Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Sexta-feira, Julho 30, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Covid-19 | Sertã recua no desconfinamento apesar da redução do número de casos

Entre os 10 concelhos que recuam em termos de desconfinamento está o da Sertã, conforme decisão de hoje do Conselho de Ministros tomada com base na taxa de incidência de casos de covid-19. É um dos concelhos de baixa densidade que regista, pela segunda avaliação consecutiva, uma taxa de incidência superior a 240 casos por 100 mil habitantes.

- Publicidade -

Isto apesar de se ter registado, do dia 16 para o dia 17, uma redução significativa do número de casos ativos, que passou de 38 para 26, segundo os números revelados pela Unidade Local de Saúde de Castelo Branco. No entanto, as restrições são definidas de acordo com os dados acumulados, sendo que Cernache do Bonjardim chegou a registar mais de 50 casos de Covid-19, obrigando ao isolamento de mais de 300 pessoas e ao encerramento de uma fábrica e várias escolas e jardins de infância.

Da parte da Câmara Municipal da Sertã não foi possível obter qualquer declaração sobre a situação da pandemia e as medidas tomadas pelo Governo.

- Publicidade -

Filomena Bernardo, presidente da União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, disse ao mediotejo.net que confia nas decisões e medidas adotadas pelas autoridades de saúde. Destaca o sentido de responsabilidade da população e a aceitação das restrições numa lógica de que é preferível restringir agora para depois se poder alargar.

Perante a decisão do Conselho de Ministros desta quinta feira, aplicam-se regras específicas de controlo da pandemia como seja a restrição de os restaurantes, cafés e pastelarias só poderem funcionar até às 22h30 (no interior, com um máximo de 6 pessoas por grupo; em esplanada, 10 pessoas por grupo).

O comércio a retalho alimentar e não alimentar só pode estar aberto até às 21h00.

O teletrabalho é obrigatório quando as atividades o permitam e os casamentos e batizados só podem ter 50 % da lotação.

22h30 é a hora limite para os espetáculos culturais e quanto a eventos em espaços exteriores há diminuição de lotação, a definir pela Direção-Geral da Saúde.

De resto, é permitida a prática de todas as modalidades desportivas, sem público e a prática de atividade física ao ar livre e em ginásios.

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome