Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Quinta-feira, Outubro 28, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Covid-19 | Hospital de Leiria com nova área para mães ficarem junto dos bebés

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) criou uma nova área dedicada ao recobro e cuidados de puérperas portadoras do vírus Covid-19, e seus recém-nascidos, localizada na Urgência Ginecológica/Obstétrica do Hospital de Santo André (HSA), em Leiria, refere a instituição em nota de imprensa.

- Publicidade -

- Publicidade -

A nova área entrou em funcionamento sexta-feira, dia 19 de fevereiro, e tem uma lotação para duas puérperas e respetivos recém-nascidos, permitindo o alojamento conjunto (mãe e filho/a).

“A nova área permite que a puérpera mantenha o/a seu/sua filho/a junto de si e o/a possa amamentar, se for essa a sua vontade”, explica António Santiago, diretor do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do CHL. “A criação deste novo espaço permite-nos dar uma resposta mais adequada na fase do pós-parto, nos casos de puérperas positivas para a Covid-19, possibilitando a proximidade com o seu bebé logo após o nascimento, conferindo mais humanização num período tão especial em contexto de pandemia”, adianta o médico.

- Publicidade -

No novo espaço as utentes devem cumprir todas as medidas de controlo da infeção como: a obrigatoriedade do uso de máscara; a higiene das mãos e mamas, antes e após a amamentação; a colocação do recém-nascido em berço aberto a dois metros de distância da mãe; e o contacto pele a pele, se for desejo da mãe e após a análise de cada caso, e desde que cumpridas as medidas de higiene, como a lavagem do tórax, refere a mesma informação.

“Esta pequena enfermaria foi adaptada tendo em conta as medidas preconizadas no controlo da pandemia, para conferir mais conforto nos casos de puérperas positivas, e assegura todas as condições de utilização, como os circuitos de entrada e saída, pressão negativa na enfermaria e zona de descontaminação para os profissionais”, garante Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração do CHL.

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome