- Publicidade -
Sexta-feira, Janeiro 21, 2022
- Publicidade -

Covid-19 | Constância prolonga período de apoios a associações e empresas

A Câmara Municipal de Constância aprovou por unanimidade um conjunto de medidas extraordinárias de apoio às associações, coletividades e empresas do concelho para fazer face aos impactos negativos da Covid-19. As medidas têm aplicação, para já, até junho de 2022.

- Publicidade -

- Publicidade -

“A principal razão para o prolongamento das medidas é que vivemos ainda uma situação de grande instabilidade a vários níveis fruto do Covid-19 e as empresas, o comércio local, associações e coletividades ainda estão arredadas de poder fazer um conjunto de iniciativas para gerar receitas”, explana ao mediotejo.net o presidente da Câmara Municipal de Constância, Sérgio Oliveira.

A continuidade do pacote de medidas de apoio foi aprovada por unanimidade na sessão camarária de 5 de janeiro e representam, nas palavras do autarca, uma forma “de a Câmara continuar a apoiar quer o tecido empresarial quer as associações e coletividades do concelho”.

- Publicidade -

Na prática, foram deliberadas a manutenção da isenção das taxas fixas da água, saneamento e resíduos para as associações, coletividades e empresas do concelho. “Para todas as empresas, desde grandes a pequenas”, esclarece o edil.

Também até junho de 2022 mantém-se a redução de 50% das rendas para os agentes de comércio e serviços que funcionam em espaços arrendados pela Câmara e que estão em funcionamento. Já no caso dos espaços encerrados, fruto do contexto pandémico (e que são, segundo Sérgio Oliveira, “muito poucos neste momento”) a isenção é de 100% na renda.

- Publicidade -

Questionado pelo mediotejo.net acerca das medidas de apoio às famílias que o Município tem em vigor, o presidente da autarquia constanciense lembrou a existência do tarifário social ao nível da água, resíduos e saneamento, ao qual as famílias com perda de rendimento, podem recorrer.

O autarca lembrou ainda que se mantém ativa a linha de apoio que leva a casa dos munícipes os bens essenciais, em situações de isolamento ou vulnerabilidade. Sob o mote “Não saia de casa, nós vamos por si!”, voluntários disponibilizam-se para ir às compras ou à farmácia, através de solicitação para o contacto 965 228 588, de segunda a sexta-feira.

Dos concelhos que integram o Agrupamento de Centros de Saúde do Médio Tejo, Constância encontra-se em risco muito elevado devido à Covid-19, com uma taxa de incidência de 913 casos por 100 mil habitantes (na linha laranja). Os restantes municípios do ACES Médio Tejo estão todos no nível de risco extremamente elevado (ou seja, na linha vermelha da escala de incidência).

Notícia Relacionada: Covid-19 | Região bate recorde de casos diários mas internamentos caíram 86%

Abrantina com uma costela maçaense, rumou a Lisboa para se formar em Jornalismo. Foi aí que descobriu a rádio e a magia de contar histórias ao ouvido. Acredita que com mais compreensão, abraços e chocolate o mundo seria um lugar mais feliz.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome