Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Trincanela

Sexta-feira, Julho 23, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Constância/Educação: Anabela Grácio destacada para Bruxelas como perita nacional

A diretora do Agrupamento de Escolas de Constância e membro do Conselho Nacional de Educação, Anabela Grácio, segue este domingo, dia 1 de maio, para Bruxelas (Bélgica) após ter sido destacada pela Comissão Europeia como perita nacional para a unidade das Escolas Europeias.

- Publicidade -

Anabela Grácio, que durante quase 23 anos exerceu funções nas Escolas de Constância e, desses, 19 anos no âmbito da gestão da Escola Luís de Camões e, depois, no Agrupamento de Escolas, concorreu à única vaga disponível para assessorar a unidade de Escolas Europeias, com sede em Bruxelas, e foi a nomeada de entre os candidatos dos 28 países da União Europeia.

“É um destacamento de dois anos, com possibilidade de mais dois, e esta nomeação é para mim muito gratificante e significa uma nova aventura motivada pela curiosidade e interesse pessoal em saber e conhecer como funcionam as instituições europeias, e também para levar um pouco da minha experiência a nível europeu. Parto já este domingo para Bruxelas”, disse Anabela Grácio ao mediotejo.net.

- Publicidade -

Para a professora, o seu domínio de várias línguas, como o espanhol, o francês, o inglês e o alemão, “foi decisivo” para conquistar a única vaga disponível de entre todos os Estados membros, tendo observado que segue destacada e mantém o seu vínculo no lugar (escola) de origem (Constância). Olga Antunes, atual vice presidente do Agrupamento,  assegurará o cargo de diretora do Agrupamento de Escolas de Constância a partir de agora.

“Foram anos de muito investimento, trabalho e crescimento pessoal e profissional em Constância, no entanto, a vida tem ciclos e vou iniciar um novo desafio profissional, noutro contexto, embora o Agrupamento de Escolas de Constância continue a ser a minha casa profissional, à qual continuo ligada pelo vínculo funcional e afetivo”, disse a professora, numa mensagem de despedida.

“Com esta candidatura respondi a um apelo interior muito forte que tenho em conhecer o Mundo e como funcionam outras culturas. A curiosidade falou mais alto”, declarou a professora de 48 anos e mãe de 3 filhos.

“A mais velha fica cá, na Universidade. Os mais pequenos vão comigo para Bruxelas e vão para a Escola Europeia, numa fase nova da sua vida que, acredito, vai enriquecê-los”, afirmou.

“Neste momento em que termino esta etapa da minha vida profissional, quero expressar a minha gratidão a todos aqueles que sempre se envolveram nesta causa comum da educação e no trabalho do Agrupamento de Escolas de Constância, contribuindo de forma decisiva para o seu êxito. Estou certa que essa ligação e empenho continuarão e que a Educação nesta comunidade continuará a assumir-se como o fator determinante de desenvolvimento e de promoção da qualidade de vida”, concluiu Anabela Grácio, numa mensagem de despedida.

O jornal digital mediotejo.net sabe que Anabela Grácio vai ser alvo de uma homenagem que está a ser preparada pela restante equipa da direção do Agrupamento de Escolas, em momento que se irá realizar no próximo dia 20 de maio, pelas 19:00, na EB/S Luís de Camões de Constância.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Publicidade -