Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Domingo, Agosto 1, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Covid-19 | Constância com centros escolares fechados, autarca apela à serenidade (c/áudio)

Após a deteção de nove casos positivos de infeção por Covid-19 no Agrupamento de Escolas de Constância, situação que levou ao encerramento dos três centros escolares do concelho, o presidente do Município apela à serenidade, admitindo que esta não será uma situação “espalhada pela comunidade” e que a autarquia está em articulação com a delegada de saúde para a eventual tomada de novas medidas. Contactada pelo mediotejo.net, a diretora do Agrupamento de Escolas dá conta de que esta segunda-feira as turmas regressaram ao ensino online, estando em curso uma testagem a toda a comunidade escolar.

- Publicidade -

“Estou neste momento a fazer a listagem dos alunos a serem chamados para testagem”, disse esta manhã ao mediotejo.net Olga Antunes, diretora do Agrupamento de Escolas de Constância. O Agrupamento vai testar toda a comunidade escolar durante esta semana, inclusivamente os alunos que já terminaram as aulas “vão ser chamados às escolas para testagem”.

Depois do aparecimento de nove casos positivos de Covid-19 no Agrupamento – que levou ao encerramento esta segunda-feira dos centros escolares de Constância, Montalvo e Santa Margarida -, a responsável elucida que o único estabelecimento escolar que não foi encerrado foi a Escola Secundária Luís de Camões e que as restantes escolas foram encerradas “por prevenção”.

- Publicidade -

“A primeira turma onde foi identificado um caso positivo foi na quarta-feira, e depois na sexta-feira mais duas turmas – cada uma com um caso – mas entretanto fizeram testes no sábado e foram detetados 9 positivos em alunos e um adulto”, relembra ao mediotejo.net, elucidando que os casos detetados estão atualmente “todos assintomáticos”.

O primeiro caso detetado foi no Centro Escolar de Santa Margarida da Coutada, onde está a funcionar o pré-escolar, o 1.º ciclo e também o 2-º ciclo (que para aí foi transferido devido à logística inerente ao cumprimento das normas de segurança no âmbito da pandemia). Após a deteção dos casos positivos, as turmas ainda em período escolar regressaram esta segunda-feira ao ensino online.

ÁUDIO | Olga Antunes em declarações ao mediotejo.net

Em isolamento durante 15 dias, ou seja, até 3 de julho, está “todo o pré-escolar e 1.º ciclo, e o 2.º ciclo – por partilhar o espaço com o 1.º ciclo onde estavam identificados os casos”, disse Olga Antunes. A diretora do Agrupamento de Escolas de Constância apela à calma dos encarregados de educação, sublinhando que importa agora testar para perceber “se os números são maiores ou se são só mesmo estes”.

Da parte da autarquia constanciense, o presidente Sérgio Oliveira admite ao mediotejo.net que apesar de esta ser uma situação que não “nos deixa confortáveis ou descansados”, não é caso para alarmismos.

“No nosso entendimento, não é uma situação que esteja espalhada pela comunidade, são situações localizadas nos estabelecimentos de ensino”, disse, referindo que se aguardam indicações por parte das autoridades de saúde no sentido de perceber se se justifica, por exemplo, o encerramento de equipamentos municipais.

ÁUDIO | Sérgio Oliveira em declarações ao mediotejo.net

O autarca elucidou que neste momento os equipamentos municipais, nomeadamente as piscinas, onde existem relatos de cruzamento de alunos em causa, continuam a funcionar, pelo menos até ao momento, sendo que a tomada de medidas mais rígidas como o encerramento de parques infantis será algo que terá de ser alvo primeiramente de auscultação à delegada de saúde “no sentido de perceber se se devem manter em funcionamento ou se os devemos encerrar e assim que tenhamos esse parecer agiremos em conformidade”.

Abrantina mas orgulhosa da sua costela maçaense, rumou a Lisboa com o objetivo de se formar em Jornalismo. Foi aí que descobriu a rádio e a magia de contar histórias ao ouvido. Acredita que com mais compreensão, abraços e chocolate o mundo seria um lugar mais feliz.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome