Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Sábado, Maio 8, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Covid-19 | Escolas no Entroncamento com cinco turmas em isolamento por casos de infeção (C/ÁUDIO)

A Escola Básica António Gedeão, a Escola Básica do Bonito e a Escola Básica da Zona Verde, no Entroncamento, começaram a semana com turmas em isolamento devido à deteção de casos positivos de covid-19.

- Publicidade -

A informação foi avançada pelo presidente da Câmara Municipal do Entroncamento, Jorge Faria (PS), na reunião do executivo camarário de segunda-feira, 19 de abril. “Neste momento temos cinco turmas neste início de semana em isolamento: duas delas por ter ocorrido na Escola do Bonito uma estudante que ficou positiva; e temos mais três turmas – duas na António Gedeão e uma na Zona Verde”, disse.

No caso da escola António Gedeão, uma das turmas foi para isolamento devido a um teste positivo numa assistente operacional. Já na outra turma da mesma escola em isolamento, os alunos foram mandados para casa “como forma de precaução, porque uma educadora que anda a apoiar estas duas escolas esteve em duas turmas na semana passada”, disse o autarca, referindo-se à turma também em isolamento da Escola da Zona Verde.

- Publicidade -

Sublinhando que a educadora em causa já foi vacinada com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, o autarca referiu que a funcionária apresentava “sintomas muito expressivos”, pelo que “por precaução, a direção da escola, em colaboração com a autoridade de saúde, entendeu que estas três turmas ficassem em isolamento”.

No dia em que se assinalou a retoma das aulas presenciais para os anos de escolaridade que ainda estavam com ensino online, Jorge Faria deixou uma palavra relativamente à vacinação dos profissionais da educação.

Quanto à situação da pandemia na generalidade do concelho, o edil não esconde o estado de alerta quanto ao evoluir da situação. “A situação do Covid-19 na nossa cidade, apesar de ter estado muito controlada e felizmente com pouquíssimos casos – até sábado, tínhamos uma taxa de infeção de 9 casos por 120 mil habitantes, o que é excelente – tivemos ontem três casos positivos e estamos a avaliar as repercussões” disse.

Na semana em que se dá mais um passo em frente no desconfinamento, o autarca lembra que os cuidados são ainda para manter e que, não obstante a existência de “algum incumprimento pontual”, as pessoas têm procurado andar de máscara.

“A generalidade da população cumpre com as regras de distanciamento. Mesmo nas esplanadas, não tenho reporte de grandes abusos”, disse.

O autarca elucidou ainda que a vacinação da população continua a decorrer no centro de vacinação instalado em Torres Novas e, no caso de pessoas com mais de 80 anos ou com dificuldade de deslocação, no Centro de Saúde do Entroncamento (local onde, inclusive, foram vacinados profissionais de saúde no passado fim de semana).

Abrantina mas orgulhosa da sua costela maçaense, rumou a Lisboa com o objetivo de se formar em Jornalismo. Foi aí que descobriu a rádio e a magia de contar histórias ao ouvido. Acredita que com mais compreensão, abraços e chocolate o mundo seria um lugar mais feliz.

- Publicidade -
- Publicidade -

COMENTÁRIOS

Please enter your comment!
O seu nome