Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quarta-feira, Setembro 22, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Covid-19 | Constância e Sardoal com luz verde do governo para descerem na escala de risco

Os dados foram divulgados após a reunião de Conselhos de Ministros: o concelho de Constância, que ainda se encontrava na semana passada no grupo de 19 concelhos do país em risco “muito elevado”, passou a estar em risco “elevado”, e o concelho do Sardoal deixou de estar em risco “elevado”, passando a “moderado”.

- Publicidade -

- Publicidade -

Assim, os habitantes de Constância sentem algum alívio mas ainda permanecem sujeitos a regras especiais de confinamento, nomeadamente: teletrabalho obrigatório quando as atividades o permitam; possibilidade de funcionamento de restaurantes, cafés e pastelarias até às 22:30 (no interior com o máximo de seis pessoas por grupo e em esplanada com 10 pessoas por grupo); espetáculos culturais até às 22:30; e possibilidade de funcionamento do comércio a retalho alimentar e não alimentar até às 21:00.

Na região do Médio Tejo todos os outros concelhos permanecem em “risco moderado”, abaixo dos 240 mil casos por cada 100 mil habitantes, mas devem continuar a respeitar as regras impostas nesta fase de desconfinamento: o teletrabalho é recomendado nas atividades que o permitam, o comércio pode funcionar com o horário do respetivo licenciamento, os restaurantes, cafés e pastelarias podem funcionar até à meia-noite para admissão de clientes e 01:00 para encerramento (máximo de seis pessoas no interior ou 10 pessoas em esplanadas), e os equipamentos culturais podem funcionar até à 01:00 (ficando excluído o acesso, para efeitos de entrada, a partir das 00:00), com as salas de espetáculo limitadas a uma lotação de 50%.

- Publicidade -

Outras das regras que se aplicam nesta etapa dizem respeito aos transportes públicos, que podem circular com lotação de dois terços ou com a totalidade da lotação no caso de terem exclusivamente lugares sentados (táxis e viaturas de transporte em veículos descaracterizados a partir de plataformas eletrónicas – TVDE – com lotação limitada aos bancos traseiros), a lotação para casamentos e batizados continua a estar limitada a 50% do espaço, e a prática desportiva passa a poder ter público no caso das modalidades amadoras, com lugares marcados e lotação restrita a 33% do espaço.

Na região registaram-se 15 casos positivos nas últimas 24 horas: Entroncamento (4), Mação (2), Ourém (5), Tomar (2) e Vila Nova da Barquinha (2).

Há 457 pessoas em vigilância ativa no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo, a que se juntam 11 em Vila de Rei e 8 na Sertã, concelhos que pertencem ao Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior Sul.

Segundo os cálculos que o mediotejo.net realiza diariamente, o risco de transmissão da covid-19 mantém-se moderado em todos os concelhos, exceto em Constância.

Portugal com nove mortes e 3.269 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje nove mortes atribuídas à covid-19 e 3.269 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, segundo a Direção-Geral da Saúde.

Os dados revelam que houve uma diminuição no número de internamentos em enfermaria e um aumento em cuidados intensivos.

No boletim epidemiológico da DGS assinala-se que estão internadas 599 pessoas com covid-19, menos quatro do que na quarta-feira, 136 das quais em unidades de cuidados intensivos, mais seis.

A área de Lisboa e Vale do Tejo tem 48,1% do total das novas infeções, concentrando 1.574 novos casos.

As nove mortes nas últimas 24 horas ocorreram na região de Lisboa e Vale do Tejo (7), na região Norte (1) e na região Centro (1).

No que respeita às faixas etárias seis das vítimas mortais tinham mais de 80 anos e três entre os 70 e os 79.

Do total de 3.269 novos casos nas últimas 24 horas, 319 foram crianças entre os 0 e os 09 anos, 485 entre os 10 e os 19, 830 entre os 20 e os 29 anos, 595 entre os 30 e os 39 anos, 527 entre os 40 e os 49 anos, 234 entre os 50 e os 59 anos, 152 entre os 60 e os 69 anos, 82 entre os 70 e os 79 anos e 40 com mais de 80 anos.

Os dados divulgados pela DGS mostram também que há mais 1.605 casos ativos, totalizando 41.863 e que 1.655 pessoas foram dadas como recuperados nas últimas 24 horas, o que aumenta o total nacional para 840.297 recuperados.

Desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram em Portugal 17.135 pessoas e foram registados 899.295 casos de infeção.

*C/Lusa

Sou diretora do jornal mediotejo.net e da revista Ponto, e diretora editorial da Médio Tejo Edições / Origami Livros. Sou jornalista profissional desde 1995 e tenho a felicidade de ter corrido mundo a fazer o que mais gosto, testemunhando momentos cruciais da história mundial. Fui grande-repórter da revista Visão e algumas da reportagens que escrevi foram premiadas a nível nacional e internacional. Mas a maior recompensa desta profissão será sempre a promessa contida em cada texto: a possibilidade de questionar, inquietar, surpreender, emocionar e, quem sabe, fazer a diferença. Cresci no Tramagal, terra onde aprendi as primeiras letras e os valores da fraternidade e da liberdade. Mantenho-me apaixonada pelo processo de descoberta, investigação e escrita de uma boa história. Gosto de plantar árvores e flores, sou mãe a dobrar e escrevi quatro livros.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome