Covid-19 | ACES Médio Tejo debate-se com pequeno surto em Abrantes e seis novos casos em Ourém (C/AUDIO)

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo registou nas últimas 24 horas mais oito pessoas infetadas pela covid-19 no concelho do Entroncamento. Foto: DR

Seis novos casos de pessoas infetadas foram detetadas nas ultimas 24 horas em Ourém, em profissionais de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), debatendo-se ainda o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo com um “pequeno surto” de covid-19 na aldeia do Carvalhal, em Abrantes, onde todos os funcionários, proprietários e utentes de um lar sem licenciamento acusaram positivo nos últimos dias. A juntar a estas 15 pessoas, também um idoso de 67 anos, residente na aldeia de Carvalhal, está infetado.

A informação foi confirmada ao mediotejo.net pela Delegada de Saúde Pública do ACES Médio Tejo, Maria dos Anjos Esperança, que disse que os seis casos em Ourém são de profissionais de uma IPSS, que já estão em isolamento e os utentes todos testados, e que a situação em Carvalhal, Abrantes, deriva da socialização e de  uma quebra das boas práticas realizadas num “lar sem licenciamento”, que derivou de uma matança ou de um funeral ali realizado, e que das várias pessoas que vivem na mesma habitação, entre filho, pais, avós, profissionais e várias idosas, estão todos positivos. O lar foi evacuado e os idosos transferidos para isolamento e quarentena no hospital de Abrantes, estando várias pessoas em vigilância na aldeia de Carvalhal.

 

Os 11 municípios deste ACES somam agora um total de 193 casos acumulados desde 16 de março, dia em que foi conhecido o 1º caso na região, dos quais 112 pessoas já recuperaram totalmente da doença e 57 estão em vigilância ativa, dos quais 26 em Ourém, 12 em Torres Novas, 9 em Abrantes, 4 no Entroncamento e em Alcanena e 2 em Tomar.

Torres Novas (49), Ourém (47), Abrantes (36), Tomar (19), Entroncamento (15), Alcanena (12), Vila Nova da Barquinha (7), Constância (3), Ferreira do Zêzere e Mação (2) e Sardoal (1) são os dados acumulados de casos positivos referentes aos 11 municípios do ACES Médio Tejo ao final do dia de segunda-feira. A Sertã tem seis casos confirmados, dos quais quatro pessoas recuperadas da doença, e Vila de Rei teve um doente, também já considerado curado. No total dos 13 municípios da região do Médio Tejo há um acumulado de 200 casos confirmados de covid-19, sendo que 117 pessoas estão recuperadas do vírus.

Ainda pelo Médio Tejo, na área territorial da CIM Médio Tejo, mas ligados ao ACES do Pinhal Interior Sul, há sete casos positivos a registar, seis (6) dos quais na Sertã e um (1) em Vila de Rei. Um doente em Vila de Rei e quatro na Sertã já foram dados como recuperados. Assim, os 13 concelhos da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo apresentavam até esta segunda-feira, dia 25 de maio, um total de 200 pessoas infetadas pela covid-19, das quais resultaram duas mortes (números oficiais do ACES) e 117 pessoas recuperadas.

O ACES Médio Tejo abrange 11 municípios e cerca de 225 mil utentes/frequentadores, sendo composto pelos municípios de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha. Vila de Rei e Sertã estão ligados ao ACES do Pinhal Interior Sul.

Gavião e Ponte de Sor, no Alto Alentejo, continuam sem registar casos de covid-19.

Na Lezíria do Tejo, a Chamusca mantém um registo de nove casos, entre os quais um óbito a lamentar. A Golegã tem três casos confirmados. No total, a região da Lezíria soma agora 13 óbitos: Santarém (3), Benavente (2), Coruche (2), Salvaterra de Magos (2), Almeirim (1), Chamusca (1), Cartaxo (1) e Alpiarça (1).

A Lezíria do Tejo apresentava até às 18:30 de segunda-feira um total acumulado de 392 doentes, dos quais 139 casos no concelho de Santarém, segundo dados da Rede Regional.

O distrito de Santarém soma assim, às 18:30 de segunda-feira, 585 casos (392 na Lezíria do Tejo e 193 no ACES Médio Tejo), e um total de 15 óbitos (13 na Lezíria e dois no ACES Médio Tejo). A Lezíria do Tejo apresentava 282 doentes recuperados e o ACES Médio Tejo tem 112, o que dá um total de 394 pessoas recuperadas do vírus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here