Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Setembro 18, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Covid-19 | Surto em Sardoal tem oito casos positivos em casa de acolhimento (C/ÁUDIO)

O Município de Sardoal registou na quarta-feira mais sete casos positivos de SARS-CoV-2 devido a um surto numa casa de acolhimento para idosos, disse ao mediotejo.net o presidente da Câmara, Miguel Borges. No total serão já oito o número de pessoas infetadas, sendo que os utentes deste lar já receberam a 1ª dose da vacina contra a covid-19.

- Publicidade -

- Publicidade -

Confirmando os sete casos positivos numa casa de acolhimento em Sardoal, Miguel Borges explicou tratar-se de utentes, profissionais e os proprietários da casa de acolhimento que “estão todos assintomáticos”, estando a ser “acompanhados pela saúde pública e pela proteção civil”. O presidente da Câmara disse ainda que o médico de família “está a monitorizar” as pessoas infetadas.

ÁUDIO: MIGUEL BORGES, PRESIDENTE CM SARDOAL:

- Publicidade -

Os casos positivos encontram-se “isolados”, segundo o autarca, mantendo-se “todas as pessoas na casa de acolhimento, que tem condições para isso”. No dia 10 de março os casos que testaram negativo voltam a repetir o teste de despiste.

Miguel Borges deu conta de terem sido realizados “10 testes” na terça-feira, 2 de março, registando-se ainda “dois inconclusivos e um negativo” sendo “várias” as pessoas que estão em vigilância devido aos contactos diretos.

De acordo com o presidente, o surto foi detetado quando “um dos utentes foi ao hospital onde testou positivo” para a covid-19, o que levou à bateria de testes no sentido de despistar a doença.

Miguel Borges referiu ainda que os utentes daquela casa de acolhimento já receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19.

Ao todo, no dia 3 de março, estavam oito casos ativos da covid-19 no concelho de Sardoal e 11 pessoas em vigilância ativa. Desde o inicio da pandemia, o município de Sardoal contabiliza um total de 174 casos positivos, dos quais 157 pessoas já foram dadas como recuperadas da doença. Há cinco óbitos confirmados neste último ano devido à covid-19.

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome