Covid-19 | As medidas de contenção anunciadas na região, concelho a concelho

Desinfeção de espaços públicos. Créditos: Câmara Municipal de Abrantes

Os municípios da região têm vindo a anunciar inúmeras medidas de contenção à Covid-19, seguindo as orientações da Direção-Geral da Saúde e do Governo. O mediotejo.net explica-lhe tudo o que mudou na relação com os munícipes e quais os serviços que estão a ser prestados neste documento, sempre em atualização.

PUB

Concelhos do Médio Tejo e concelhos vizinhos/Organização por concelho, listados por ordem alfabética

ABRANTES

PUB
  • Encerrou por tempo indeterminado todos os serviços municipais (Câmara Municipal, postos na Loja do Cidadão, Educação e Ação Social e Comissão de Proteção de Crianças e Jovens e Serviços Municipalizados). Como solução ao atendimento presencial, os cidadãos podem contactar os serviços por telefone ou e-mail. Contacto eletrónico (e-mail: geral@cm-abrantes.pt) ou telefónico através dos números: 241330100; 241330212; 241330213. Na interação com a Câmara, o Município recomenda ainda o recurso aos Abrantes 360 (https://abrantes360.cm-abrantes.pt/).
    Decorrente da lei, os prazos municipais, como a entrega de documentos ou a caducidade de outros serão prolongados. E enquanto o encerramento da tesouraria municipal perdurar, todas as faturas cujo prazo de pagamento expire durante o período de encerramento dos serviços, poderão ser pagas por referência multibanco ou transferência bancária para o IBAN do Município PT50 0035 0003 00000532630 72, devendo neste caso ser remetido comprovativo do pagamento para o endereço eletrónico geral@cm-abrantes.pt. Caso não seja possível o pagamento pelas vias indicadas e findo o prazo, haverá a possibilidade de um acordo através mediante plano de pagamentos, sem acréscimo de juros, pelo período máximo de 12 meses.
  • Além do encerramento ao público de todos os equipamentos municipais desportivos e culturais, a autarquia cancelou a atribuição de licenças ou autorização para a realização de eventos.
  • Cancelamento do Mercado Semanal (grossista e retalhista), mantendo-se aberto o Mercado Municipal (diário).
  • Suspenso o serviço dos “cortes de água”, por dívidas aos Serviços Municipalizados.
    Para assuntos relacionados com falta de água e roturas na rede pública de distribuição de água telefonar ao piquete: 968049316.
  • Cancelada também a cedência de espaços públicos e de autocarros municipais.
  • A utilização do aBUSa passa a ser gratuita por tempo indeterminado e a sua capacidade máxima foi reduzida em 50%. A entrada e saída dos passageiros passa a ser feita apenas pelas portas traseiras. As habituais vendas a bordo deixam de ser possíveis. Adicionalmente, as medidas de limpeza e desinfeção do aBUSa e dos locais de contacto direto com o público foram intensificadas.
  • Suspensão do serviço de recolha de “monos” e verdes.
  • A Câmara Municipal de Abrantes garante refeições aos alunos com apoio social escolar até 13 de abril.
  • As escolas foram encerradas, exceto duas no concelho de Abrantes: Escola Ensino Básico António Torrado (Agrupamento Escola nº 2 Manuel Fernandes) e Escola Ensino Básico Lucília Moita ( Agrupamento nº 1 Solano Abreu), para apoio aos filhos dos profissionais considerados prioritários, como profissionais de saúde, bombeiros e forças de segurança. Outras, na cidade e freguesias rurais, apenas recebem as refeições para distribuir pelos alunos mais carenciados.
  • O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) operacionalizou as medidas do Plano de Contingência, designadamente instalando várias tendas à entrada dos Serviços de Urgência, nas três Unidades Hospitalares do CHMT, na quantidade de três em Abrantes.
  • Foram implementadas outras medidas de contenção à propagação do SARS-2 Covid 19 tendo sido proibidas todas as visitas dos doentes no Internamento e Departamento de Urgência do CHMT. Foi proibido o acompanhamento de doentes em ambulatório e no Departamento de Urgências, a não ser quando seja comprovada a necessidade de acompanhante do doente em virtude dos seu estado de dependência. As consultas externas tenderão a ser não presenciais, ficando essa decisão a cargo do respetivo médico assistente. Os tratamentos de fisioterapia prestados a doentes em regime de ambulatório foram suspensos, revertendo a capacidade existente para os doentes em internamento.
  • O Hospital de Abrantes vai ser o centro de acolhimento dos casos mais graves e combate aos casos mais críticos identificados no CHMT com o novo coronavírus. Para libertar espaço, acolher e tratar de pessoas infetadas, e proteger cidadãos e profissionais, os serviços de Maternidade e o Serviço de Ginecologia/Obstetrícia foram transferidos da Unidade Hospitalar de Abrantes para a Unidade Hospitalar de Torres Novas, e o Serviço de Ortopedia passa para Tomar, ficando os hospitais de Torres Novas e de Tomar como retaguarda.
  • No combate à pandemia causada pela Covid-19, o Governo disponibilizou 41 pousadas da juventude no continente para acolher os profissionais de saúde e das forças de segurança, o que corresponde a mais de 3.500 camas. A Pousada de Abrantes é uma delas.
  • A ANACOM suspende o processo de migração da rede TDT – Televisão Digital Terrestre. No concelho de Abrantes, a mudança de emissores estava agendada para o dia 04 de abril. O processo será retomado assim que as condições associadas à pandemia o permitam.
  • As Juntas e Uniões de Freguesia do concelho, em articulação com as agências funerárias, na salvaguarda da saúde pública elaboraram um documento orientador quanto à realização de funerais: Evitar ao máximo a utilização de casas mortuárias e a realização de velórios privilegiando a ida direta para o cemitério; quando a utilização destas instalações for indispensável é restrita apenas apos familiares diretos, em número máximo de 6 em simultâneo entre as 08h00 e as 20h00; as pessoas devem manter a distância de segurança recomendada (um metro); a urna permanecerá encerrada; devem permanecer dentro do cemitério apenas os familiares diretos, em número mínimo possível, não devendo a urna ser aberta; as pessoas devem evitar dar as condolências através de contacto físico.
  • O Município de Abrantes lança orientações para funerais nos cemitérios do concelho. Assim, a urna deve permanecer sempre fechada. Nos velórios, limitação ao número máximo de 4 pessoas, em simultâneo, no interior do espaço, em respeito pelas normas emanadas pela DGS. Nos cemitérios, limitação ao número máximo de 10 pessoas nas cerimónias fúnebres de falecidos, excluindo os trabalhadores da agência funerária e da freguesia, ou por estes contratados, que deverão ser o número mínimo e estritamente necessário, para a realização dos procedimentos habituais.
  • Abrantes vai proceder à isenção parcial ou total da fatura da água para as famílias, empresas e instituições, cujo rendimento tenha sofrido uma redução com a covid-19 e que, por conseguinte, se encontrem numa situação de vulnerabilidade financeira. O investimento é de cerca de 250 mil euros e é válido para três meses (abril, maio e junho).

 

ALCANENA

  • A Câmara Municipal de Alcanena encerrou todos os edifícios municipais (incluindo o Museu da Boneca, a Casa da Cultura, o Parque de Campismo dos Olhos de Água ou o Cineteatro-São Pedro) e serviços ao público (designadamente Ação social e Fiscalização) até ao dia 20 de abril de 2020 (data em que será avaliada a continuidade desta medida), assim como os Parques Infantis municipais, devendo ser feito o contacto por telefone ou por email.
  • Implementou condicionamento à entrada no Mercado Municipal de Alcanena, no número de 20 pessoas em simultâneo. O Mercado Municipal continua a funcionar na Rua José Afonso, visto servir para fins alimentares, considerados produtos de primeira necessidade. Esta medida mantém-se, previsivelmente, em vigor até ao dia 20 de abril.
  • Encerramento da Feira Municipal Semanal, que se realiza à quarta-feira. Esta medida mantém-se também em vigor até ao dia 20 de abril.
  • Encerramento dos Equipamentos Desportivos Municipais, nomeadamente do Estádio Municipal Joaquim Maria Baptista, incluindo as Instalações Sanitárias com caráter público; e o encerramento de Campos de Ténis e Campos de Jogos da responsabilidade municipal.
  • A Câmara suspende a cedência de viaturas municipais.
  • Foi cancelada a autorização da cedência de equipamentos municipais, para utilização por entidades externas individuais ou coletivas, assim como não serão autorizados novos pedidos, até dia 20 de abril.
  • Todos os eventos públicos foram cancelados. Culturais, desportivos, sociais ou outros, assim como todas as atividades regulares que envolvam a participação de público, independentemente da idade, da responsabilidade organizativa da autarquia.
  • Tendo em conta a situação de pandemia que se vive no País e no mundo as escolas foram encerradas exceto a Escola Secundária de Alcanena e EB 2,3 de Minde.

CHAMUSCA

PUB
  • Na Câmara estão suspensos os atendimentos presenciais do executivo municipal, sendo substituídos por atendimento via telefónica.
  • Encerramento ao público da Biblioteca Municipal Ruy Gomes da Silva e atividade da biblioteca itinerante.
  • Suspensos todos os eventos nos espaços culturais municipais ou que estejam sob a gestão municipal, todas as autorizações para utilização do espaço público.
  • Suspensão de apoio logístico a eventos e todas as cedências de transporte em viaturas do Município.
  • Suspensas as atividades promovidas pelo Município junto da comunidade sénior e mais vulnerável, nomeadamente Centros de Dia e Universidades Sénior.
  • Foram também cancelados todos os eventos organizados ou apoiados pelo Município no Cineteatro da Chamusca.
  • Ativado o Plano de Contingência do Município.
  • Tendo em conta a situação de pandemia, as escolas foram encerradas exceto a Escola Básica da Chamusca.
  • A União das Freguesias de Chamusca e Pinheiro Grande criou um serviço de apoio à população mais necessitada nesta fase da pandemia. Os residentes com mais de 60 anos ou os portadores de doenças crónicas podem contar com ajuda para compras no supermercado, na farmácia ou noutros locais.

CONSTÂNCIA

  • O Plano de Contingência da propagação da infeção humana pelo coronavírus Covid-19 nos edifícios e equipamentos municipais de Abrantes foi aprovado no dia 9 de março. A autarquia assegura seguir as orientações da Direção Geral de Saúde (DGS).
  • Canceladas as Festas do Concelho/Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem 2020, que estavam marcadas para 11 a 13 de abril.
  • Equipamentos municipais encerrados ao públicos como piscina, pavilhão e ginásio municipais; Biblioteca Municipal Alexandre O’Neil, Arquivo Municipal e Museu dos Rios e das Artes Marítimas; Borboletário e Ecoteca do Parque Ambiental de Santa Margarida; Posto de Turismo; Posto de Atendimento Municipal no Armazém em Vale de Mestre.
  • Suspensas todas as atividades e iniciativas municipais.
  • Suspensa a emissão de licenças de ocupação de espaço público/ruído/provas desportivas e suspensa a cedência de instalações e viaturas municipais às associações/coletividades do concelho para a realização de eventos de massas.
  • Cancelado o atendimento presencial no Espaço do Cidadão, tesouraria e no atendimento municipal, serviços assegurados por telefone ou por endereço de correio eletrónico.
  • Entre as medidas adotadas pela Câmara Municipal está a isenção de um mês de tarifas fixas de água, saneamento e de resíduos a todos os utilizadores domésticos e não domésticos.
  • Isenção do pagamento das rendas dos espaços comerciais/serviços arrendados pelo Município que encerrem a sua atividade durante o período da pandemia. Mas a efetivação da medida depende do encerramento total e da apresentação de requerimento por parte dos interessados junto do Município no qual deverá ser indicado o respetivo período de encerramento.
  • Os Serviços do Município de Constância passam a laborar em “jornada contínua” a partir do dia 17 de março.
  • Fornecimento diário de refeições a alunos carenciados em regime de “take away”, nos locais designados. No caso: Constância – Escola Básica e Secundária Luís de Camões; Montalvo – Centro Escolar de Montalvo; Santa Margarida da Coutada – Antigo Jardim de Infância da Portela Centro Escolar de Santa Margarida; e União Jazz Malpiquense.
  • O Jardim-Horto encerrado ao público por tempo indeterminado.
  • Parque Ambiental de Santa Margarida encerrado por tempo indeterminado.
  • Todas as escolas encerradas exceto a Escola Secundária Luís de Camões.
  • Câmara Municipal de Constância e o Banco Local de Voluntariado lançaram uma medida de apoio à população residente no concelho com mais de 65 anos e aos doentes crónicos, disponibilizando-se para fazer compras de bens essenciais e medicamentos. Os interessados devem contactar 965 228 588, de segunda a sexta-feira.
  • Decretado o limite máximo de 10 pessoas (familiares diretos) que podem estar presentes em funerais realizados nos cemitérios sob gestão da autarquia. Os cemitérios serão apenas abertos para realização de funerais.

ENTRONCAMENTO

  • Encerrados todos os Equipamentos Desportivos e canceladas as atividades associadas, todos os Equipamentos Culturais e canceladas as atividades associadas. Da lista de espaços fechados constam o Posto de Turismo, o Mercado Semanal (a partir do dia 21 de março de 2020, inclusive), a ESER – Escola de Segurança e Educação Rodoviária, a Biblioteca Municipal.
  • A Câmara decidiu que, aos sábados, o acesso dos clientes ao espaço do mercado diário será efetuado apenas pelo portão da Praça Salgueiro Maia. Além disso, o acesso ao mercado será limitado ao máximo de cerca de 100 pessoas em simultâneo, as quais devem garantir o espaçamento de cerca de um metro entre si.
  • Encerrado Centro de Convívio da Terceira Idade.
  • Suspensão do serviço do Entroncamento Solidário com exceção de situações urgentes sujeitas a avaliação pontual.
  • Cancelamento de todas as atividades de apoio à componente letiva e de apoio à família (AEC, CAF, AAAF e Crescer na Cidade), bem como suspender o Serviço do Entroncamento Solidário, com exceção de situações urgentes sujeitas a avaliação pontual, a cedência de equipamentos culturais e desportivos às associações, coletividades e instituições, bem como a cedência de transporte municipal ou viaturas municipais.
  • O horário de trabalho dos funcionários em exercício nos espaços municipais é alterado, passando a Regime de Jornada Contínua.
  • O Município tomou medidas que passam por reduzir para metade a lotação dos Autocarros Urbanos (TURE). Durante a vigência destas medidas não serão vendidos bilhetes a bordo do TURE. Suspende-se o prazo de pagamento, durante a vigência das medidas extraordinárias, dos serviços prestados pelo Município.
  • Todos os funcionários do município que sejam Bombeiros, são dispensados da prestação de trabalho mediante solicitação do Comando dos Bombeiros Voluntários.
  • Em conjunto com o AECE (Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento), os refeitórios da Escola Básica do Bonito e Escola Básica 2/3 Dr. Ruy d’ Andrade, estão abertos para fornecimento de refeições aos alunos com escalão A da ASE (Ação Social Escolar).
  • Tendo em conta a situação de pandemia as escolas foram encerradas exceto a Escola Básica do Bonito. para receber os filhos dos profissionais de saúde, bombeiros e forças de segurança.
  • O Município apela a que se privilegie os contactos online e telefónico. (https://servicosonline.cm-entroncamento.pt/, E-mail: geral@cm-entroncamento.pt; Telefone: 249 720 400). Restrição dos períodos de atendimento presencial nos serviços municipais: das 10h00 às 13h00.
  • Em todos os serviços de Emergência Médica que os Bombeiros do Entroncamento vão prestar à população, apresentam-se devidamente equipados com o EPI (Equipamento de Proteção Individual), nomeadamente, luvas, máscara e óculos de proteção.
  • As reuniões da Câmara Municipal do Entroncamento passam a ser realizadas através de videoconferência para evitar contactos e prevenir a propagação do Coronavírus. Para isso, a Câmara disponibiliza aos eleitos uma ferramenta informática que consiste numa sala virtual onde a reunião decorre, podendo os participantes estar nas suas casas.

FERREIRA DO ZÊZERE

  • Implementação do Plano de Contingência da Câmara Municipal.
  • Cancelamento de cedências de transporte para zonas de fora do concelho e vice-versa.
  • Cancelamento e adiamento de eventos e iniciativas em edifícios municipais.
  • Encerrado o Mercado Municipal, a Piscina Municipal e o Pavilhão Municipal.
  • Cancelamento de deslocações de trabalhadores para formações externas.
  • Cancelada a atividade “Páscoa em Movimento 2020”.
  • Alguns edifícios municipais foram encerrados, outros encontram-se com entrada condicionada. A Biblioteca Municipal mantém-se a funcionar de segunda a sexta-feira, mas carece de marcação por telefone para consulta e requisição de livros e DVDs.
  • O atendimento nos diferentes serviços fica condicionado ao utente que estiver a ser atendido, tendo os restantes que aguardar fora do espaço.
  • Atendimento no SAAS – Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social, realizado na Santa Casa da Misericórdia de Ferreira do Zêzere e nas Juntas de Freguesia do concelho, realizado por telefone ou email por tempo indeterminado.
  • As escolas foram todas encerradas exceto o Centro Escolar Ferreira do Zêzere.

GAVIÃO

  • A Câmara Municipal de Gavião decidiu encerrar temporariamente o Núcleo Museológico das Mantas e Tapeçarias de Belver, o Museu do Sabão e o Castelo de Belver, como medida de contenção da propagação da doença Covid-19 (novo coronavírus).
  • Suspensa a recolha de monos domésticos de acordo com o Plano de Contingência estabelecido pelo Município.
  • João Galinha Barreto, médico aposentado, natural e residente no concelho de Gavião, manifestou a sua disponibilidade para se associar ao esforço nacional de combate ao COVID 19.
  • Suspensão de todos os mercados e feiras que se realizem na via pública, em toda a área do concelho de Gavião. Esta medida prolongar-se-á pelo período de vigência do Plano de Contingência da Câmara Municipal de Gavião.
  • Anuncio de suspensão do processo de migração da rede de TDT devido aos constrangimentos associados ao COVID-19. A suspensão do processo decorre da prévia articulação entre a ANACOM e a MEO, operador da rede de TDT, e mereceu a necessária concordância do Governo.
  • Suspensão por tempo indeterminado do atendimento presencial em todos os serviços municipais (Câmara Municipal, Educação e Ação Social, Gabinete Técnico Florestal e Comissão de Proteção de Crianças e Jovens). O atendimento é realizado por email:gap@cm-gaviao.pt ou por contacto telefónico: 241 639 070.
  • Foi suspensa a cobrança de água porta a porta, dilatando todos os prazos de pagamento até ao dia 30 de abril de 2020.
  • Interdito o uso do Cineteatro Francisco Ventura e a Casa do Povo de Gavião para qualquer atividade.
  • Canceladas as aulas da Universidade Sénior.
  • Canceladas as saídas de autocarro municipal para fora do concelho.
  • Interdito o uso da Praia Fluvial do Alamal.
  • Encerrados ao público espaços municipais como: Biblioteca Municipal, Posto de Turismo, Parques Infantis, Polidesportivos; Pavilhão Desportivo Municipal; Campo dos Salgueirinhos.
  • Foi desativado o controlo de assiduidade dos trabalhadores municipais por reconhecimento biométrico; todas as vistorias; é proibida a circulação de pessoas estranhas ao serviço em todos os espaços municipais; não será cedida qualquer licença e apoio logístico para festas ou atividades recreativas.
  •  Ação de desinfeção, durante a noite, nas zonas de maior circulação do concelho de Gavião, bem como nas superfícies de maior contato público. Reforço da limpeza e desinfeção de espaços públicos em Gavião: zonas de maior passagem, contentores, papeleiras e demais equipamentos urbanos.
  • Resultante do encerramento dos serviços municipais, os munícipes de Gavião podem pagar as faturas de água através de transferência bancária para a conta do Município de Gavião: IBAN: PT50 0035 0342 0000 9636430 48. O comprovativo deve ser enviado para dosu@cm-gavião.pt, com a indicação do nº de cliente ou nome do titular do contrato de abastecimento.
  •  Mercado diário continua a funcionar às terças e sextas-feiras das 07h00 às 12h00, para venda exclusiva de produtos alimentares/frescos, com entradas limitadas a 3 pessoas de cada vez.
  • Suspensos todos os eventos culturais, nomeadamente: XVI Feira Medieval de Belver; XXVIII Mostra de Artesanato, Gastronomia e Atividades Económicas; Beat Fest (Festa da Juventude); Festa Sénior; Jornadas Gastronómicas do Feijão Frade da Ribeira de Margem.
  • Suspensa a 15ª Edição do OMTJ, a partir do dia 26/03/2020. Suspensa a 16ª Edição do OMTJ, por tempo indeterminado.
  • Criada uma Linha Telefónica de Apoio Social/ Apoio Psicológico (Nº Gratuito 800 202 030)
  • Foi limitada ao máximo de 15 presenças na realização de cerimónias fúnebres.

MAÇÃO

  • A Câmara Municipal de Mação ativou o seu Plano de Contingência, mediante o despacho 2836-A/2020 da Direção Geral da Administração e Emprego Público (DGAEP) e das orientações da Direção Geral da Saúde (DGS).
  • Os serviços da Câmara passam a funcionar à porta fechada, sendo os contactos efetuados por via telefónica ou online.
  • Câmara isenta de pagamento o valor correspondente ao consumo de abastecimento de água, saneamento de águas residuais e gestão dos resíduos urbanos do mês de março de 2020 a todos os consumidores do Concelho.
  • Suspensão de atividades e eventos no concelho até 14 de abril.
  • Encerramento temporário das Piscinas Municipais Cobertas.
  • Suspensão das aulas e atividades da Universidade Sénior.
  • Suspensão das atividades do Clube Sénior.
  • Cancelamento/adiamento de atividades da Câmara Municipal de Mação: Campos de Férias da Páscoa; Passeios Pedestres; Exposições na Galeria (exposições a inaugurar); Palestras, concertos e outras iniciativas (À Conversa com…; Cumplicidades: Noite de Poesia e Música,…); Convívio das Associações que colaboram na 26.ª Feira Mostra do Concelho de Mação.
  • Suspensão das autorizações para cedência de utilização de espaços municipais para atividades que não sejam organizados pela Câmara Municipal de Mação.
  • Aconselhamento a Associações concelhias para que não levem a efeito atividades de concentração de massas.
  • Foram encerrados ao públicos serviços como o Centro Cultural Elvino Pereira; a Biblioteca, Galeria e Auditório; o Museu de Arte Pré-Histórica e do Sagrado do Vale do Tejo; o Posto de Turismo; a Área de Serviço de Autocaravanas (no Largo Infante D. Henrique); o Pavilhão Municipal Prof. José Maia Marques; o Campo Municipal Agostinho Pereira Carreira.
  • Atendimento de uma pessoa de cada vez no Serviço de Ação Social; Centro de Negócios, e sede de Associação/ GEMA.
  • Suspensa a receção de mais utentes no Parque de Campismo (com exceção daqueles que já possuem equipamento no Parque) a partir de 16 de março, assim como de reservas a partir desta data. São igualmente proibidas visitas.
  • O Serviço de Ação Social da Câmara Municipal de Mação estabelece contactos junto da população idosa de todo o Concelho, no sentido de auscultar as suas necessidades. Esta ação está a ser articulada com a Guarda Nacional Republicana.
  • Tendo em conta a situação de pandemia que se vive no País e no mundo as escolas foram encerradas exceto a Escola Básica e Secundária de Mação.
  • Quartel dos Bombeiros interdito ao público, privilegiando o contacto por telefone. Devem contactar o número 241519000.
  • Câmara decreta que o limite máximo de pessoas presentes em funerais nos cemitérios municipais (Mação, Santos, Castelo/Aldeia d’Eiras) é de 10 pessoas (familiares diretos). Devem cumprir-se as normas de higiene, etiqueta respiratória e distanciamento social de 2 metros. Recomenda-se que membros dos grupos de risco não participem na realização de funerais.
  • Praias fluviais interditas ao público.

OURÉM

  • A Câmara de Ourém decidiu encerrar ao público todos os serviços municipais e limitar o acesso à casa mortuária e ao cemitério, devido à declaração de estado de emergência.
  • Todos os serviços municipais estão encerrados ao público, sendo os assuntos tratados exclusivamente por via eletrónica ou por telefone, e o acesso à casa mortuária e ao cemitério municipal será condicionado.
  • O encerramento de todas as esplanadas do concelho, dos sanitários públicos e do Centro Municipal de Exposições de Ourém são outras medidas tomadas devido à pandemia da Covid-19.
  • A Câmara suspende o pagamento de estacionamento parqueado, de superfície, em Ourém e Fátima, e o acesso ao parque subterrâneo do município fica condicionado às avenças existentes.
  • Como medida de contenção da proliferação do vírus, o município procede à desinfeção periódica dos espaços públicos, nas diferentes localidades do concelho.
  • Foram suspensos o serviço de recolha de monos de porta a porta, de todos os eventos organizados pelo município, no qual se incluem as atividades culturais, desportivas e recreativas, assim como as atividades para grupos escolares.
  • Encerrados o ecoponto, os pavilhões gimnodesportivos do Pinheiro, Caneiro, Ourém, Caxarias e Freixianda, o estádio Papa Francisco, em Fátima, o Museu Municipal de Ourém, as piscinas municipais de Ourém e de Caxarias, o “Espaço Empresa”, a Biblioteca Municipal e os postos de turismo.
  • As feiras e mercados estão suspensos, assim como a emissão de qualquer licença para iniciativas e eventos culturais, desportivos e recreativos durante este mesmo período.
  • O Santuário de Fátima suspende todas as celebrações litúrgicas seguindo as orientações da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), como contributo para travar a pandemia de Covid-19.
  • Cancelamento da Via Sacra e o adiamento do Rally da Vila Medieval de Ourém (previsto para 4 e 5 de abril).
  • Suspensas as feiras e mercados.
  • Suspensa a emissão de qualquer licença para iniciativas e eventos culturais, desportivos e recreativos.
  • O horário de trabalho de cada serviço municipal foi ajustado a fim de minimizar contactos pessoais.
  • Direcionada à população idosa que vive sozinha, é criada uma linha de atendimento telefónico gratuita e sustenta-se em dois números: 249 533 589 e 917 771 157. Os bombeiros estão disponíveis para tratar das compras de bens essenciais, entregando em casa dos utentes.
  • Santuário de Fátima adia as Jornadas Internacionais “As crianças, a morte e o luto”, previstas inicialmente para o próximo mês de maio, de 7 a 10, para 8 a 11 de outubro.
  • O município suspende também os eventos organizados pela Câmara de Ourém, incluindo atividades culturais, desportivas e recreativas, assim como as atividades para grupos escolares.
  • Canceladas as presenças dos funcionários e eleitos locais que impliquem viagens fora do concelho ou internacionais, com exceção das estritamente necessárias e deferidas superiormente.
  • O acesso ao espaço empresa é encerrado. As reuniões presenciais com os serviços técnicos municipais estão condicionadas, carecendo de agendamento prévio via eletrónica ou telefone e a devida autorização.
  •  As escolas foram encerradas exceto estes dois estabelecimentos de ensino: Fátima – Centro Escolar Beato Nuno; Ourém – Centro Escolar Caridade; Caxarias – Escola EB 2/3; e em Freixianda – Escola EB 2/3.

PONTE DE SOR

  • Encerramento dos serviços municipais, exceto os essenciais à população: limpeza urbana, recolha de lixo urbano, abastecimento de água, aprovisionamento, proteção civil municipal, equipa de intervenção permanente de bombeiros, apoio social, apoio à saúde, serviço de expediente, atendimento telefónico, comunicações via e-mail, comunicação via redes sociais (interação por mensagem privada).
  • Encerramento da Capela Mortuária por tempo indeterminado, sendo apenas permitidos depósitos sem velório.
  • Cancelamento do Mercado Municipal de produtos alimentares, por tempo indeterminado.
    Aeródromo Municipal cessa atividade aérea em virtude do anúncio de encerramento da atividade da academia de pilotos por tempo indeterminado.
  • Desinfeção dos contentores de lixo doméstico e zona envolvente, com produto específico para o efeito.
  • A CPCJ suspende todas as atividades de contacto diretos, mantendo-se disponível, 24 horas por dia, através dos contactos habituais: Telefone: 242 206 735 ; Telemóveis: 967 562 369 / 965 227 956; Emails: cpcjpontedesor@gmail.com /cpcj.pontesor@cnpdpcj.pt. Os técnicos continuarão disponíveis em situações de exceção para ações presenciais junto das famílias, sempre na defesa e proteção das crianças e jovens.
  • Por recomendação das entidades competentes, os atendimentos presenciais da APAV (Associação Portuguesa de apoio à vítima) estão cancelados. A equipa mantém-se disponível no Apoio às vítimas de violência, nos dias úteis entre as 14h00 e as 17h30, através no contacto 21 350 16 44.
  • Encerramento do Centro de Inspeções de Ponte de Sor, tendo em conta que o IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres) vai estender o prazo das inspeções obrigatórias aos veículos.
  • O município propõe que os prazos de pagamento das faturas de consumo de água que, historicamente são cobradas no domicílio, sejam alargados até que a situação epidemiológica se altere. Garante-se ainda que o fornecimento de água não será, em nenhum caso e por este motivo, interrompido nem haverá lugar à aplicação de juros de atrasos no pagamento.
  • Acompanhamento em permanência dos alojamentos turísticos do território.
  • Reforço da limpeza e desinfeção de espaços públicos em Ponte de Sor: contentores, papeleiras e demais equipamentos urbanos. Esta intervenção estende-se ao longo dos próximos dias, incluindo também as freguesias.
  • Encerramento dos sanitários públicos.
  • Suspensão, por tempo indeterminado, da obrigatoriedade de pagamento de estacionamento (parquímetros da Av. da Liberdade e Largo Marquês de Pombal).
  • Encerramento de todos os equipamentos desportivos, culturais e parques infantis de gestão municipal.
  • Cancelamento das feiras e mercados.
  • Suspensão da atribuição de licenças ou autorização para a realização de eventos que impliquem aglomeração de pessoas.
  • Tendo em conta a situação de pandemia que se vive no País e no mundo as escolas foram encerradas exceto a Escola Básica de Ponte de Sor (Escola das cores).
  • Em Ponte de Sor os serviços municipais essenciais à população continuam a funcionar: Limpeza urbana; recolha de lixo urbano; abastecimento de água; aprovisionamento; proteção civil municipal; equipa de intervenção permanente de bombeiros; apoio social; apoio à saúde; serviço de expediente; atendimento telefónico, comunicações via email ou redes sociais.
  • Criado um espaço de apoio para isolamento profilático de idosos no Estádio Municipal de Ponte de Sor. Foram instaladas 20 camas, número que poderá aumentar se necessário, para o isolamento profilático, em especial de idosos utentes de Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI), que possam estar infetados pelo novo coronavírus responsável pela doença Covid-19.

SARDOAL

  • As atividades religiosas e não religiosas no âmbito da Semana Santa de Sardoal foram canceladas considerando a evolução da situação relativa ao Covid-19, nomeadamente às procissões e às capelas e igrejas enfeitadas com tapetes de flores que caracterizam a Semana Santa de Sardoal e que envolvem milhares de pessoas e turistas.
  • A Câmara Municipal de Sardoal decidiu pela prorrogação do prazo de pagamento dos serviços prestados pelo Município em 30 dias. Os pagamentos podem agora ser realizados por transferência bancária para o IBAN: PT 50 0035 0750 00000012630 68 e após o pagamento enviar o respetivo comprovativo para o e-mail da tesouraria da Câmara Municipal (tesouraria@cm-sardoal.pt).
  • No sentido de “minimizar o impacto económico negativo” causado pela Covid-19, o Município decretou a isenção temporária de tarifas (fixas e de consumos) de água, saneamento e resíduos para todos os consumidores não domésticos designadamente estabelecimentos comerciais, industrias e instituições de beneficência bem como associações. Medida aplicável por tempo indeterminado.
  • Alteração temporária dos horários de trabalho no Município. Por cada serviço (sala) em funcionamento foram constituídos dois grupos de trabalho distintos; um com horário no período da manhã e outro com horário no período da tarde. Os funcionários que desempenham funções de cariz operacional cumprem o horário da manhã.
  • Encerrados por tempo indeterminado: Biblioteca Municipal, Espaço Cá da Terra, Centro Cultural Gil Vicente, Parque Desportivo, Piscina Municipal e Posto de Turismo.
  • O festival Sardoal Jazz, a Semana da Leitura e visitas de estudo da Universidade Sénior foram adiadas em Sardoal, a par do cancelamento da visita de estudo anual que envolve três municípios – Sardoal, Mação e Constância -, a países da Europa. Para 2020 a viagem estava planeada para visitar a Suíça e a Itália.
  • Executivo da Junta de Freguesia de Sardoal envia proposta para contenção e mitigação do novo coronavírus ao presidente da Assembleia de Freguesia de Sardoal no sentido de a próxima Assembleia de Freguesia, agendada para o mês de abril de 2020, não ser “efetuada presencialmente”.
  • Junta de Freguesia de Sardoal lança programa de apoio para os seus fregueses com mais de 65 anos e doentes crónicos que não possam sair de casa na compra de bens essenciais e medicamentos no comércio local.
  •  As escolas foram encerradas exceto a Escola EB 2,3/S Judite Andrade.
  • Deixou de ser efetuado o serviço de recolha de lixo doméstico volumoso – monos – e resíduos verdes por tempo indeterminado, sendo proibido o depósito destes resíduos na via pública assim como nos contentores de Resíduos Sólidos Urbanos e Ecopontos.
  • Encerrado o mercado municipal na vila.
  • Fixado o número máximo de 10 pessoas nos funerais. A essas pessoas é pedida uma distância social de pelo menos dois metros. Para funerais cujos defuntos estiverem confirmados por SARS-Cov-2 (Covid-19) aplicam-se ainda outras regras: devem decorrer com o menor número possível de pessoas, preferencialmente apenas os familiares mais próximos. Que cumpram as medidas de higiene das mãos e que os grupos mais vulneráveis à doença não participem nos funerais (crianças, idosos, grávidas e pessoas com imunossupressão ou com doença crónica). Os familiares devem cumprir integralmente as instruções recebidas pelas autoridades de saúde.
  • Em virtude das medidas de contingência, no âmbito da Covid -19, o Parque Infantil do Ribeiro Barato encontra-se encerrado por tempo indeterminado.
  • O Município informa os munícipes que, caso necessitem de apoio ou tiverem conhecimento de alguém que necessite, deverão contactar o Gabinete de Ação Social do Município ou o CLDS 4G – SER pelos seguintes contactos: Serviço de Ação Social: Email: accao.social@cm-sardoal.pt. Telefones 241 850 000 / 926 513 181. CLDS 4G – SER Sardoal: Email: sersardoal.clds4g@gmail.com. Telemóvel 962 980 766.
  • A Câmara Municipal com a colaboração das Juntas de Freguesia procede a uma desinfestação nos locais do concelho onde exista uma maior concentração de pessoas e nos equipamentos públicos. Esta desinfestação é articulada com os 13 municípios da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e segue as indicações da Autoridade de Saúde.
  • Em virtude das medidas de contingência, no âmbito da Covid-19, os Passeios Pedestres previstos para o 1.º semestre de 2020 encontram-se cancelados.

 

SERTÃ

  • Suspensos todos os eventos municipais na Sertã agendados até ao dia 3 de abril, determinou a Câmara Municipal, após a ativação do Plano de Contingência Coronavírus COVID-19.
  • Encerramento ao público dos equipamentos municipais: Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, Casa da Cultura da Sertã, Complexo Desportivo das Piscinas e Ginásio Municipal, Núcleo Museológico e Oficina de Artesanato da Sertã (NuMOAS) e Pavilhões Desportivos e Campos de Jogos de Cernache do Bonjardim e da Sertã.
  • Suspensa a realização do Torneio Luís Gouveia, assim como das Férias Desportivas e Leitores do Património.
  • Na sequência do encerramento das escolas foram também suspensos, de 16 de março a 13 de abril, os programas de atividades educativos “Férias a Brincar” e “Tempo de Acolher” (vertentes pós-letiva e interrupção letiva), assim como os transportes escolares.
  • Encerramento do Atendimento Presencial ao Público, passando o respetivo atendimento a ser assegurado através dos serviços on-line do município em https://servicosonline.cm-serta.pt/, via telefone 274 600300 ou via e-mail atendimento@cm-serta.pt. Em situações de manifesta urgência, e de imprescindível atendimento presencial, o mesmo poderá ser efetuado no balcão de atendimento após prévia marcação via telefone 274 600300 ou para o e-mail atendimento@cm-serta.pt .
  • Encerramento dos mercados e feiras municipais à comercialização de bens não alimentares.
  • Tendo em conta a situação de pandemia que se vive no País e no mundo as escolas foram encerradas exceto a Escola EB 2,3 Padre António Lourenço Farinha.

TOMAR

  • Serviços municipais encerrados aos público. Como forma de prevenção em relação ao novo coronavírus o Município indica que todos os contactos deverão ser feitos por telefone ou e-mail. O número geral é: 249 329 800. E o e-mail: administrativa@cm-tomar.pt. Para questões relacionadas com os antigos SMAS (águas e esgotos) ligar para a Tejo Ambiente cujo número é 249 247 700.
  • Piscinas municipais e todas as suas valências são encerradas.
  • Todos os eventos, promovidos pela Câmara Municipal de Tomar ou por outras entidades, a realizar em espaços municipais de âmbito cultural como o Cine-Teatro Paraíso, Complexo Cultural da Levada ou o auditório da Biblioteca Municipal, estão suspensos até 5 de abril.
  • Na biblioteca municipal, encerra ainda o espaço internet.
  • Adiados o Seminário Regional de Educação e o Bibliotecando em Tomar, que à partida se realizarão no início do próximo ano letivo.
  • Suspensas as atividades da Universidade Sénior de Tomar.
  • A FPP – Federação de Patinagem de Portugal decidiu suspender todas as competições seniores até novas indicações, pelo que os jogos de hóquei em patins foram suspensos.
  • O Ministério da Cultura encerra o Convento de Cristo.
  • O Município de Tomar lança a iniciativa “Antivírus”, uma programação cultural alternativa, que quer passar “uma mensagem de esperança e de que o mundo não parou”.
  • Foram instaladas várias tendas à entrada dos Serviços de Urgência, nas três Unidades Hospitalares do CHMT, na quantidade de uma em Tomar.
  • O Mercado Municipal de Tomar continua aberto, até nova avaliação das medidas de contenção da propagação do Covid-19. Por outro lado, foi suspenso o mercado semanal que se realizava à sexta-feira.
  • O Município deixa de cobrar tarifas até indicação em contrário, no estacionamento nas zonas tarifadas ao ar livre, como medida extraordinária no que toca a este período de contenção do novo coronavírus.
  • Tendo em conta a situação de pandemia que se vive no País e no mundo as escolas foram encerradas exceto duas escolas: Escola Secundária Jacome Ratton e Escola Secundária Nuno Santa Maria (ex-Santa Maria do Olivais).
  • O ICNF- Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, encerra a Mata Nacional dos Sete Montes em Tomar até 9 de abril.
  • Escuteiros do Agrupamento 837 de Cem Soldos disponibilizam-se para ajudar quem mais precisa na compra de bens alimentares ou medicamentos ou até para conversar.
  • Câmara divulga os contactos de emergência social, nomeadamente da Rede Social concelhia, para apoio à comunidade. Contactos: Serviço de Apoio e Atendimento Social – 933955911 / 933955912 / 933955913; Serviço Social do Município – 249329887 / 919954094 / acaosocial@cm-tomar.pt ; CPCJ – 919361923 / 910004315 / cpcjtomar@cm-tomar.pt
  • A autarquia criou uma página temática relativa à evolução, medidas e assuntos relativos à propagação do Covid-19: Município de Tomar – COVID 19
  • Entregues produtos para desinfeção de espaços público, nos estaleiros municipais (FAI) aos Presidentes de Junta do concelho, e definidas as regras de utilização.
  • Município vai proceder à realização de testes de diagnóstico de COVID-19 a todos os utentes de lares de idosos legalizados do concelho (apenas os utentes institucionalizados), bem como aos bombeiros e forças de segurança. Processo é tutelado pelo Município que irá comprar os testes em causa. Também os autarcas e presidentes de junta estão abrangidos.
  • Mercado Municipal passa a funcionar às terças e quintas (7h00 às 14h00), e sextas e sábados (6h00 às 15h00). Funciona “apenas dentro do edifício municipal”, sendo que irá ser feito “o controlo de entradas, considerando a concentração de clientes simultaneamente na mesma área”. O mercado grossista irá continuar a funcionar às segundas, quartas e quintas-feiras, das 17h00 às 22h00, “por forma a garantir os abastecimentos a retalhistas, associações, restaurantes e IPSSs”.
  • Funerais passam a ser realizados com número máximo de participação fixado em 10 pessoas, que se devem manter a uma distância de pelo menos 2 metros umas das outras. Nos funerais de indivíduos confirmados com Covid-19, por orientações da Direção-Geral de Saúde, não é permitida a entrada de pessoas.
  • Município incentiva a criação de bolsa de voluntários para colaborar face aos constrangimentos causados pela pandemia e a uma possível sobrecarga dos profissionais e instituições no futuro. Esta medida preventiva convida os interessados em ajudar a integrar este grupo de voluntariado através do link http://bit.ly/2wthteH
  • Câmara aprovou em reunião de executivo, do dia 30 de março, um pacote de medidas de cariz administrativo/financeiro, e nas áreas do associativismo, educação, habitação social, gestão do território e no que toca ao funcionamento do mercado municipal. Consulte todas as medidas aqui.

TORRES NOVAS

  • O Hospital de Torres Novas instalou uma tenda junto às urgências para fazer triagem de casos suspeitos de Covid-19.
  • A Câmara Municipal de Torres Novas encerra a maioria dos serviços municipais.
  • Assegurado o funcionamento do Cemitério Municipal, Mercados, Canil Intermunicipal, Limpeza e Agrupamentos Escolares.
  • A realização de Queimas e Queimadas no concelho de Torres Novas está suspensa, por tempo indeterminado, tendo por base a necessidade de reforçar a habitual capacidade de resposta operacional dos corpos de bombeiros.
  • O atendimento presencial nas unidades comerciais das Águas do Ribatejo, suspenso pelo menos até dia 31 de março.
  • As escolas foram encerradas exceto duas: Escola Manuel de Figueiredo e Escola Artur Gonçalves, para apoio aos filhos dos profissionais de saúde e das forças de segurança, bem como para garantir as refeições dos alunos mais carenciados.

VILA DE REI

  • Câmara suspende atividades até 13 de abril e encerra equipamentos municipais.
  • Encerramento do Atendimento Presencial ao Público, passando o respetivo atendimento a ser assegurado através dos serviços on-line do município e ainda quer via telefone quer via e-mail. Número geral: 274 890 010 ou geral@cm-viladerei.pt.
  • Encerramento da Creche Municipal, no seguimento do encerramento do Jardim-de-Infância e Escola Básica e Secundária decretados pelo Governo.
  • Cancelamento da realização das Férias Desportivas da Páscoa (dos 3 aos 5 e dos 6 aos 14 anos) e do ATL – Atividades de Tempos Livres.
  • Encerramento do Complexo de Piscinas e Ginásio Municipal.
  • Encerramento ao público da Biblioteca Municipal José Cardoso Pires e dos espaços museológicos do Concelho (Museu da Geodesia, Museu Municipal e Museu do Fogo e da Resina).
  • Cancelamento dos eventos de organização municipal até 13 de abril (Festival das Sopas e Petiscos, Sarau Cultural, Concerto de Páscoa, Festival ‘Folclore no Centro’, Os Quintais nas Praças do Pinhal).
  • Suspensão das aulas e atividades da Universidade Sénior.
  • Suspensão das autorizações para a cedência de utilização de espaços municipais para atividades que não sejam organizados pela Câmara Municipal de Vila de Rei.
  • Encerramento de todos os equipamentos desportivos do concelho.
  • Restrições na utilização dos transportes públicos municipais de passageiros passando a entrada e saída dos passageiros a ser realizada pela porta traseira e apenas será transportada 50% da lotação permitida para cada veículo.
  • Todos os funcionários do município Bombeiros são dispensados da prestação de trabalho mediante solicitação do Comando dos Bombeiros Voluntários.
  • Em conjunto com a Escola Básica e Secundária de Vila de Rei, os refeitórios da Escola irão estar abertos apenas para fornecimento de refeições aos alunos com escalão A da Ação Social Escolar.
  • As escolas foram encerradas exceto a Escola Básica e Secundária de Vila de Rei para receber os filhos dos profissionais de saúde, bombeiros e forças de segurança.
  • Em avaliação, junto das Entidades de Saúde e Segurança de Pessoas e Bens, da possibilidade de criação de um Serviço de Apoio aos filhos menores destes profissionais.
  • Limitação do número de pessoas em simultâneo nos Mercados Municipais. O número máximo de clientes em simultâneo será de sete pessoas no Mercado Municipal de Vila de Rei e de seis pessoas no Mercado Municipal de Fundada.
  • Município cria Linha de Apoio à população idosa. Entre as 09h00 e as 18h00, estarão disponíveis os contactos 919 636 872; 966 039 780; 933 690 034; 912 514 347 e 274 898 117. Após as 18h00, deverá contactar-se o 919 636 872 ou o 966 039 780.
  • Criada a Linha de Apoio ao Empresário, disponível entre as 09h00 e as 17h00, através do Gabinete de Dinamização da Atividade Económica (938 701 485) ou do CLDS 4G Vila de Rei (966 039 780). As dúvidas e pedidos de esclarecimento podem também seguir por e-mail através de gdae@cm-viladerei.pt ou clds4g@cm-viladerei.pt
  • Horário reduzido do Transporte Comunitário, realizado pela CM Vila de Rei. Funciona às terças e quintas-feiras, e o recolher dos utilizadores passa a ser realizado a partir das 08h00 (seguindo o tradicional trajeto em funcionamento até à data), sendo que a viagem de volta para as respetivas localidades está agora marcada para as 11h30.
  • Município cria Bolsa de Voluntariado para acudir às necessidades da população com o alastrar da pandemia. Os voluntários deverão ter idade inferior a 60 anos e não pertencer a qualquer um dos grupos de risco referenciados pela Direção-Geral de Saúde. Os interessados devem contactar o Município através do email voluntariado@cm-viladerei.pt, indicando o seu nome completo, idade e contacto telefónico.

VILA NOVA DA BARQUINHA

  • Encerramento de vários equipamentos culturais e desportivos, num esforço conjunto de contenção da propagação do Covid-19. Da lista de equipamentos encerradas consta o Castelo de Almourol, Centro de Interpretação Templário de Almourol, Centro Integrado de Educação em Ciências, Centro de Estudos de Arte Contemporânea, Auditório do Centro Cultural, Bibliotecas Municipais / Espaços Internet, Galeria do Parque, Arquivo Municipal, Centro Municipal de Atividade Física Aquagym, Parque Desportivo Municipal da Atalaia e Pavilhão Desportivo Municipal.
  • Suspensos os serviços públicos de atendimento presencial do Município de Vila Nova da Barquinha. Qualquer assunto, deverá ser tratado através dos telefones: Geral: 249720350; Atendimento urbanismo: 249720372; Serviço de piquete: 962055858; Relações públicas: 249720373; Serviço de águas: 249720357; Tesouraria: 249720361; CPCJ: 961107169; Ação social: 967333370; Cultura/educação: 249720358; Aquagym: 249719067; Email: geral@cm-vnbarquinha.pt.
  • Suspensa a cedência de equipamentos culturais e desportivos às associações, coletividades e instituições, bem como a cedência de transporte municipal ou viaturas municipais, para visitas de estudo ou outras atividades.
  • Implementado o Plano de Contingência do Município.
  • A abertura da primeira fase do Bark – Biopark Barquinha, prevista para meados de 2021, atrasada devido à pandemia de COVID-19.
  • O Município apela aos cidadãos para ficarem em casa e que evitem a colocação de monos junto aos contentores devido ao Plano de Contingência a que os trabalhadores municipais estão sujeitos.
  • Apoio logístico do CLDS 4 G para a aquisição de bens de 1ª necessidade para a população mais vulnerável, desde os mais idosos, como também todos aqueles que sofrem de problemas respiratórios ou crónicos.
  • Resitejo com restrições no serviço de recolha seletiva e pede que “no caso de encontrar os Ecopontos cheios, não deixe os resíduos na via pública”.
  • Todas as escolas foram encerradas exceto o Jardim de Infância de Vila Nova da Barquinha, para apoio aos filhos dos profissionais de saúde e das forças de segurança, bem como para garantir as refeições dos alunos mais carenciados.

APOIE O NOSSO JORNAL, TORNE-SE UM LEITOR BENEMÉRITO

Se lê regularmente as nossas notícias torne-se um leitor benemérito fazendo contribuições a partir de 10€/mês, ou doando valores iguais ou superiores a 100€. Esses leitores passam a constar da ficha-técnica como apoiantes deste projeto independente de jornalismo. Pode também fazer uma contribuição pontual (5€, 10€, 20€, o que puder e quiser).

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here