Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Domingo, Novembro 28, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Covid-19 | Ezequiel Sousa aproveita redes sociais para ensinar a treinar cães à distância

O presidente do Clube Cinófilo do Alentejo (CCA) está a promover aulas online para todo o país sobre como ensinar as pessoas a treinar os seus cães em casa, em tempo de confinamento por via da covid-19. As aulas à distância começaram no início da pandemia e Ezequiel Sousa chega a todo o país através das redes sociais.

- Publicidade -

Natural de Ponte de Sor mas desde muito novo a viver em Tramagal (Abrantes) onde cresceu e estudou até entrar para a Força Aérea, Ezequiel aproveita as redes sociais para levar mais longe os seus ensinamentos para uma relação saudável entre cão e donos nesta altura de pandemia, mostrando, por exemplo, como ensinar os cães a limparem as patas ao entrarem em casa, depois de um pequeno passeio higiénico ou para oxigenar.

Mas, à distância, Ezequiel Sousa, com 36 anos de experiência na arte de ensino e treino de cães, também partilha os seus conhecimentos em situações como fazer necessidades mediante ordem para tal, parar, deitar, ficar quieto no mesmo sítio, andar ao lado à ordem do dono, ou ainda resolver problemas comportamentais ou empurrar a cadeira de rodas de um cidadão portador de deficiência, se for o caso.

- Publicidade -

Fundado há 23 anos para ensinar as pessoas e organizar provas do campeonato nacional e participar nas mais diversas modalidades, “o Clube Cinófilo do Alentejo, neste momento em que todas as famílias por força das circunstâncias se encontram confinadas com os seus animais de estimação, propõe uma forma de ocupar esse tempo”, conta ao nosso jornal Ezequiel Sousa, referindo que é um tempo para “aproveitar para educar, impor regras e corrigir problemas” que os animais possam ter.

“Para isso disponibilizamo-nos para ajudar a ensinar obediência básica, como seja o andar à trela, sentar, deitar, ficar e equilibrar a vida em casa, bem como responder às questões que possam existir e resolver problemas comportamentais”, explica o presidente e um dos fundadores do CCA, tendo feito notar que, assim, “em conjunto, podemos aproveitar o tempo em casa e em família para treinar os nossos cães e assim todos poderem ter algum tempo dedicado ao seu companheiro e em simultâneo criar regras e perceber como o seu cão funciona”.

Ezequiel Sousa integra e apoia também com os seus conhecimentos um projeto de apoio à vida independente (CAVI) no Centro de Paralisia de Beja e na Cercicoa. Foto: DR

“Desta forma damos continuidade ao nosso trabalho semanal e presencial dos fins de semana, agora online através de sms, do nosso Facebook, email (ccalentejo@hotmail.com) whatsup, etc, onde podem deixar as vossas dúvidas e questões para que possamos ajudar seja por mensagem ou vídeo explicativo. Visitem a nossa página vejam alguns videos já realizados para responder a algumas questões e ponham as vossas para ajudarmos a encontrar soluções”, refere Ezequiel Sousa, que integra também um projeto de apoio à vida independente (CAVI) no Centro de Paralisia de Beja e na Cercicoa.

Vamos aproveitar para treinar e conhecer ou resolver problemas dos nossos cães em casa, aproveitando todo este tempo que nos está a ser imposto pela covid-19. E assim VAMOS TODOS FICAR BEM, incluindo os nossos melhore amigos, os nossos cães.

Ezequiel Sousa, natural de Ponte de Sor mas desde tenra idade a viver em Tramagal (Abrantes) onde cresceu e estudou até entrar para a Força Aérea. Foto: DR

De recordar que o CCA tinha previsto fazer de Abrantes este ano 2021 a capital mundial  do Agiliy ao realizar em julho os campeonatos da Europa Júnior, o Open Europeu de Agility e o Mundial de uma só raça, em três fins de semana seguidos.

Tal não deverá ser possível, tendo em conta a evolução da pandemia, e a organização está a ponderar adiar as provas de competição para 2022, em decisão que será anunciada brevemente.

Olá vamos aproveitar e treinar os nossos cães em casa? Vamos corrigir problemas e educar e por regras? Falem connosco através do nosso face ou nosso e-mail ccalentejo@hotmail.com . Vamos aproveitar estes dias em família

Publicado por Clube Cinofilo Do Alentejo em Sábado, 21 de março de 2020

 

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome