Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Domingo, Setembro 19, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Covid-19 | Freguesia de Santa Margarida (Constância) não vai ter cerca sanitária (c/ÁUDIO)

Na testagem à população da freguesia de Santa Margarida (Constância) foram realizados 921 testes em 3 dias dos quais resultaram 8 novos casos confirmados, perfazendo assim um total de 34 casos ativos nesta freguesia. A Delegada de Saúde Pública disse ao mediotejo.net que não vai ser necessário implementar uma cerca sanitária na localidade, como se chegou a equacionar.

- Publicidade -

- Publicidade -

Os resultados dos 371 testes realizados na quarta-feira na Aldeia de Santa Margarida, em Constância, detetaram três casos positivos e os 289 testes efetuados na quinta-feira na Portela confirmaram mais 4 casos. Na sexta-feira foram realizados mais 261 testes em Malpique, e os resultados foram hoje conhecidos, tendo revelado mais um caso positivo. Do tal dos cerca de 1500 habitantes, 921 pessoas aderiram à testagem realizada nestes dias.

Os casos positivos confirmados, alguns em crianças com menos de 10 anos e num caso de maior idade num homem de 79 anos, foram contactados pela Autoridade de Saúde e já se encontram em isolamento. Dos cerca de 40 casos ativos no concelho de Constância, a freguesia de Santa Margarida tem hoje um total de 34. A Delegada de Saúde Pública, Maria dos Anjos Esperança, agradeceu a forma como a população aderiu à testagem e disse que não será necessário implementar novas medidas restritivas, bastando que as pessoas cumpram as regras do isolamento para o número de casos começar a baixar.

- Publicidade -

A DELEGADA DE SAÚDE PUBLICA DO ACES MÉDIO TEJO FEZ UM PONTO DE SITUAÇÃO DA TESTAGEM E DA EVOLUÇÃO PANDÉMICA EM SANTA MARGARIDA:

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo registou um total de 72 novos casos de covid-19 nas ultimas 24 horas. Desde 5 de fevereiro que não havia um número de casos diários tão elevado neste ACES.

No ACES Médio Tejo há um total de 13.738 infeções desde o início da pandemia (+72). Ourém tem o maior número de casos, com 3.206 (+14), seguido de Tomar, com 2619 (+11), Torres Novas, com 2117 (+19), Abrantes, com 1703 (+4), Entroncamento, 1192 (+13), Alcanena, 1084 (+1), Ferreira Zêzere, com 625 (+1), Mação, com 450 (-), Vila Nova da Barquinha, com 290 (-), Constância, com 246 (+8), e Sardoal, com 206 (+1).

O ACES Médio Tejo regista um total acumulado de 13.738 pessoas infetadas (+72), 12.837 recuperadas (-), 510 pessoas em vigilância ativa (+12), e 379 óbitos (-).

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome