No último momento da primeira fase de vacinação contra a covid-19, o presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), Carlos Andrade Costa reconheceu “o esforço de todos os profissionais envolvidos nesta complexa logística”, agradecendo esse mesmo esforço e dedicação. Foram três dias seguidos de vacinação e centenas de profissionais já tomaram a primeira dose. Daqui a 21 dias serão chamados para a 2ª toma e as pessoas só serão consideradas vacinadas 14 dias após as duas tomas.
Carlos Andrade Costa salienta, no entanto, que “este, sendo um momento de esperança, não é, ainda, o momento da passagem do Cabo das Tormentas. Já vemos o Cabo das Tormentas, mas ainda não o vimos. Temos de manter todas as medidas de proteção, o uso da máscara, o distanciamento social, a higienização das mãos, a restrição nos contactos para que esta fase seja ultrapassada por completo”.
Maria Ferreira, auxiliar de ação médica no Serviço de Medicina 2, foi a primeira de 200 profissionais a receber a vacina para a Covid-19 no Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT). “Ser a primeira é um privilégio”, disse em Torres Novas, onde arrancou o Plano de Vacinação Covid-19 nos hospitais do CHMT (Abrantes, Tomar e Torres Novas).
Em comunicado, o CHMT refere que “apesar de uma logística muito complexa necessária para a implantação deste Plano de Vacinação, no CHMT foram vacinados, durante o dia 29 de dezembro, mais de 200 profissionais”.
No plano interno que elaborou para os sucessivos dias de vacinação, o CHMT, além de “privilegiar os profissionais que estão na linha da frente na prestação de cuidados de saúde a doentes de Covid-19”, na Unidade Hospitalar de Abrantes, “integrou também, neste plano, e desde o primeiro dia, profissionais que prestam serviço nas Unidades Hospitalares de Tomar e de Torres Novas”.
Sem medos, Maria Ferreira chegou sorridente, “muito feliz e esperançosa” à Unidade Hospitalar de Torres Novas para receber a primeira vacina covid-19. “Estou muito contente. Esta vacina representa a esperança. É um privilégio ter sido escolhida para ser a primeira a tomar esta vacina. Muito obrigada!”, afirmou, citada na nota informativa do CHMT.
O Conselho de Administração decidiu escolher uma auxiliar de ação médica como primeiro profissional do CHMT para iniciar o Plano de Vacinação Covid 19, uma escolha que “traduz uma forma de homenagear os profissionais que desenvolvendo também uma atividade imprescindível são por vezes pouco valorizados nestes momentos de maiores desafios, como é o combate a esta pandemia”.