- Publicidade -
Quinta-feira, Janeiro 27, 2022
- Publicidade -

Covid-19 | 12 turmas regressam de confinamento esta semana em Ourém

Um total de 12 turmas está esta semana a regressar às aulas presenciais, adiantou à comunicação social o presidente da Câmara de Ourém, Luís Albuquerque. O autarca optou por não mencionar quais as escolas em causa. Esta segunda-feira, 23 de novembro, não havia mais surtos em lares a registar para além dos três da última semana.

- Publicidade -

- Publicidade -

Luís Albuquerque fez um ponto de situação sobre a situação pandémica no concelho após a reunião camarária privada desta segunda-feira. Segundo o autarca, os critérios do Governo têm-se alterado bastante nas últimas semanas, pelo que o município não estaria no terceiro nível de risco na previsão inicial. Os três surtos da última semana, com uma centena de casos positivos em lares, e as alterações aos critérios de risco acabaram por condicionar a atual situação, explicou.

O concelho de Ourém conta com 60 lares e cerca de 4 mil pessoas, entre utentes e funcionários. Até ao momento, adiantou o presidente, os lares com mais de 50 utentes estavam a ser testados semanalmente, rodando a testagem aos funcionários (25% a cada semana). A partir da próxima semana todos os lares de Ourém começarão com este sistema, que se foca sobretudo nos trabalhadores.

- Publicidade -

Fora os surtos no Lar Geração de Elite, no Lar Residencial Abrigo Nossa Senhora da Ajuda e no Centro João Paulo II, há casos pontuais em outras instituições similares, reconheceu o presidente, não havendo porém nenhum outro caso da mesma magnitude.

O Cento Francisco e Jacinta Marto – Silenciosos Operários da Cruz é a instituição preparada com 126 camas para realojar eventuais surtos de casos positivos, adiantou.

- Publicidade -

Entretanto as escolas do município acumularam 12 turmas em confinamento, seis das quais voltaram às aulas presenciais esta segunda-feira. As restantes seis retomam à atividade letiva presencial no decorrer desta semana.

Luís Albuquerque informou também que o município adquiriu um equipamento de descontaminação, no valor de 5 mil euros, e está a formar funcionários para a sua utilização, a fim de intervir sempre que necessário.

O município vai ainda tornar a distribuir máscaras, num total de 75 mil.

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome