O presidente da Câmara de Almeirim está em isolamento profilático, tendo tido confirmação de infeção com o novo coronavírus depois de resultados contraditórios em três testes rápidos. Também o presidente da Câmara do Cartaxo, município da Lezíria do Tejo, acusou positivo à covid-19.
Pedro Ribeiro disse à Lusa que, depois de o seu vice-presidente, Paulo Caetano, ter tido resultado positivo no teste ao vírus SARS-CoV-2, na quinta-feira passada, apresentando sintomas ligeiros, ele próprio fez um primeiro teste rápido que deu negativo.
Contudo, por sentir ligeiros sintomas confundíveis com os atribuídos à doença covid-19, o autarca repetiu o teste, tendo o resultado sido positivo, mas, por recomendação médica, fez terça-feira um teste PCR por ser mais fiável, tendo conhecido ontem o resultado, disse.
Pedro Ribeiro afirmou que terça-feira foram testados todos os trabalhadores que se têm mantido em trabalho presencial no município, tendo os resultados sido todos negativos.
O autarca afirmou que têm sido cumpridas todas as regras impostas pela Direção Geral da Saúde, continuando a trabalhar a partir de casa.
Covid-19 | Presidente da Câmara do Cartaxo infetado
O presidente da Câmara do Cartaxo, um vereador, assim como um elemento do gabinete de apoio e o presidente da União de Freguesias de Ereira e Lapa também estão infetados com o novo coronavirus.
Em comunicado, o município do Cartaxo refere que, depois do resultado positivo no teste realizado pelo vereador Pedro Nobre, conhecido na segunda-feira, dia 18 de janeiro, as autoridades de proteção civil e de saúde identificaram os contactos de risco do autarca, tendo nesse dia sido colocados em isolamento preventivo oito elementos do município.
Os testes realizados na terça-feira, cujo resultado foi conhecido ao final do dia de quarta-feira, indicaram que estão infetados com o SARS-CoV-2 o presidente da Câmara, Pedro Magalhães Ribeiro, e um elemento do gabinete de apoio à vereação, bem como o presidente da União de Freguesias Ereira e Lapa, João Nunes, que realizou na quinta-feira um teste rápido.
O município afirma que o estado de saúde do vereador Pedro Nobre, que apresentou sintomas no fim de semana passado, “está a evoluir favoravelmente” e que, quer o presidente da Câmara, quer o elemento do gabinete de apoio, “não apresentam fortes sintomas da doença”.
“Considerando os resultados positivos, o presidente da Câmara Municipal, ouvido o Serviço Municipal de Proteção Civil, decidiu encerrar hoje os serviços municipais do edifício-sede, que reabriram segunda-feira, depois de efetuada a necessária descontaminação”, é referido na nota.
A reabertura foi assegurada pelas equipas que se encontravam rotativamente em teletrabalho, em conformidade com o Plano de Contingência Municipal.
No comunicado é ainda referido que foi solicitada a “testagem a todos os trabalhadores que estiveram em trabalho presencial nas últimas duas semanas”.
Os serviços continuaram a funcionar em teletrabalho e a manter o atendimento pelos canais digitais criados desde o início da pandemia de covid-19, é acrescentado.
Agência de Notícias de Portugal