Um surto de covid-19 já infetou um total de 25 elementos do plantel do Sertanense FC, entre jogadores, treinadores e colaboradores, estando toda a equipa em isolamento profilático, disse hoje o presidente do clube da Sertã, que disputa a série E do Campeonato de Portugal.
“Tenho 25 pessoas infetadas, é o plantel todo, apenas dois jogadores testaram negativo porque, por ironia, estavam lesionados, de resto estão todos os outros, incluindo jogadores, equipa técnica e da logística”, disse Paulo Farinha, presidente do Sertanense.
Neste momento, afirmou o dirigente desportivo, “nenhuma situação implica cuidados de saúde hospitalares”, tendo Paulo Farinha também entrado em isolamento e realizado hoje o teste de despiste ao novo coronavírus, apesar de não ter sintomas e de ter estado com a equipa apenas na última jornada, disputada a 06 de janeiro, em Cernache do Bonjardim.
ÁUDIO: PAULO FARINHA, PRESIDENTE DO SERTANENSE FC:
“Estão todos em isolamento, pelo que estamos a fazer chegar alimentação a toda a gente e estamos vigilantes relativamente a uma situação que é frustrante e que nem no pior dos meus pensamentos pensei que alguma vez pudesse acontecer”, disse Paulo Farinha, tendo concluído com um apelo a que “todos se protejam” e que “ninguém minimize o risco”.
Devido a esta situação, o jogo agendado para domingo, dia 17 de janeiro, em Mortágua, referente à 12ª jornada, será adiado para data a definir.
O concelho da Sertã, que integra o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Pinhal Interior Sul (PIS), apresenta na quarta-feira um total acumulado de 396 pessoas infetadas, das quais 202 recuperadas da doença. Na Sertã estavam 192 casos ativos e 190 pessoas em vigilância ativa, havendo ainda registo de dois óbitos, um dos quais ainda sem confirmação se a covid foi a causa da morte. O concelho integra o grupo de municípios de risco ‘muito elevado’.
c/LUSA