Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Terça-feira, Agosto 3, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Covid-19 | Mais 43 casos na região, com Sertã a passar “linhas vermelhas” do risco de contágio

São já 6 os concelhos, entre os 13 do Médio Tejo, que ultrapassaram os limites estabelecidos para o nível de risco em que se encontravam na última quinta-feira, data em que o Governo revelou as listagens da sua atualização quinzenal.

- Publicidade -

Hoje foi a Sertã, com mais 14 casos reportados, a juntar-se a Alcanena, Entroncamento, Ourém e Tomar, em níveis de risco “elevado” (laranja), quando há 8 dias estavam em risco “moderado” (branco) – excepto Ourém, que o Governo já colocara em “situação de alerta”, um patamar intermédio antes de serem atingidos os valores mais gravosos.

Também Constância estava já em risco “elevado”, mas passou no domingo a valores de risco “muito elevado”, o que deu origem a uma campanha de testagem a toda a população da freguesia de Santa Margarida da Coutada, iniciada já esta manhã. Constância apresenta hoje um valor de 720 casos por cada 100 mil habitantes, o triplo dos 240 fixados como limite para os territórios de baixa densidade populacional.

- Publicidade -

Segundo os cálculos que o mediotejo.net realiza diariamente, com base nos dados oficiais das autoridades de saúde locais, Alcanena apresenta hoje 125 casos por cada 100 mil habitantes, Entroncamento 139 e Tomar 131.

No extremo oposto, na melhor situação possível, encontra-se agora o Sardoal, com nível zero de risco, por não ter nenhum caso ativo reportado nos últimos 14 dias.

Nas últimas 24 horas foram reportados 43 novos casos na região do Médio Tejo, em Abrantes (4), Alcanena (2), Constância (4), Entroncamento (1), Ferreira do Zêzere (1), Ourém (4), Sertã (14), Tomar (4), Torres Novas (7), Vila de Rei (1) e Vila Nova da Barquinha (1).

Há hoje 455 pessoas em vigilância ativa no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo, a que se juntam 54 na Sertã e 17 em Vila de Rei, que pertencem ao Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior Sul, totalizando 526 pessoas em acompanhamento pelas autoridades de saúde na região do Médio Tejo, no total.

O maior número de pessoas em isolamento profilático regista-se hoje em Ourém (147), seguindo-se Abrantes (85) e Torres Novas (80), onde o número de casos tem vindo a crescer também de forma assinalável.

Desde o início da pandemia foram registados 14.559 casos de infeção pelo SARS-CoV-2 na região do Médio Tejo, com 13.736 recuperados e 397 óbitos. Há neste momento 426 casos ativos.

Mais 4.376 infeções, número diário mais alto desde fevereiro

Portugal registou nas últimas 24 horas 4.376 infeções por SARS-CoV-2, novo máximo diário desde fevereiro, 13 mortes atribuídas à covid-19 e mais 13 internamentos com a doença, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

Hoje estão internadas 867 pessoas, 171 das quais em unidades de cuidados intensivos, de onde saíram seis pessoas nas últimas 24 horas.

A maioria das novas infeções por SARS-CoV-2 (1744) regista-se hoje na região de Lisboa e Vale do Tejo, enquanto no Norte há mais 1.592 pessoas contagiadas.

*C/Lusa

Sou diretora do jornal mediotejo.net e da revista Ponto, e diretora editorial da Médio Tejo Edições / Origami Livros. Sou jornalista profissional desde 1995 e tenho a felicidade de ter corrido mundo a fazer o que mais gosto, testemunhando momentos cruciais da história mundial. Fui grande-repórter da revista Visão e algumas da reportagens que escrevi foram premiadas a nível nacional e internacional. Mas a maior recompensa desta profissão será sempre a promessa contida em cada texto: a possibilidade de questionar, inquietar, surpreender, emocionar e, quem sabe, fazer a diferença. Cresci no Tramagal, terra onde aprendi as primeiras letras e os valores da fraternidade e da liberdade. Mantenho-me apaixonada pelo processo de descoberta, investigação e escrita de uma boa história. Gosto de plantar árvores e flores, sou mãe a dobrar e escrevi quatro livros.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome