Covid-19 | Primeiro caso em Gavião detetado em funcionário municipal

Largo do Município de Gavião. Até este sábado, dia 11 de abril, não há casos de covid-19 no concelho. Foto: mediotejo.net

O concelho de Gavião registou o primeiro infetado pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) confirmou ao mediotejo.net o presidente da Câmara Municipal de Gavião, José Pio. Trata-se de um homem, funcionário da Câmara Municipal de Gavião, e que estava “de baixa médica há vários meses” devido a uma rotura num menisco.

Contudo, o presidente nota que o homem, que foi submetido a um primeiro teste com resultado positivo esta segunda-feira, irá repetir a análise na próxima segunda-feira, após a Páscoa, porque “segundo o Dr. Cabaço, Delegado de Saúde de Gavião, o teste não é 100% conclusivo”, podendo, portanto, resultar em diferente diagnóstico.

O doente, a ser acompanhado no domicílio, “está bem”, assegurou José Pio que falou com o homem, de 55 anos, na manhã desta quarta-feira. Como sintomas “apresentava tosse, nariz a pingar, garganta seca com alguma dor. O teste deu positivo e agora ficará três semanas isolado se os sintomas não se agravarem. Nesse caso terá de recorrer ao Serviço Nacional de Saúde”, indica o presidente.

PUB

Segundo José Pio suspeita-se que “terá sido infetado em Lisboa, onde foi a uma consulta” e neste momento “a esposa e o filho estão a realizar o teste” para a covid-19. Os resultados serão revelados amanhã.

A mulher trabalha na Santa Casa da Misericórdia de Gavião. “Felizmente tem estado fora” devido à rotatividade das equipas de trabalho, diz o presidente. “Entrava hoje ao serviço, mas já não entrou, mantendo-se a mesma equipa ao serviço até sabermos o resultado dos testes”.

Se também as análises se revelarem positivas “vamos agir em conformidade”, assegurou José Pio. “Estamos expectantes mas temos tudo preparado”, afirmou.

Perante tal cenário, a direção da Santa Casa da Misericórdia de Gavião decidiu, então, manter a trabalhar a equipa que esteve ao serviço nos últimos 7 dias. “Hoje é o oitavo” explicou Júlio Soares ao mediotejo.net. “Não podíamos correr o risco de colocar ao serviço funcionárias que estiveram em contacto com a funcionária” que aguarda o resultado do teste ao novo coronavírus, explicou o responsável.

Mas a direção avançou com outras medidas. “Dos sete sectores existentes, foram isolados dois sectores, onde a funcionária em causa esteve ao serviço. Estas medidas foram tomadas estando em contacto com a Delegada de Saúde, com a Segurança Social e com a Câmara Municipal. Estamos todos a trabalhar em rede” refere Júlio Soares.

Na Santa Casa da Misericórdia, que mantém duas Estruturas Residências Para Idosos em Gavião – a ERPI de São Francisco e a ERPI de Nossa Senhora dos Remédios –, o Lar da Comenda e uma Creche e ainda um Jardim de Infância com Pré-escolar trabalham, no total, 146 funcionários.

As ERPI de Gavião somam 138 utentes, no Lar da Comenda estão 40 idosos e as crianças são 39; 20 no Jardim de Infância e Pré-escolar e 19 na Creche.

O plano de contingência da Santa Casa da Misericórdia foi ativado no dia 10 de março, evitando, nomeadamente as visitas aos idosos.

Até esta terça-feira, dia 7 de abril, havia no Alto Alentejo, em 15 municípios, cinco casos positivos a registar, três em Elvas e dois em Portalegre. Hoje, dia 8, confirma-se o primeiro caso em Gavião.

Entretanto, a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) anunciou esta quarta-feira que entraram em funcionamento três centros de diagnóstico da covid-19 para dar resposta aos utentes que residem nos 15 concelhos que compõem o distrito de Portalegre.

Em comunicado, a ULSNA explica que está instalado um centro de diagnóstico no Núcleo Empresarial da Região de Portalegre (NERPOR), com o objetivo de dar resposta aos utentes dos concelhos de Portalegre, Castelo de Vide, Marvão, Crato, Nisa, Monforte e Arronches.

Em Elvas, está instalado um centro de diagnóstico no Coliseu Comendador Rondão de Almeida para dar resposta aos utentes daquele concelho e aos de Fronteira, Sousel e Campo Maior.

Já o centro de diagnóstico de Ponte de Sor, instalado no estádio municipal, vai dar resposta aos utentes daquele concelho e de Avis, Alter do Chão e Gavião.

c/Lusa

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here