O concelho de Alcanena tem mais um surto de covid-19 numa instituição de apoio a idosos. Deste vez é o Centro de Bem Estar Social de Alcanena que, após mais uma ronda de testagens às funcionárias do Serviço de Apoio Domiciliário e aos utentes e funcionários da Residência para Idosos, registou 38 infetados. São 14 funcionárias, de ambos os serviços, e 24 utentes.
Segundo informa a instituição numa nota pública, “estamos a contactar os familiares dos utentes positivos que, de acordo com o Plano de Contingência, estão a ser isolados em duas zonas do lar. As funcionárias positivas estão a cumprir quarentena nos seus domicílios”.
Os testes foram realizados na quarta-feira, 13 de janeiro, às funcionárias do apoio domiciliário e do lar, assim como aos idosos. “Apelamos à vossa compreensão, pois se antes a quantidade de trabalho era significativa, a partir de agora vai aumentar muitíssimo, pelo que pedimos que aguardem com serenidade as nossas informações, pois tal como sabem sempre que houver situações que justifiquem, serão contactados e devidamente informados”, conclui o Centro de Bem Estar Social.
Este é o segundo lar que regista surtos de SARS CoV-2 em Alcanena. O primeiro, em Minde, marcou os meses de novembro e dezembro, tendo resultado no falecimento de 15 idosos.
O último ponto de situação da pandemia no concelho de Alcanena dava conta de 529 casos positivos de Covid-19. Havia ainda 343 casos recuperados, 168 casos ativos e 144 pessoas em vigilância ativa.
O concelho regista ainda oito turmas em confinamento do Agrupamento de Escolas de Alcanena, em resultado de casos positivos em oito alunos e três funcionários.