Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

Segunda-feira, Setembro 20, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

Covid-19 | Constância em risco muito elevado, autarca apela à responsabilidade e serenidade (c/áudio)

Com uma taxa de incidência de novos casos de covid-19 que o coloca na lista de concelhos em risco muito elevado, o município de Constância recua esta sexta-feira no processo de desconfinamento e vê entrar em vigor um conjunto de medidas restritivas com impacto no comércio, restauração, turismo e cultura, além da proibição de qualquer cidadão circular na via pública após as 23:00.

- Publicidade -

“Era uma situação que já era expectável, atendendo ao número de casos que tivemos nas últimas semanas”. É esta a reação do presidente da Câmara Municipal de Constância em declarações ao mediotejo.net após conhecidas as decisões do Conselho de Ministros. Com uma taxa de incidência superior a 480 casos por cem mil habitantes nos últimos 14 dias, pela segunda avaliação consecutiva, Constância é um dos 45 concelhos de Portugal continental em risco elevado ou muito elevado devido à Covid-19, onde as regras vão apertar a partir desta sexta-feira.

Atualmente com 32 casos ativos de Covid-19 no concelho e 44 pessoas em vigilância ativa, Sérgio Oliveira refere que o aumento do número de casos nas últimas semanas se deve essencialmente à situação que levou ao encerramento dos três centros escolares do concelho – que permanecem à data desta quinta-feira, 1 de julho, encerrados, aguardando-se novas indicações por parte da delegada de saúde.

- Publicidade -

ÁUDIO | Sérgio Oliveira fala ao mediotejo.net sobre recuo no desconfinamento em Constância

Entre as medidas limitadoras anunciadas esta quinta-feira pela ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, após reunião de Conselhos de Ministros, e que se aplicam à vila poema está a limitação da circulação na via pública a partir das 23:00, durante a semana e aos fins-de-semana. O presidente da autarquia constanciense refere que solicitou já ao comandante da GNR a “intensificação da fiscalização no concelho” a este respeito.

Esta limitação, que vigora até entre as 23h00 e as 05h00, pretende reduzir ajuntamentos e não existem exceções, isto é, mesmo pessoas com teste negativo à Covid-19 ou já vacinadas e com certificado digital de vacinação têm igualmente de acatar esta medida.

Entre as restrições aplicadas ao concelho de Constância estão também: o teletrabalho obrigatório quando as atividades o permitam; o encerramento de restaurantes, cafés e pastelarias até às 22h30 durante a semana e às 15h30 aos fins-de-semana e feriados (com um máximo de quatro pessoas no interior por grupo e de seis em esplanada); o encerramento do comércio a retalho até às 21h00 durante a semana, às 15h30 ao fim de semana para retalho não-alimentar e às 19h00 ao fim de semana para retalho alimentar.

É permitida a realização de espetáculos culturais mas com hora de término até às 22h30. No caso dos casamentos e batizados têm lotação de 25%. Já quanto a ginásios, só sem aulas de grupo (havendo a possibilidade da prática de modalidades desportivas de baixo e médio risco).

Ao mediotejo.net, Sérgio Oliveira explana que em termos de equipamentos municipais, a Piscina Municipal já está encerrada e que o Posto de Turismo e o Borboletário irão encerrar às 15:30 aos fins de semana. Os serviços municipais e o Espaço Cidadão mantêm-se com atendimento presencial mediante marcação prévia.

Neste momento de recuo no desconfinamento, o presidente do Município de Constância apela à “responsabilidade de cada um” no cumprimento das regras de distanciamento social, uso de máscara e o evitar de ajuntamentos, deixando ao mesmo tempo uma “mensagem de esperança, calma e serenidade”.

“Que as pessoas tenham confiança no trabalho que as instituições estão a fazer e em conjunto vamos sair de mais esta fase difícil que estamos a atravessar”, disse.

Imagem: CMC

Abrantina mas orgulhosa da sua costela maçaense, rumou a Lisboa com o objetivo de se formar em Jornalismo. Foi aí que descobriu a rádio e a magia de contar histórias ao ouvido. Acredita que com mais compreensão, abraços e chocolate o mundo seria um lugar mais feliz.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome