Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Domingo, Outubro 17, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Constância | XXV Astrofesta faz-se no Centro Ciência Viva – Parque de Astronomia

Está confirmada a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, na sessão de abertura da XXV Astrofesta, que decorre de 17 a 19 de agosto, no Centro Ciência Viva de Constância – Parque de Astronomia. A sessão está marcada para as 15.30 horas de sábado, dia 18, no anfiteatro Rómulo de Carvalho.

- Publicidade -

No ano em que se comemora 25 anos de Astrofesta, este evento apresenta um programa variado que envolve observações do céu (à vista desarmada e com telescópios), um mini curso de introdução à Astronomia, uma pequena feira (interativa) de ciência e várias palestras, de entre as quais se destaca uma dedicada à estranha galáxia designada por CR7.

Este ano anuncia-se como novidade uma palestra sobre radioastronomia e atividades com um radiotelescópio. Haverá um momento de apresentação de uma pequena brochura evocativa dos 25 anos de ASTROFESTAS, vários momentos de música proporcionada pelo carrilhão móvel do CICO, duas exposições (“astropintura” e “relógios de Sol”), o acesso público ao Lago Arquimedes e refeições ligeiras numa tenda preparada para o efeito.

- Publicidade -

A expectativa de Máximo Ferreira, astrónomo diretor do Centro Ciência Viva de Constância, é que o número de participantes atinja o milhar. “Estamos convictos de que será mais um momento importante para o Centro Ciência Viva de Constância e para a sua missão de sensibilizar os cidadãos para a importância do conhecimento científico, mesmo por quem não exerce (nem quer vir a exercer) atividades em áreas da ciência”, afirma Máximo Ferreira.

O responsável refere que “a participação tem-se tornado menos efusiva, dado que é maior o número e variedade de recursos (nomeadamente a internet) para quem desenvolve curiosidades por um outro tema de ciência”. Mas “o local, os equipamentos e as novidades desta ASTROFESTA” fazem admitir aquela previsão de participantes.

Segundo os dados oficiais, no primeiro semestre deste ano participaram em atividades promovidas pelo Centro Ciência Viva de Constância 14.988 pessoas, de entre estudantes e público em geral, o que sugere que o número total de 2018 venha a ser próximo dos 30 mil.

O astrónomo Máximo Ferreira é o coordenador do CCV Constância

“A confirmar-se a expectativa, teremos um recorde de visitantes, desde 2005, ano em que foi iniciado o atual sistema de avaliação de desempenho do CCVC”, conclui Máximo Ferreira.

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome