas suas viaturas e serem testados dentro do veículo (modo preferencial) ou podem deslocar-se a pé, sendo que neste caso é aconselhado o pré-agendamento – que pode ser feito através dos contactos 249 739 367 ou 964 112 560. Em qualquer um dos casos, é necessário acompanhar-se do cartão de cidadão ou bilhete de identidade e cartão de utente.

Com testagem a decorrer entre as 09h30 e as 16h00, em Montalvo esta ação vai decorrer nos dias 27 e 28 de julho, na Casa do Povo de Montalvo. Já em Constância, os testes à covid-19 vão acontecer no Pavilhão Desportivo Municipal, a 29 de julho.

A testagem, que decorre em articulação com o Centro Hospitalar do Médio Tejo e com a autoridade de saúde local, é voluntária, mas o presidente do Município apela à adesão dos munícipes. “O que nós queremos é que as pessoas adiram, que participem na testagem porque é um recurso que a autarquia está a pôr à disposição de todos (…) e é um procedimento que todos devem usufruir do mesmo”, diz Sérgio Oliveira.

O autarca sublinha ainda a importância da testagem para detetar casos assintomáticos: “É benéfico fazer esta testagem porque as pessoas que não têm sintomas continuam a fazer a vida normal e daí pode advir algum tipo de problemas”.

Atualmente com cerca de três dezenas de casos ativos de covid-19 em todo o concelho, segundo dados revelados pelo autarca, a larga maioria ainda a concentrar-se na freguesia de Santa Margarida da Coutada. Sérgio Oliveira admite que é preciso esperar para perceber se a tendência vai ser de decréscimo ou aumento do número de casos positivos, situação que depende também da testagem a ser realizada nos próximos dias.

Ao nosso jornal, o edil elucida ainda que a maioria dos casos detetados até então estão maioritariamente relacionados com transmissão comunitária e familiar.

“Após a análise dos testes que foram realizados na freguesia de Santa Margarida, efetivamente o número de casos detetados foi muito mais de transmissão comunitária e familiar do que propriamente devido ao casamento que aconteceu – diretos do casamento houve, se calhar, um ou dois casos”, expôs.

NOTÍCIA RELACIONADA

Covid-19 | Freguesia de Santa Margarida (Constância) não vai ter cerca sanitária (c/ÁUDIO)

Abrantina mas orgulhosa da sua costela maçaense, rumou a Lisboa com o objetivo de se formar em Jornalismo. Foi aí que descobriu a rádio e a magia de contar histórias ao ouvido. Acredita que com mais compreensão, abraços e chocolate o mundo seria um lugar mais feliz.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome