Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Sábado, Setembro 18, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Covid-19 | Sardoal sem cerca sanitária mas equipamentos municipais vão continuar encerrados (C/ÁUDIO)

Apesar de não se confirmarem as piores expectativas sobre os resultados dos 800 testes feitos à comunidade de Sardoal, o número de casos ativos (15) ao dia de sábado mantém o concelho em estado de alerta com um índice de transmissibilidade (Rt) de 374 por 100 mil habitantes, ou seja muito superior ao limite de 240 casos previstos para os territórios de baixa densidade. A terem-se confirmado os 15 casos erroneamente avançados devido a erro laboratorial, ontem corrigido, Sardoal estaria hoje com o pior índice a nível nacional.

- Publicidade -

- Publicidade -

Aliás, sete turmas foram mesmo enviadas para casa a partir da informação de que haveria 15 novos casos na sexta-feira em ambiente escolar (apenas se confirmaram dois), e as autoridades preparavam-se para encerrar a escola e colocar todos os alunos em casa a partir de segunda-feira, tendo a retificação de ontem travado o processo. A situação seria tão grave que a questão de uma cerca sanitária em Sardoal não foi colocada de parte pelas autoridades de saúde. Quem se antecipou foi a autarquia, com o presidente da Câmara a decidir encerrar na sexta-feira, com “efeitos imediatos”, todos os equipamentos municipais para tentar travar o aumento de novos casos de infeção no concelho. No sábado, apesar de não se confirmar o total de 15 novos casos, Miguel Borges disse ao mediotejo.net que a situação continua a preocupar de tal forma que vai manter todos os equipamentos municipais encerrados, a par dos parques infantis, até que a situação melhore. 

ÁUDIO | MIGUEL BORGES, PRESIDENTE CM SARDOAL

- Publicidade -

“Considerando o aumento de casos positivos para covid-19 no concelho e no exercício das minhas competências determino o imediato encerramento temporário dos seguintes Equipamentos Municipais: Biblioteca; Cá da Terra; Centro Cultural; Parque Desportivo Municipal; e Piscina Municipal”, pode ler-se num despacho assinado pelo presidente da Câmara Municipal de Sardoal, a que juntou o encerramento de todos os parques infantis.

Tendo em conta a elevada taxa de incidência, que era ontem superior a 370 casos por 100 mil habitantes, e de novos casos diários de infeção no concelho (hoje há registo de mais um caso positivo), as autoridades de saúde decidiram efetuar cerca de 800 testes de despiste à comunidade, tendo dali resultados dois casos positivos e um inconclusivo ao dia de ontem, todos em ambiente escolar, em alunos e num professor.

No sábado, a Proteção Civil Municipal, a que Miguel Borges preside na qualidade de presidente da Câmara, lançou um comunicado à população explicando a situação do erro laboratorial e apelando À serenidade e ao cumprimento das regras emanadas pela DGS.

 

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome